Histórico da Barragem de Santa Rita - Calçado/Jupi (PE)


A Barragem de Santa Rita foi construída no Rio da Chata – um dos principais afluentes do Rio Una – nas proximidades do vilarejo de Santa Rita, situado no limite dos municípios de Jupi e Calçado, os quais são abastecidos por ela atualmente.
A construção foi iniciada por volta do ano de 1976, como uma obra do Governo do Estado de Pernambuco, na gestão do governador Marco Maciel. Sua inauguração aconteceu cinco anos depois, em 1981. Obras de revitalização e limpeza já foram realizadas após a inauguração. 
Com uma capacidade máxima de armazenamento de 700 mil metros cúbicos de água, hoje ela se encontra completamente cheia e transbordando. No entanto, por quatro vezes, em períodos de estiagem e seca, já esteve totalmente esvaziada. O último período foi o mais longo, perdurando por quase sete anos.



       Com o retorno das chuvas, desde o final do mês de maio do ano corrente (2017), a barragem tem recebido as águas que fazem o curso do Rio da Chata, além das provenientes de açudes e riachos das imediações.
Na barragem, há equipamentos que bombeiam a água para as duas cidades vizinhas. Para fazer esse bombeamento, quatro pessoas trabalham hoje no local. De acordo com um dos funcionários – em entrevista concedida a alunos e professores da Escola José Atanásio – o tratamento da água é feito somente nas cidades de destino. Assim, a função desses profissionais é apenas fazer o bombeamento e cuidar do maquinário.

Além de se constituir como reservatório para abastecimento dos municípios, a barragem é também um ponto turístico da região, atraindo inúmeros visitantes e proporcionando a contemplação de belíssimos pores de sol em épocas de cheia.




VISITE, FOTOGRAFE E PRESERVE!

Produzido a partir de informações coletadas por alunos e professores da Escola José Atanásio de Oliveira, instituição da qual faço parte.


Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas e sugestões para melhoria do blog.
Desde já, agradeço!

Mais visitadas!

Proposta de Produção Textual - Texto dissertativo-argumentativo