SIMULADO III - LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (SAEPE / SAEB) - COM GABARITO
Leia o texto abaixo.
01) De acordo com esse texto, o passarinho que pediu ajuda à cabra é
A) melancólico.
B) intrometido.
C) forte.
D) criativo.
E) atrapalhado.
Leia os textos abaixo.
Texto 1
“Pol favol”
Minha filha de 5 anos [...] já sabe muito bem
as palavras mágicas para conquistar a mãe: “Pol favol.” [...] Mas como fazer um
equilíbrio entre os muitos pedidos e o atendimento dessas solicitações?
As massivas propagandas nos meios de
comunicação colaboram ainda mais para a lista dos desejos consumistas das crianças
– que nem sempre podem ser atendidos, e nem
devem. Não podemos confundir dar carinho com dar presentes. Os filhos têm que
aprender a conviver com as frustrações e com os “nãos” que a vida vai lhes dar.
E o bom senso parece o mais adequado: dar o que se pode e, mesmo assim, algumas
vezes, em ocasiões especiais [...].
É difícil para muitos pais, no que me incluo,
dizer o tal “não”, mas se ganha em crescimento para a criança que, aos poucos,
vai aprendendo também sobre economia doméstica.
Quando coloca o “pol favol” na frente dos
pedidos, um “não” fica ainda mais difícil e deve ser acompanhado de uma explicação
para que o filho entenda o real valor do material e, ainda assim, que um
carinho vale muito mais que isso.
Ver um filho abrir o presente é muito
emocionante, assim como presenciar [...] a interação que ele vai fazer com
esses brinquedos em seu mundo de criança. O “sim” faz parte e também é
necessário: proporciona a certeza de que haverá em toda a vidinha deles
momentos de alegria.
A verdadeira felicidade não tem preço e está
ali, muito perto da gente, no convívio de um lar que sabe o valor do “sim”, do
“não” e do “por favor”.
Disponível em:
<http://www.mundotexto.com.br/redacao_dissertativa/redacao_dissertativa_846.html>.
Acesso em: 26 out. 2015. Fragmento.
Texto 2
02) Sobre o
consumismo infantil, uma informação presente nesses dois textos é a:
A) atração da criança por embalagens
coloridas.
B) emoção de presenciar a interação da criança
com o presente.
C) influência das propagandas no
comportamento infantil.
D) postura dos pais diante dos pedidos dos
filhos.
E) prevalência da opinião das crianças na
escolha dos produtos.
Leia o texto abaixo.
O coração roubado
“O Coração Roubado e outras crônicas” é uma
obra capaz de tornar a leitura parte da vida do leitor, pois está repleta de
textos curtos, fáceis de serem compreendidos, associando diversão e reflexão.
Assim, o leitor se prende ao que está escrito e ainda é levado a questionar
sobre as ocorrências do cotidiano nas quais ele está inserido. O leitor é
levado a refletir sobre suas próprias ações. Em alguma das histórias ele vai se
encaixar.
Escritas de maneira inteligente e instigante,
as 26 crônicas de Marcos Rey apresentam uma série de tipos inesquecíveis,
vivendo situações as mais diversas. Nas páginas de Coração Roubado, você
encontrará cenas hilariantes, absurdas, constrangedoras, delicadas... presentes
no cotidiano de qualquer pessoa, em qualquer lugar. [...]
Disponível em:
<http://professormarconildoviegas.blogspot.com.br/2014/06/coracao-roubado-contos.html>.
Acesso em: 4 ago. 2014. Fragmento.
03) Qual é a
finalidade desse texto?
A) Contar uma história.
B) Divertir o leitor.
C) Divulgar um filme.
D) Expor uma análise crítica.
E) Relatar um acontecimento.
Leia o texto abaixo.
Domingão
Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas,
no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
– E aí, cara? Vamos no cinema?
– Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
– Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós
pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. [...]
Saímos de lá, comentando:
– Que filme massa!
– Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos
babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o
filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu
agitar um pouco mais.
CAVÉQUIA, Márcia Paganini. Disponível em:
<http://migre.me/rP9xe>. Acesso em: 16 out. 2015. Fragmento.
04) A linguagem
utilizada nesse texto é comum em
A) artigos científicos.
B) entrevistas de emprego.
C) livros didáticos.
D) rodas de conversa.
E) textos jornalísticos.
05) Nesse texto,
a história tem início quando
A) Marcos convida Zeca para ir ao cinema.
B) o filme começa.
C) o ônibus atrasa.
D) Zeca aceita o convite feito por Marcos.
E) Zeca e Marcos chegam ao cinema.
06) Nesse texto,
no trecho “Mas, no começo da noite, melhorei...”, a palavra destacada
apresenta ideia de
A) comparação.
B) consequência.
C) explicação.
D) oposição.
E) tempo.
Leia o texto abaixo.
Em maio de 2015, uma associação de apoio a
pessoas com câncer do Canadá entrou para o livro dos recordes ao promover um
corte de cabelos coletivo. 267 pessoas, sendo 30 mulheres, ficaram carequinhas
da silva, por uma boa causa.
Disponível em: <http://migre.me/rT7T2>.
Acesso em: 22 out. 2015.
07) Nesse texto,
a expressão “carequinhas da silva” foi utilizada para
A) apresentar o nome de um novo corte de
cabelo.
B) divulgar uma campanha.
C) enfatizar o fato de as pessoas rasparem
todo o seu cabelo.
D) ironizar um sobrenome.
E) mostrar uma ação que entrou para o livro
dos recordes.
Leia o texto abaixo.
Clarice Lispector
Quando surgiu com o livro Perto do Coração
Selvagem, Clarice Lispector foi comparada a escritores como James Joyce e
Virginia Woolf. Tinha 17 anos e revolucionava a literatura brasileira da época
com um estilo narrativo próprio, usando um monólogo interior com metáforas.
“Uma vida completa pode acabar numa identificação tão absoluta com o
não eu que não haverá mais um eu para
morrer”, escreveu. Natural de Tchetchelnik, na Ucrânia, chegou ao Brasil aos 2
meses, fixando-se em Pernambuco. Durante a infância, leu contos infantis que,
segundo ela, soltavam-lhe a imaginação. Um de seus livros sagrados era Reinações
de Narizinho, de Monteiro Lobato. Foi para o Rio de Janeiro em 1937.
Adolescente, impressionou-se ao ler José de
Alencar, Eça de Queirós, Graciliano Ramos, Machado de Assis, Jorge de Andrade,
Mário de Andrade, Rachel de Queiroz, Julien Green, Herman Hesse, Dostoiévski e
Katherine Mansfield. Aluna da Faculdade de Direito, publicou Perto do
Coração Selvagem (1943), recebendo o Prêmio Graça Aranha. Casou-se no mesmo
ano e, devido à carreira diplomática do marido, morou 16 anos fora do Brasil,
na Europa e nos Estados Unidos. Separada, em 1959, voltou ao Rio de Janeiro,
onde viveu até morrer. Publicou o livro de contos Laços de Família (1960),
A Maçã no Escuro (1961), A Paixão Segundo G.H. (1964), Uma
Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (1969), A Hora da Estrela (1977),
entre outros.
Disponível em: <http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia
_c_617.html>. Acesso em: 20 mar. 2010.
08) Por suas
características estruturais, esse texto pode ser classificado como
A) artigo. D)
reportagem.
B) biografia. E) resenha.
C) relato.
Leia o texto abaixo.
O pessoal
Chega o velho carteiro e me deixa uma carta.
Quando se vai afastando eu o chamo: a carta não é para mim. Aqui não mora ninguém
com este nome, explico-lhe. Ele guarda o envelope e coça a cabeça um instante,
pensativo:
– O senhor pode me dizer uma coisa? Por que é
que agora há tanta carta com endereço errado? Antigamente isso acontecia uma
vez ou outra. Agora, não sei o que houve...
E abana a cabeça, em um gesto de censura para
a humanidade que não se encontra mais, que envia mensagens inúteis para
endereços errados.
Sugiro-lhe que a cidade cresce muito
depressa, que há edifícios onde havia casinhas, as pessoas se mudam mais que
antigamente. Ele passa o lenço pela testa suada:
– É, isso é verdade... Mas reparando bem o senhor vê que o pessoal anda
muito desorientado. O pessoal anda muito desorientado...
E se foi com um maço de cartas, abanando a
cabeça. Fiquei na janela, olhando a rua à toa numa tristeza indefinível. Um
amigo me telefona, pergunta como vão as coisas. E não consigo resistir:
– Vão bem, mas o pessoal anda muito
desorientado.
(O que, aliás, é verdade).
BRAGA,
Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record. 1993.
09) Para o
carteiro, o envio de correspondências para endereços errados deve-se à
A) alteração dos endereços.
B) construção de prédios.
C) desorientação das pessoas.
D) falta de comunicação.
E) mudança das pessoas.
10) No trecho “(O
que, aliás, é verdade)”, os parênteses introduzem
A) um comentário. D) uma exemplificação.
B) um esclarecimento. E) uma retificação.
C) uma crítica.
11) O conflito
gerador dessa história é
A) a chegada do velho carteiro.
B) a constatação do envio de correspondências
inúteis.
C) a correspondência enviada com endereço
errado.
D) a explicação sobre o crescimento da
cidade.
E) a pergunta feita pelo carteiro.
Leia os textos abaixo.
Texto 1
Estudo mostra que golfinhos têm memória de
elefante
Os golfinhos são capazes de reconhecer um
semelhante mesmo depois de 20 anos de separação, demonstrou um estudo que [...]
atribui a estes mamíferos marinhos a mais longa memória social já registrada em
animais.
Os elefantes têm a fama de nunca esquecer um
dos seus, mas ela se baseia unicamente em “indícios anedóticos”, destacou o
autor do estudo, Jason Bruck, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Seu trabalho se apoia no reconhecimento de
longo prazo entre os golfinhos de [...] um assobio característico, que [...]
torna cada indivíduo imediatamente identificável por seus semelhantes. [...]
Seu estudo se baseou em 43 golfinhos alojados em 6 jardins zoológicos ou
parques aquáticos diferentes [...].
A experiência que se seguiu consistiu em
fazer os golfinhos ouvirem gravações dos assobios de seus semelhantes. O
resultado demonstrou que os animais reagiram durante mais tempo quando ouviram
assobios familiares, ou seja, aqueles dos golfinhos com os quais tiveram
contato, mesmo que anos atrás. [...]
Segundo o autor do estudo, [...] os golfinhos
demonstraram um nível de reconhecimento “muito comparável à memória social do
homem”. Este tipo de reconhecimento pode, inclusive, ser mais duradouro entre
os golfinhos do que entre os humanos, acrescentou, porque o assobio do golfinho
permanece estável por várias décadas, enquanto o rosto humano muda com o passar
do tempo. Não se sabe, entretanto, por que os golfinhos têm uma memória social
tão longa, já que [...] estes animais têm uma expectativa de vida média de 20
anos [...].
Disponível em: <http://migre.me/m10A6>.
Acesso em: 25 set. 2014. Fragmento.
Texto 2
Os elefantes têm boa memória?
Se você lembra as datas de aniversários de
todos seus amigos, os números dos seus documentos, [...] não estranhe se alguém
comparar sua memória à de um elefante. Não se trata de uma referência ao
tamanho do bicho, mas, sim, uma menção a um animal reconhecido pela sua grande
capacidade de guardar informações.
A habilidade dos elefantes de memorizar foi
forjada pelas exigências de seu modo de vida, segundo o professor de
neurofisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP)
Gilberto Xavier. Acostumados a percorrer grandes áreas, os elefantes
desenvolvem uma precisa memória espacial que permite recordar exatamente onde
encontrar água e comida, mesmo depois de andar centenas de quilômetros. [...]
A memória prodigiosa dos elefantes reflete o
processo que faz os animais terem melhor ou pior memória, conforme Xavier. Para
ele, não é possível apontar se uma espécie tem capacidade melhor do que outra,
já que são as condições de vida que fazem um animal aprimorar essa habilidade.
[...]
Disponível em: <https://goo.gl/lmii3r>.
Acesso em: 26 set. 2014. Fragmento.
12) Uma informação
comum a esses textos é a
A) capacidade de memorização de alguns
animais.
B) experiência realizada com os golfinhos.
C) explicação para a boa memória dos
elefantes.
D) habilidade de reconhecimento dos
golfinhos.
E) referência à expectativa de vida dos
animais.
13) De acordo
com o Texto 2, a capacidade de memorização dos elefantes está ligada à
A) distância percorrida pela espécie.
B) estrutura física da espécie.
C) habilidade de lembrar datas.
D) necessidade de sobrevivência.
E) questão evolutiva da espécie.
14) A informação
principal do Texto 1 está no trecho:
A) “Os golfinhos são capazes de reconhecer um
semelhante mesmo depois de 20 anos...”.
B) “Os elefantes têm a fama de nunca esquecer
um dos seus,...”.
C) “... os animais reagiram durante mais
tempo quando ouviram assobios familiares...”.
D) “... o rosto humano muda com o passar do
tempo.”.
E) “... estes animais têm uma expectativa de
vida média de 20 anos...”.
Leia o texto abaixo.
Órgão revê previsão de aquecimento global e
alimenta polêmica
O Met Office, o centro nacional de
meteorologia britânico, revisou uma de suas previsões sobre o quanto o mundo
ficará mais quente nos próximos anos. A nova projeção calcula que o aumento na
temperatura pode ser menor do que o previsto anteriormente. Segundo o novo
estudo, a temperatura média deve ser elevada em 0,43º C até 2017 – enquanto a projeção anterior sugeria o
aquecimento global de 0,54º C.
O centro afirma que a mudança ocorreu porque
foi usado um novo tipo de modelo de computador, que utiliza parâmetros
diferentes. Se a nova previsão se mostrar correta, a temperatura média global
teria permanecido praticamente a mesma por cerca de duas décadas. Os novos
dados reabriram uma polêmica no mundo científico, já que um dos principais
argumentos usados por críticos que não
concordam com a tese do aquecimento global é o de que não há evidências
suficientes para a constatação de uma mudança significativa nas temperaturas
mundiais.
Para os céticos, uma aparente estabilização
do aquecimento global representa um sinal de que os alertas sobre a ameaça do
aquecimento global foram exagerados.
Mais calor
No entanto, o Met Office procurou
ressaltar que o novo projeto é resultado de um trabalho experimental e que ele
não altera as projeções de longo prazo do órgão. As previsões são baseadas em
uma comparação com a média de temperatura global no período entre 1971 e 2000.
O modelo anterior projetava que o período de
2012 a 2016 seria 0,54º C mais
quente que a média – com uma margem de erro de 0,36 a 0,72º C. Já o novo modelo prevê um aumento cerca de 20%, de 0,43º C – com uma margem de 0,28% a 0,59%. Essa
temperatura seria apenas um pouco mais alta do que o ano recorde, 1998, quando
acredita-se que o fenômeno conhecido como El Niño tenha causado mais
calor.
Cientistas climáticos do Met Office e
de outros centros vêm tentando entender o que está acontecendo no período mais
recente. A explicação mais óbvia baseia-se em uma variação natural, com ciclos
de mudanças na atividade solar, na temperatura e nos movimentos dos oceanos.
Disponível em: <http://migre.me/tax4D>.
Acesso em: 6 set. 2013.
15) Qual é o
assunto desse texto?
A) A nova previsão da variação de temperatura
na Terra.
B) A teoria que procura contestar o
aquecimento global.
C) O aumento da temperatura global em
diferentes décadas.
D) O impacto que o aquecimento global causa
na Terra.
E) O novo método para medir a temperatura
global.
GABARITO
|
1 |
D |
|
2 |
C |
|
3 |
D |
|
4 |
D |
|
5 |
A |
|
6 |
D |
|
7 |
C |
|
8 |
B |
|
9 |
C |
|
10 |
A |
|
11 |
C |
|
12 |
A |
|
13 |
D |
|
14 |
A |
|
15 |
A |
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