ATIVIDADE SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

TEXTO 1 – Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher? (Paula Nadal)

 

            As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

            Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

            O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

            Somente em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Por volta de 1960, o movimento feminista ganhou corpo; em 1975, comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher; e, em 1977, o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

            “O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países”, explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília.

            No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiu o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970, emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina, em São Paulo, e, em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

 

Adaptado de: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/8-marco-dia-internacional-mulher-genero-feminismo-537057.shtml

 

 

TEXTO 2 – Relato: Mariana Miguel Avelino – 25 anos – Assistente Social

           

            Em abril de 2010, por volta das 6h30 da manhã, sofri uma tentativa de estupro. Eu caminhava até o ponto de ônibus. Do outro lado da calçada, passou um homem me olhando. Falei “bom-dia”, ele não respondeu. Continuei caminhando até sentir um pingo de chuva. Resolvi voltar. Aquele mesmo homem estava novamente no caminho, dessa vez com um capuz na cabeça e a mão no bolso. Quando nos cruzamos, ele me segurou pelo braço, colocou uma garrafa quebrada na minha cintura e disse: “Não quero sua bolsa. Vem comigo! Se gritar, eu te mato”. Quando percebi que ele me levava para um matagal, comecei a gritar por socorro. Ele só mandava eu calar a boca, aproximava seu corpo do meu, pressionava cada vez mais minha cintura, braço, pescoço e me ameaçava de morte. Desprendi-me dele e saí correndo. Ele me pegou novamente pelo braço, me apertou muito, dizendo que me mataria. Depois de muitos tapas e puxões, consegui me livrar e chegar em casa. Me sentia suja, invadida. Depois, identifiquei o agressor. Fiz um boletim de ocorrência. Talvez por estar acompanhada por meu pai, todos me respeitaram na delegacia. Nunca esquecerei minha primeira consulta com uma psicóloga. Fui vestida com uma calça legging e uma blusa roxa caída no ombro. Depois de contar o ocorrido, ela me perguntou: “Mas você estava vestida assim?”. Me senti culpada. Raspei meu cabelo, achando que poderia ficar feia e chamar menos a atenção. No fim, me senti mais bonita de cabelo raspado. Forte e pronta para a luta.

 

Disponível em: http://agenciapatriciagalvao.org.br/violencia/revista-epoca-aborda-violencia-contra-mulher/

 

A partir da leitura dos textos 1 e 2, faça o que se pede nas questões abaixo.

 

QUESTÃO 1- O texto 1 aborda, inicialmente, acontecimentos dos séculos 19 e 20. Por outro lado, o texto 2 traz um relato de um fato ocorrido em 2010, ou seja, no século 21. Acerca desses textos, marque a única alternativa correta.

 

(A) Os dois textos pertencem ao gênero textual relato pessoal.

(B) Os dois textos abordam o surgimento do dia internacional da mulher.

(C) Nos dois textos há o tratamento da questão da violência contra a mulher.

(D) Os textos são contraditórios entre si, ou seja, eles defendem ideias contrárias sobre a temática.

 

QUESTÃO 2- Escreva uma resposta para a pergunta apresentada como título do Texto 1: Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher? Para escrever sua resposta, utilize informações da leitura que você fez desse texto e inclua também sua opinião acerca do tema abordado. Atenção: Não é para fazer cópia do texto. Escreva com suas palavras, a partir do que você sabe e do que você leu.

 

QUESTÃO 3- Além do dia 8 de março, há outra data importante voltada às mulheres no calendário: 25 de novembro, instituído como o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. Observando o que foi lido nos textos 1 e 2, responda: Por que ainda é necessário existir uma data para conscientizar a população acerca da violência contra a mulher?

 

QUESTÃO 4- Como é possível combater a violência contra as mulheres no Brasil? Que atitudes devem ser tomadas?

 

QUESTÃO 5- No texto 2, a autora diz que sua psicóloga quis saber com qual roupa ela estava no dia em que sofreu a tentativa de estupro. Em sua opinião, o comportamento feminino, como a maneira de se vestir, por exemplo, influencia nas tentativas de violência sexual? Explique sua resposta.

Comentários

Mais visitadas!

Atividade de Revisão sobre Verbo (7º ano - Língua Portuguesa)