EXERCÍCIO SOBRE FIGURAS DE SINTAXE

Leia a letra de música abaixo e, em seguida, responda às questões sobre ela, envolvendo o conteúdo figuras de sintaxe.

 

COTIDIANO

(Chico Buarque)

 

Todo dia ela faz tudo sempre igual 

Me sacode às seis horas da manhã 

Me sorri um sorriso pontual 

E me beija com a boca de hortelã 

 

Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar 

E essas coisas que diz toda mulher 

Diz que está me esperando pro jantar 

E me beija com a boca de café 

 

Todo dia eu só penso em poder parar 

Meio-dia eu só penso em dizer não 

Depois penso na vida pra levar 

E me calo com a boca de feijão 

 

Seis da tarde como era de se esperar 

Ela pega e me espera no portão 

Diz que está muito louca pra beijar 

E me beija com a boca de paixão 

 

Toda noite ela diz pra eu não me afastar 

Meia-noite ela jura eterno amor 

E me aperta pra eu quase sufocar 

E me morde com a boca de pavor 

 

Todo dia ela faz tudo sempre igual 

Me sacode às seis horas da manhã 

Me sorri um sorriso pontual 

E me beija com a boca de hortelã 



EXERCÍCIOS – Figuras de Sintaxe

 

a) Explique a elipse presente nos versos. 

 

E me beija com a boca de hortelã... 

E me beija com a boca de café. 

E me calo com a boca de feijão 

 

b) Explique como cada gosto na boca está associado a um momento do dia. 

 

c) Transcreva um verso em que se usou o pleonasmo. 

 

d) Transcreva os versos em que há o uso de polissíndeto.

 

e) Identifique a anáfora que organiza a letra e explique o sentido que ela traz à canção.

 

f) Qual efeito o uso da anáfora traz à letra da canção?

 

g) Podemos dizer que as figuras de sintaxe usadas nessa canção são importantes para a formação do seu sentido? Explique.

 

h) Por que razão o eu lírico não desiste da rotina com a mulher? Comente.

 

i) Justifique o título da música.

 

 

GABARITO

 

a) Há a elipse de "com gosto": e me beija/e me calo com a boca (com gosto) de hortelã, café, feijão. 

 

b) A hortelã da pasta de dentes ao acordar, o café do café da manhã e o feijão da hora do almoço. 

 

c) Me sorri um sorriso pontual. 

 

d) Meia-noite ela jura eterno amor 

E me aperta pra eu quase sufocar 

E me morde com a boca de pavor 

(repetição da conjunção "e") 

 

e) Há a repetição de "todo dia" no início das estrofes, dando a sensação de repetição, tédio, cotidiano. 

 

f) Repetição de eventos. 

 

g) Sim, porque a anáfora, o polissíndeto e o pleonasmo trazem a ideia de repetição e mesmice que caracterizam o cotidiano. 

 

 

Comentários

Mais visitadas!

Atividade de Revisão sobre Verbo (7º ano - Língua Portuguesa)