ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO ENTREVISTA - REALIZAÇÃO DE ENTREVISTA

             A entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.

Há diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista social, dentre outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, por exemplo, a notícia e a reportagem.

Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.

A Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, em que o discurso direto é sua principal característica.

Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).


No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de um discurso coerente.

 

Características da Entrevista

•          Textos informativos e/ou opinativos

•          Presença do entrevistador e do entrevistado

•          Linguagem dialógica e oral

•          Marca do discurso direto e da subjetividade

•          Mescla da linguagem formal e informal

 

Estrutura da Entrevista

Para produzir uma entrevista esteja atento à sua estruturação:

 

1- Escolha do Tema

A entrevista pode ser um texto que você vá utilizar para dar consistência a um outro trabalho, ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.

Seja qual for o tema escolhido, por exemplo, o novo livro do escritor, fica claro que ele deverá comparecer à entrevista.

 

2- Elaboração de Roteiro

Feita a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.

Além disso, pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante a presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir das respostas do entrevistador.

O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em mente se for necessário.

 

3- Título

Se necessário, coloque um título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo delimitando o tema proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por exemplo:

Entrevista com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra.

Se necessário faça uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor do que será discutido.

Nesse caso, apresente o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado e sua experiência profissional.

 

4- Revisão

A parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresentá-las de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão.

Se a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois realizar o trabalho de transcrição das falas de ambos.



Sua tarefa de hoje é a seguinte:

Realize uma entrevista sobre o tema: 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS.

A entrevista é estruturada em várias fases. Contudo, para esta atividade, a escolha do tema, a elaboração do roteiro e do título já foram dados por mim. Portanto, siga os passos abaixo:

1) Escolha um adulto para ser entrevistado. 2) Apresente o tema da entrevista ao entrevistado. 3) Grave o áudio da entrevista ou anote as respostas durante a realização, para não correr o risco de esquecer algo. 4) Realize a entrevista. 5) Revise tudo o que você escreveu.


ENTREVISTA: VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS


Nome do(a) Entrevistado(a): 

Idade:

Endereço: 


1) Fale para mim o que você tem escutado sobre as aulas que passaram a acontecer pela internet, desde 2020, por causa do coronavírus: Você ouviu falar bem ou mal delas? O que dizem?


2) Você acha que as aulas remotas (pela internet) podem substituir as aulas presenciais (na escola) sem causar prejuízos aos estudantes? Por favor, explique sua resposta.


3) Desde o início da pandemia, existe uma grande discussão sobre retomar ou não as aulas presenciais na escola. Qual a sua opinião sobre isso: devemos ou não voltar? Por quê?



4) Para terminar: Que mensagem de ânimo e esperança você pode deixar para alunos e professores que estão vivenciando as muitas dificuldades das aulas que acontecem pela internet?

Comentários

Mais visitadas!

Atividade de Revisão sobre Verbo (7º ano - Língua Portuguesa)