ATIVIDADE DE LEITURA E COMPREENSÃO DE LETRA DE MÚSICA

 Pais e Filhos (Legião Urbana)

Composição: Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá

 

Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender

Dorme agora
É só o vento lá fora

Quero colo! Vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três

Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar

Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com meus pais

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais

Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer


REFLETINDO SOBRE A MÚSICA...

 

1) No início da letra da música as estrofes dizem o seguinte: “Estátuas e cofres/E paredes pintadas/Ninguém sabe/O que aconteceu.../Ela se jogou da janela/Do quinto andar/Nada é fácil de entender.../Dorme agora/É só o vento/Lá fora...”

 

a) O que esse trecho sugere, narra?

 

b) Vocês imaginam o que pode levar uma pessoa a chegar a esse extremo? Justifique.

 

c) Será que devemos tomar esse tipo de atitude em momentos que estamos nos sentido depressivos, tristes? Justifique.

 

2) No trecho da música que diz: “Você me diz que seus pais / Não entendem / Mas você não entende seus pais.../Você culpa seus pais por tudo/ Isso é absurdo/São crianças como você/O que você vai ser/Quando você crescer?”

 

a) Você costuma culpar sua família por tudo? Justifique sua resposta.

 

b) Será que nossa família comete erros com a gente porque realmente deseja? Ou será que eles também estão aprendendo? Justifique sua resposta.

 

c) Você também acredita que sua família não lhe entende? Por quê? Justifique.

 

d) Alguma vez você já procurou compreender sua família e observou que você é um privilegiado (a) por tê-la?

 

e) Você em algum momento se colocou no lugar dos seus pais para tentar entendê-los?

 

f) Você faz algo para melhorar seu relacionamento com sua família? Justifique.

 

3) No trecho que diz: “Eu moro com a minha mãe/Mas meu pai vem me visitar/Eu moro na rua/Não tenho ninguém/Eu moro em qualquer lugar...”

 

a) Explique com suas palavras o que você entende por esse trecho.

 

b) Será que esse trecho da letra da música refere-se apenas a um adolescente ou a vários? Justifique.

 

c) Sabemos que muitos adolescentes e crianças, com e sem família, acabam tendo que morar na rua sem as mínimas condições de vida. Que motivos você acha que levaram essas pessoas a viverem nessas condições? Justifique.

 

4) A letra da música da Banda legião Urbana faz muito sucesso até nos dias de hoje devido sua verossimilhança com a realidade de muitos adolescentes e em alguns de seus trechos há a exposição de dúvidas que são comuns a maioria dos adolescentes. Retire do texto/letra da música esses trechos.

 

5) No trecho da letra da Música que diz: “É preciso amar as pessoas/Como se não houvesse amanhã/Por que se você parar/Pra pensar/Na verdade não há...”

 

a) O que você entende por esse trecho?

 

b) Sabemos que vivemos num mundo de intolerâncias, violência e que muitas vezes perdemos a cabeça por coisas sem importância, e que algumas dessas vezes, as consequências não são tão agradáveis. Será que é realmente possível fazer o que o trecho acima sugere: amar as pessoas como se não houvesse amanhã? Justifique sua resposta.

 

c) A violência, infelizmente, tem feito parte de nossa vida, seja na rua, em nossos lares e até na escola. Que relação há entre a violência e o trecho da letra da música. Justifique. 

 

d) Se praticarmos o que a o trecho da música diz estaremos cultivando a violência em nossa vida familiar ou escolar? Justifique.

 

e) Aponte algumas formas que você acredita que pode evitar a violência na escola? Justifique.

 

f) Se você descobrisse que hoje seria seu último dia de vida, o que você iria escolher fazer? Justifique.

 

6) Após as atividades o que você compreendeu como mensagem principal desta letra de música e o que o compositor tenta deixar para todos nós.

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas e sugestões para melhoria do blog.
Desde já, agradeço!

Mais visitadas!

Atividade de Revisão sobre Verbo (7º ano - Língua Portuguesa)