Produção de Texto Dissertativo-Argumentativo


Boa noite, pessoas!

Resolvi elaborar as seguintes dicas para auxiliar os meus alunos na produção do gênero dissertativo-argumentativo. As dicas foram pensadas para o sétimo ano do ensino fundamental, mas podem auxiliar nas demais turmas e também no ensino médio. Além das dicas, há alguns tópicos que indicam o que se deve revisar no texto antes de entregá-lo ao professor, o que incentivará os alunos a revisarem e corrigirem o próprio texto antes de saber o que o professor tem a dizer sobre ele. Aproveitem!

ORGANIZAÇÃO DO TEXTO

- O texto dissertativo-argumentativo é aquele no qual você defende seu ponto de vista sobre algum tema. Todo texto precisa ter: começo, meio e fim. Com relação ao texto dissertativo-argumentativo, ele pode ser estruturado da seguinte maneira:
- INTRODUÇÃO: nela apresentamos o tema (assunto) do qual iremos falar em nosso texto, tendo em mente que o nosso leitor ainda não sabe sobre o que vamos discutir. Um parágrafo é o suficiente para isso. Dependendo do tema, podemos iniciar com palavras e expressões introdutórias, tais como: Ultimamente... Atualmente... Nos últimos anos... Muito se tem discutido ultimamente sobre... entre inúmeras outras.
- DESENVOLVIMENTO: é a parte mais importante do texto. É nela que vamos desenvolver, detalhar e discutir o tema (assunto) do nosso texto. É aqui que vamos defender as nossas ideias. Podemos fazer isso utilizando nossos próprios conhecimentos e acrescentando os conhecimentos de pessoas que compreendem bem o assunto, para dar força ao que pretendemos defender. Com esse mesmo objetivo, podemos incluir no texto dados numéricos e estatísticos, dependendo do tema. Lembre-se de que nosso objetivo é convencer nosso leitor! Em um texto curto (até trinta linhas), três parágrafos são suficientes para o desenvolvimento. Podemos iniciar os parágrafos utilizando palavras para interligar as ideias (como: Nesse sentido... Dessa forma... Desse modo... Assim... entre outras que servem para expressar a continuação de uma mesma ideia e para interligar as partes do texto; já quando queremos relacionar ideias que são contrárias, podemos utilizar palavras e expressões, como: Em contrapartida... No entanto... Entretanto... Porém... Contudo... entre outras).
- CONCLUSÃO: nessa parte, devemos amarrar tudo o que discutimos em nosso texto e encerrar a discussão. Dependendo do tema, podemos ainda apresentar uma solução (caso se trate de um problema social, por exemplo). Para a conclusão, um ou dois parágrafos são suficientes. Como a conclusão representa o encerramento do texto e da discussão apresentada nele, podemos iniciá-la com palavras e expressões como: Portanto... Por fim... Diante de tudo o que foi discutido... entre outras.

REVISÃO DO TEXTO

- Adequação ao Gênero Textual proposto para produção
- Registro formal (texto escrito de acordo com a norma-padrão)
- Impessoal (sem expressões como: eu, penso que, acredito que, na minha opinião)
- Atribuição de um Título que seja relacionado ao que é discutido no texto
- Estrutura com Introdução / Desenvolvimento / Conclusão
- Ideias organizadas e interligadas
- Divisão do texto em parágrafos (deixando espaços que marcam os parágrafos)
- Letras MAIÚSCULAS e minúsculas utilizadas de maneira correta
- Pontuação empregada de maneira adequada
- Separação silábica e ortografia empregada de maneira adequada
- Releitura do texto e revisão final
- Reescrita do texto com letra legível e obedecendo às margens da folha

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