ATIVIDADE SOBRE O DIA DOS PAIS

 

Carta aos Pais

 

    Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:

    – Papai! Quanto o Senhor ganha por hora?

    O pai, num gesto severo, responde:

    – Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.

    Mas, o filho insiste:

    – Mas, papai, por favor … diga quanto o Senhor ganha por hora …

    A reação do pai foi menos severa, e respondeu: – R$3,00 por hora.

    – Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?

    O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu:

    – Então, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!

    Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:

    – Filho … está dormindo? – Não, papai. Respondeu o sonolento garoto.

    – Olha, aqui está o dinheiro que me pediu.

    – Muito obrigado, papai! … – disse o filho, levantando-se e retirando R$2,00 de uma caixinha que estava sob a cama – Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?

Autor desconhecido

 

Questões

1) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, observando o sentido das palavras no contexto:

1. tímida                 (   )grosseria

2. severo                (   ) fúria  

3. amole                 (   ) rigoroso

4. ira                       (   ) que está meio acordado

5. brutalidade         (   ) chateie 

6. sonolento           (   ) acanhada

 

2) Observe a seguinte passagem do texto:” Um menino, com voz tímida e olhar de admiração…”. As palavras destacadas na frase acima indicam:

a) que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai estava com medo de fazer a pergunta.

b) que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai sentia-se acanhado em fazer a pergunta.

c) que o menino era tímido e estava admirado pela atitude do pai.

d) que o menino estava tímido por causa da atitude do pai, porém tinha muita admiração por ele.

 

3) Porque o garoto insistia em saber quanto o pai ganhava por hora?

a) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00.

b) porque ele precisava pedir emprestado R$ 3,00.

c) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar um presente para o pai.

d) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar uma hora do tempo do pai.

 

4) Explique qual é a função do travessão no trecho a seguir: “- Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?”

R:

 

5) Com as palavras abaixo,  elabore 2 frases interrogativas, 2 frases exclamativas e 2 frases declarativas afirmativas:

a) trabalho  

b) hora       

c) dormir    

d) cansado 

e) quarto   

f) tempo    

 

6) Observe os  adjetivos abaixo,  após encontre o substantivo correspondente a cada um deles, no texto:

a) tímida   

b) severo   

c) severa   

d) culpado 

e) doída    

f) baixa        

g) sonolento 

 

7) Analise o final do texto: “Agora já completei! Tenho R$3,00!   Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?”. Como você acha que o pai reagiu diante dessa situação?

R:

 

8) Dê continuidade ao texto. O pai deverá responder a pergunta feita pelo filho no último parágrafo. Conte como o relacionamento de ambos ficou depois dessa atitude do menino. Inclua as ações da imagem abaixo em sua história. Bom trabalho!


Comentários

Mais visitadas!

Atividade de Revisão sobre Verbo (7º ano - Língua Portuguesa)