ATIVIDADE SOBRE PONTUAÇÃO

1. Complete as frases com os sinais de pontuação corretos.

a) Você gosta de melancia__
b) Muitos parabéns__
c) Estamos esperando por você há duas horas__
d) As horas passavam__

2. Indique a intencionalidade discursiva de cada frase através da indicação do tipo de frase.

a) A Mônica sabe.
b) A Mônica sabe?
c) A Mônica sabe!

3. Indique em qual frase o uso da vírgula está incorreto.

a) Paula Marques, a professora mais exigente da escola, foi homenageada pelos alunos.
b) Cansado da vida que tinha, Rodrigo decidiu que estava na hora de recomeçar.
c) D. Helena e Sr. Paulo, são os melhores funcionários da empresa.
d) Amanhã chegam meus primos preferidos, meus companheiros de infância, meus melhores amigos.

4. Pontue corretamente o texto.

De temperamento calmo e pacífico__ Luciana__ a filha mais velha de Maria e Pedro__ gastava suas horas com a literatura__ lia livros de comédia__ romance__ drama__ suspense e terror__ lia escritores clássicos e escritores modernos__ lia prosa e poesia__ Onde encontrar Luciana no final da tarde__ Sentada à sombra de uma árvore__ lendo __

5. Coloque vírgulas nos lugares corretos.

a) É necessário ir ao supermercado ao açougue à farmácia e à padaria.
b) A Camila a Letícia e a Luísa foram as responsáveis pelo despedimento da Ana Paula da Lúcia e da Alice.
c) A verdade minha querida amiga é que já não sou a mesma pessoa.
d) Lavar passar limpar aspirar e cozinhar são atividades que nunca acabam. 
e) Bom dia André!
f) Todos esperavam por um milagre embora soubessem ser impossível.

6. Indique os sinais de pontuação usados para…

a) Introduzir uma enumeração.
b) Indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento.
c) Destacar citações e transcrições.
d) Substituir a vírgula na separação do vocativo.
e) Finalizar uma frase declarativa com sentido completo.

7. Assinale as hipóteses que indicam funções corretas da vírgula.

a) Separar elementos coordenados em enumerações com a mesma função sintática.
b) Isolar o aposto e outros elementos explicativos.
c) Separar os advérbios sim e não em respostas.
d) Separar o sujeito do predicado e o objeto direto do objeto indireto.
e) Isolar orações subordinadas adjetivas explicativas.

8. Assinale as opções em que as frases estão corretamente pontuadas.

a) Irrequieta, a menina aguardava a chegada de seu pai.
b) A menina aguardava a chegada de seu pai, irrequieta.
c) A menina aguardava, irrequieta, a chegada de seu pai.

9. Indique a opção que apresenta erros de pontuação.

a) Você quer vir comigo ao parque?
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.

10. Indique qual conjunto de sinais de pontuação completa as lacunas de forma correta.

Na realidade__ nada mais havia para fazer__ Os assuntos foram falados__ as dúvidas foram esclarecidas__ os problemas foram evitados__ Apesar disso__ um enorme clima de mal-estar continuava a existir__

a) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de interrogação;
b) vírgula, vírgula, ponto final, ponto final, ponto final, vírgula, ponto final;
c) vírgula, ponto final, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, reticências;
d) vírgula, ponto de exclamação, vírgula, vírgula, ponto final, vírgula, ponto de exclamação.

Comentários

Mais visitadas!