Gênero Textual Carta Aberta: VIDEOAULA, ATIVIDADE E CHAVE DE CORREÇÃO (9º ano)

Videoaula com explicação do conteúdo e da atividade:


Clique aqui e baixe a versão de impressão da atividade.

Clique aqui e baixe a chave de correção da atividade.


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdos: Carta Aberta / Variação Linguística

PREZAD@S ESTUDANTES: Hoje é dia de mais uma aula de Língua Portuguesa. Nela, iremos aprender um pouco sobre o Gênero Textual Carta Aberta, bem como refletir sobre noções de Variação Linguística nos textos da vida pública.

                O texto que você lerá a seguir foi publicado no Jornal Folha de S. Paulo, na coluna Jogando Verde. Esse texto foi escrito por André Trigueiro, um carioca nascido em 1966, que tem um trabalho jornalístico voltado ao meio ambiente. Além de manter o site Mundo Sustentável (ambiente virtual em que também se encontra o texto que você lerá), ele escreveu diversas obras sobre seu tema de interesse e é professor de Gestão Ambiental na UFRJ.

                De acordo com as informações sobre a divulgação do texto e sobre seu autor, é possível imaginar o que será discutido nele? Tente levantar hipóteses mentalmente sobre isso e, em seguida, inicie a leitura.

 

CARTA ABERTA AOS PREFEITOS

8 de janeiro de 2017

                Por pior que sejam os problemas de caixa, as dívidas acumuladas pelo município e as surpresas ruins que todos vocês tiveram nesta primeira semana de governo, lembrem-se de que a paciência do eleitor é curta para quem só sabe reclamar da vida ou do destino. Aliás, todos vocês já sabiam desde a época de campanha -antes até- que a situação era difícil. Agora é arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem.

                Se escolherem o caminho da sustentabilidade, a chance de dar certo é maior.

                Dê destino correto para os resíduos (a maioria das cidades ainda tem lixões) e, se não houver recursos para instalar um aterro sanitário no curto prazo, promova a coleta seletiva (de lixo seco) e a compostagem (de matéria orgânica) para reduzir os danos ambientais que a sua cidade causa. Pode ser que isso gere uma economia de recursos.

                Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cidades precisam ter 12 metros quadrados de área verde por habitante. Faça a conta e veja se o seu município tem cobertura vegetal suficiente para garantir umidade, temperatura e bem-estar mínimos para os moradores. A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana é das mais vantajosas que existem.

                Seja amigo da bicicleta, das hortas urbanas, da reciclagem, do reuso de água e do IPTU Verde (que beneficia quem realiza intervenções sustentáveis no imóvel).

                Persiga os poluidores que desrespeitam a lei, tenha rédea curta com a especulação imobiliária, tolerância zero com as ocupações irregulares. Seja um bom xerife da qualidade de vida de todos, sem privilégios. Nomeie um secretário de Meio Ambiente que saiba contrariar interesses e não tenha medo de dizer não quando necessário. Se o secretário em questão não for da área ambiental (mas seja um bom gestor), nomeie como subsecretário alguém que saiba o que é “DBO” ou “licenciamento ambiental” para ser o anjo da guarda sustentável do chefe. Puna exemplarmente os casos de corrupção e cerque-se de quadros técnicos confiáveis e honestos.

                Muita atenção com os empresários de ônibus, com os construtores e com aqueles que recorrem a influência e dinheiro para privilegiar os interesses pessoais em detrimento do coletivo.

                Privilegie os mais pobres e faça um pacto com a sua consciência: em nenhuma hipótese entregar uma cidade mais degradada para seu sucessor.

André Trigueiro

 

O texto que você leu pertence ao gênero Carta Aberta.

Responda às questões a seguir para compreender melhor o texto e conhecer o gênero em estudo.

 

1) Nas linhas abaixo, escreva um resumo do texto lido, captando suas informações principais.

 

2) Dia 1º de janeiro é a data escolhida para empossar alguns cargos políticos no Brasil. Em 1º de janeiro de 2017, tomaram posse os prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2016. Com base nessa informação contextual, explique o porquê de essa data ter sido escolhida para a publicação da carta.

 

3) Releia: “Agora é arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem”.

a) Que sentido a expressão em destaque tem na frase? Ela marca um registro linguístico formal ou informal?

b) Releia o primeiro parágrafo do texto e identifique que ação é sugerida aos prefeitos.

 

4) Que situação impulsiona o autor a escrever a carta e que sentimento ele demonstra diante dessa situação?

 

5) Marque a alternativa que analisa corretamente a função do segundo parágrafo da carta.

 

“Se escolherem o caminho da sustentabilidade, a chance de dar certo é maior.”

 

a) Apresentar o problema a ser resolvido.

b) Defender uma proposta de solução do problema.

c) Atacar os órgãos responsáveis por resolver o problema.

d) Descrever as causas dos problemas.

 

6) A carta aberta lida tem uma forma de composição, uma organização. Enumere os elementos a seguir, de acordo com a ordem em que eles aparecem no texto, observando o exemplo do primeiro elemento já preenchido.

(    ) Hipótese com defesa de uma proposta.

(    ) Retomada dos princípios gerais da sustentabilidade e conclusão.

(    ) Introdução, apresentação do problema.

(    ) Reivindicações e propostas para garantia da sustentabilidade social.

(    ) Sugestões e propostas para promoção da sustentabilidade ecológica.

( 1 ) Título da carta com identificação do destinatário e data.

  

A carta aberta é um gênero textual em que um emissor toma a palavra e se dirige publicamente a um destinatário, que pode ser individual ou coletivo. Ela costuma iniciar com um cabeçalho e um título que deixa claro a quem se dirige, seguido da data. O primeiro parágrafo introduz o assunto a ser discutido e é seguido pelo desenvolvimento das ideias e dos argumentos. No final da carta, há a conclusão. A carta aberta pode ser assinada por uma pessoa ou um grupo de pessoas. Geralmente, é publicada na imprensa e leva ao conhecimento do público questões de interesse coletivo. O estilo de linguagem empregado pode ser direto e vigoroso para mostrar que se faz uma reivindicação em favor de uma causa de interesse coletivo.

 

Nas questões de 7 a 10, reflita um pouco mais sobre a linguagem empregada na construção da carta aberta.

 

7) Releia um trecho da carta aberta de André Trigueiro (I) e compare-o ao de um modelo de abaixo-assinado disponibilizado por um órgão que administra a Zona Franca de Manaus (II).

 

TRECHO I. “Carta aberta aos prefeitos

Aliás, todos vocês já sabiam desde a época da campanha – antes até – que a situação era difícil. Agora é arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem.”

TRECHO II. “Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Manaus

Os abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados na rua das Flores, bairro da Paz, nesta cidade de Manaus, solicitam de V. Ex.ª a instalação de coletores seletivos de lixo, a fim de atender ao projeto comunitário de reciclagem de plásticos, alumínio e vidros. [...]”

 

a) A quem cada texto é endereçado, ou seja, para quem foram escritos? Como esses textos foram veiculados/divulgados?

b) Em qual trecho a linguagem é usada de modo mais formal? Justifique com elementos dos trechos.

c) Em qual trecho parece haver uma aproximação maior entre os interlocutores (autor e destinatário)? Por que isso acontece?

 

8) Reflita um pouco sobre os textos que circulam na vida pública, a exemplo da carta aberta e do abaixo-assinado. Marque a opção que apresenta o registro de linguagem mais adequado a esses textos.

(    ) O registro formal da linguagem predomina nesses textos, uma vez que circulam na esfera pública e geralmente são endereçados a autoridades e/ou instituições oficiais e/ou governamentais.

(     ) O registro informal da linguagem predomina nesses textos, pois, uma vez que circulam na esfera pública, o autor pode escrever da forma como quiser, mesmo que se dirija a autoridades e instituições governamentais.

 

9) Compare os trechos a seguir da carta aberta escrita por André Trigueiro.

I. “[...] lembrem-se de que a paciência do eleitor é curta para quem só sabe reclamar [...].”

II.Faça a conta e veja se o seu município tem cobertura vegetal suficiente [...].”

III.Privilegie os mais pobres e faça um pacto com a sua consciência [...].”

 

a) Os verbos destacados estão no modo imperativo. A que pronome esses verbos se referem? Marque a opção correta.

(    ) eles (em I) e ele (em II e III).              

(    ) vocês (em I) e você (em II e III)                  

(    ) vós (em I) e tu (em II e III)

b) Que efeitos o uso desse pronome traz, ou seja, o que o autor consegue fazer em seu texto ao utilizar esse pronome?

 

10) Faça mais uma comparação.

I. “[...] todos vocês já sabiam desde a época da campanha – antes até – que a situação era difícil. [...]” [parágrafo 1]

II. destino correto para os resíduos [...]” [parágrafo 3]

 

- No primeiro parágrafo (estendendo-se até o segundo), o autor do texto trata os prefeitos no plural (todos vocês), como se percebe no trecho I. A partir do terceiro parágrafo (trecho II), ele passa a usar o singular (dê [você]). O que o autor pretende ao fazer essa mudança? Explique.

 

Quanto ao aspecto da variação linguística, em uma carta aberta, o uso da linguagem tende a ser formal e monitorado. Em alguns momentos, porém, podem-se utilizar recursos típicos do registro mais informal para produzir diferentes efeitos de sentido, como o de aproximar o autor/conteúdo da carta e o destinatário do texto.

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas e sugestões para melhoria do blog.
Desde já, agradeço!

Mais visitadas!

Atividade de Revisão sobre Verbo (7º ano - Língua Portuguesa)