Produção de Texto Dissertativo-Argumentativo
Boa noite, pessoas!
Resolvi elaborar as seguintes dicas para auxiliar os meus alunos na produção do gênero dissertativo-argumentativo. As dicas foram pensadas para o sétimo ano do ensino fundamental, mas podem auxiliar nas demais turmas e também no ensino médio. Além das dicas, há alguns tópicos que indicam o que se deve revisar no texto antes de entregá-lo ao professor, o que incentivará os alunos a revisarem e corrigirem o próprio texto antes de saber o que o professor tem a dizer sobre ele. Aproveitem!
ORGANIZAÇÃO DO TEXTO
- O texto dissertativo-argumentativo é aquele no
qual você defende seu ponto de vista sobre algum tema. Todo texto precisa ter: começo, meio e fim. Com relação ao
texto dissertativo-argumentativo, ele pode ser estruturado da seguinte maneira:
- INTRODUÇÃO: nela apresentamos o tema (assunto) do qual iremos falar em nosso texto,
tendo em mente que o nosso leitor ainda não sabe sobre o que vamos discutir. Um
parágrafo é o suficiente para isso. Dependendo do tema, podemos iniciar com
palavras e expressões introdutórias, tais como: Ultimamente... Atualmente... Nos últimos anos... Muito se tem discutido
ultimamente sobre... entre inúmeras outras.
- DESENVOLVIMENTO: é a parte mais
importante do texto. É nela que vamos desenvolver,
detalhar e discutir o tema (assunto) do nosso texto. É aqui que vamos
defender as nossas ideias. Podemos fazer isso utilizando nossos próprios
conhecimentos e acrescentando os conhecimentos de pessoas que compreendem bem o
assunto, para dar força ao que pretendemos defender. Com esse mesmo objetivo,
podemos incluir no texto dados numéricos e estatísticos, dependendo do tema.
Lembre-se de que nosso objetivo é convencer nosso leitor! Em um texto curto
(até trinta linhas), três parágrafos são suficientes para o desenvolvimento.
Podemos iniciar os parágrafos utilizando palavras para interligar as ideias
(como: Nesse sentido... Dessa forma...
Desse modo... Assim... entre outras que servem para expressar a continuação
de uma mesma ideia e para interligar as partes do texto; já quando queremos
relacionar ideias que são contrárias, podemos utilizar palavras e expressões,
como: Em contrapartida... No entanto...
Entretanto... Porém... Contudo... entre outras).
- CONCLUSÃO: nessa parte, devemos amarrar
tudo o que discutimos em nosso texto e encerrar a discussão. Dependendo do
tema, podemos ainda apresentar uma solução (caso se trate de um problema
social, por exemplo). Para a conclusão, um ou dois parágrafos são suficientes.
Como a conclusão representa o encerramento do texto e da discussão apresentada
nele, podemos iniciá-la com palavras e expressões como: Portanto... Por fim... Diante de tudo o que foi discutido... entre
outras.
REVISÃO DO TEXTO
- Adequação ao
Gênero Textual proposto para produção
- Registro
formal (texto escrito de acordo com a norma-padrão)
- Impessoal
(sem expressões como: eu, penso que,
acredito que, na minha opinião)
- Atribuição
de um Título que seja relacionado ao que é discutido no texto
- Estrutura
com Introdução / Desenvolvimento / Conclusão
- Ideias
organizadas e interligadas
- Divisão do
texto em parágrafos (deixando espaços que marcam os parágrafos)
- Letras MAIÚSCULAS
e minúsculas utilizadas de maneira correta
- Pontuação
empregada de maneira adequada
- Separação silábica e ortografia
empregada de maneira adequada
- Releitura do
texto e revisão final
- Reescrita do
texto com letra legível e obedecendo às margens da folha
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