ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO ENTREVISTA - REALIZAÇÃO DE ENTREVISTA
A entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.
Há
diversos tipos de entrevistas dependendo da intenção pretendida: a entrevista
jornalística, entrevista de emprego, entrevista psicológica, a entrevista
social, dentre outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos,
por exemplo, a notícia e a reportagem.
Trata-se
de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas,
ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou
entrevistados), quem responde às perguntas.
A
Entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a
difusão do conhecimento, a formação de opinião e posicionamento crítico da
sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, em que o discurso
direto é sua principal característica.
Ou
seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são
transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de
oralidade bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as
ações de ambos, por exemplo: (risos).
No entanto, é notório um tipo de formalismo nas
entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com apresentação de
um discurso coerente.
Características
da Entrevista
• Textos informativos e/ou opinativos
• Presença do entrevistador e do
entrevistado
• Linguagem dialógica e oral
• Marca do discurso direto e da subjetividade
• Mescla da linguagem formal e informal
Estrutura
da Entrevista
Para
produzir uma entrevista esteja atento à sua estruturação:
1- Escolha
do Tema
A
entrevista pode ser um texto que você vá utilizar para dar consistência a um
outro trabalho, ou mesmo, para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.
Seja
qual for o tema escolhido, por exemplo, o novo livro do escritor, fica claro
que ele deverá comparecer à entrevista.
2- Elaboração
de Roteiro
Feita
a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um
roteiro de forma que o entrevistador o tenha em mãos na hora da entrevista.
Além
disso, pesquise, analise e estude sobre o tema, pois como a entrevista garante
a presença de alguém, podem surgir outras perguntas durante o processo, a
partir das respostas do entrevistador.
O
roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas e
cuidado para que não fique muito longo, no entanto, tenha outras perguntas em
mente se for necessário.
3- Título
Se
necessário, coloque um título na entrevista. Ele norteará melhor o objetivo
delimitando o tema proposto, bem como seduz o leitor à sua leitura. Por
exemplo:
Entrevista
com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra.
Se
necessário faça uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor
do que será discutido.
Nesse
caso, apresente o assunto que será discutido, bem como o perfil do entrevistado
e sua experiência profissional.
4- Revisão
A
parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as
ideias e apresentá-las de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue
coerência e coesão.
Se
a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para
um público leitor, você deverá utilizar uma câmera ou gravador e depois
realizar o trabalho de transcrição das falas de ambos.
Sua tarefa de hoje é a seguinte:
Realize uma entrevista sobre o tema:
VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS
EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS.
A entrevista é estruturada em várias
fases. Contudo, para esta atividade, a escolha do tema, a elaboração do roteiro
e do título já foram dados por mim. Portanto, siga os passos abaixo:
1) Escolha um adulto para ser entrevistado. 2) Apresente o tema da entrevista ao
entrevistado. 3) Grave o áudio da entrevista ou anote as respostas durante a realização,
para não correr o risco de esquecer algo. 4) Realize a entrevista. 5) Revise tudo o que você escreveu.
ENTREVISTA: VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS
Nome do(a)
Entrevistado(a):
Idade:
Endereço:
1) Fale para mim o que você tem escutado sobre as aulas que passaram a
acontecer pela internet, desde 2020, por causa do coronavírus: Você ouviu falar
bem ou mal delas? O que dizem?
2) Você acha que as aulas remotas (pela internet) podem substituir as aulas presenciais (na escola) sem causar prejuízos aos estudantes? Por favor, explique sua resposta.
3) Desde o início da pandemia, existe uma grande discussão sobre retomar ou não as aulas presenciais na escola. Qual a sua opinião sobre isso: devemos ou não voltar? Por quê?
4) Para terminar: Que mensagem de ânimo e esperança você pode deixar para alunos e professores que estão vivenciando as muitas dificuldades das aulas que acontecem pela internet?
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui suas críticas e sugestões para melhoria do blog.
Desde já, agradeço!