PROJETO DE LEITURA: FATIAS LITERÁRIAS

 APRESENTAÇÃO

 

            A leitura é uma habilidade essencial que abre portas para o conhecimento, a criatividade e o crescimento pessoal. Compreendendo sua importância, o Projeto de Leitura: Fatias Literárias foi criado com o objetivo de fomentar o prazer da leitura, promover o letramento e desenvolver uma comunidade de leitores ávidos e críticos.

A leitura não é apenas uma ferramenta educacional, mas também um meio de vivenciar novas culturas, ampliar horizontes e desenvolver empatia. Livros nos transportam para diferentes mundos, nos apresentam a diversas perspectivas e enriquecem nosso vocabulário e capacidade de comunicação.

O projeto contempla turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental e, embora se reconheça que a leitura seja utilizada em todos os componentes curriculares, as atividades desenvolvidas no âmbito deste ficarão a cargo dos professores de Língua Portuguesa, pelo domínio de aspectos didáticos e pedagógicos que envolvem o trabalho com a leitura. Contudo, isso não impede a realização de atividades interdisciplinares no contexto do projeto.

Desse modo, este projeto visa proporcionar a todos os participantes, independentemente da idade, a oportunidade de explorar a magia dos livros e dos textos literários. Através de uma série de atividades envolventes e acessíveis, buscamos transformar a leitura em uma experiência prazerosa e significativa. Para finalizar, após “fatiarem” os textos literários, os alunos explanarão suas análises no formato de pizza literária. Vamos conhecer e começar essa delícia de proposta?!

 

JUSTIFICATIVA

 

            A leitura é um pilar fundamental para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos indivíduos. No entanto, observa-se que, apesar de sua importância, o hábito da leitura ainda é pouco disseminado em muitas comunidades. Este fato motiva a implementação do nosso Projeto de Leitura, que visa reverter essa realidade e promover um maior acesso aos benefícios proporcionados pelos livros.

  

OBJETIVOS

 

Objetivo Geral

Promover o hábito da leitura e desenvolver o prazer pela leitura entre os estudantes, proporcionando acesso a livros e atividades literárias que estimulem o crescimento intelectual, emocional e social.

 

Objetivos Específicos

 Ampliar o acervo literário da escola, com a aquisição de novos títulos;

·         Incentivar a prática regular da leitura, criando leitores assíduos;

·         Fornecer acesso a uma variedade de livros e materiais de leitura de qualidade;

·    Melhorar o vocabulário, a compreensão textual e as habilidades de comunicação através da leitura;

·       Estimular o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas;

·       Estimular a produção de textos e a expressão artística relacionada à leitura;

·       Oferecer oportunidades de leitura e aprendizagem para todos, independentemente de sua condição socioeconômica;

·   Fornecer recursos e suporte para professores e educadores utilizarem a leitura de forma eficaz em sala de aula;

·     Monitorar e avaliar o impacto das atividades do projeto na promoção do hábito da leitura e no desenvolvimento das habilidades dos participantes.


METODOLOGIA

 

         As atividades do projeto acontecerão nas aulas de Língua Portuguesa e o professor da disciplina pode destinar pelo menos 2 aulas semanais para isso. Tais atividades estão organizadas em quatro partes maiores e a parte final (culminância), conforme se descreve abaixo:

 

Ø  PARTE 1: INTRODUÇÃO AO TEXTO LITERÁRIO

Esta parte envolve o trabalho com conteúdos e conceitos básicos da literatura, tais como:

 

·         Noções de texto literário e não literário

·         Noções de prosa e poesia

·         Elementos da narrativa

·         Características de poemas

 

Ø  PARTE 2: ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS

            Posteriormente, o professor deverá propor à turma a leitura de textos para análise em sala de aula, considerando os aspectos estudados nas primeiras aulas. Sugere-se que os textos utilizados sejam, preferencialmente: contos, contos maravilhosos, poemas de versos livres e sonetos (priorizando os contos, caso o tempo seja curto), observando a seguinte distribuição por ano/série:

 

6º E 7º ANOS

8º E 9º ANOS

- Contos maravilhosos

- Contos

- Poemas de versos livres

- Sonetos

 

            Cabe ao professor de cada turma a escolha e a seleção dos textos que serão trabalhados em sala de aula, a partir dos gêneros sugeridos no projeto, conforme a realidade de seu alunado.

Ø 

      PARTE 3: VISITA À BIBLIOTECA MUNICIPAL

 

            Esta etapa do projeto é de extrema importância, por alguns motivos: sabendo das condições socioeconômicas dos estudantes e conhecendo sua realidade, pressupõe-se que poucos deles já tiveram a oportunidade de conhecerem uma biblioteca, uma vez que a escola não dispõe de um ambiente como este. Desse modo, sugere-se organizar uma ida à biblioteca para que os estudantes conheçam o espaço, despertem curiosidade pelas obras que compõem seu acervo e, quem sabe, tomem algum livro por empréstimo, conforme seu gosto e sua vontade. Além disso, é possível, em parceria com a Biblioteca Municipal, organizar no espaço uma contação de histórias ou outra apresentação equivalente para ser prestigiada pelos alunos.

 

Ø  PARTE 4: LEITURA FINAL E CONFECÇÃO DE PIZZA LITERÁRIA

 

         A última parte maior do projeto envolve a leitura de um texto mais longo: um livro narrativo. A atividade dessa etapa pode ser feita em dupla, desde que ambos os estudantes leiam a mesma obra na íntegra. O livro a ser lido precisa ser ESCOLHIDO PELO ALUNO, seja na Biblioteca Municipal, seja entre os que compõem o singelo acervo de que a escola dispõe ou ainda entre os que o próprio aluno ou os professores possuem. A leitura deverá ser feita pelo estudante de forma atenta, analisando e tomando nota dos aspectos que estudamos em aula acerca dos elementos da narrativa. Com esses aspectos no papel, o aluno deverá confeccionar a pizza literária seguindo as orientações a seguir:


- Decorar a tampa da caixa com o título da obra e uma possível ilustração;

- Dentro da tampa colocar a biografia do autor e alguma outra informação interessante acerca dele ou de sua obra;

- Dividir o espaço de dentro da caixa em 6 fatias, com as seguintes informações:

            - FATIA 1: Justificativa para o título da obra

            - FATIA 2: Resumo da obra

            - FATIA 3: Principais personagens e suas características

            - FATIA 4: Características do espaço narrativa

            - FATIA 5: Pontos positivos e negativos da narrativa

            - FATIA 6: A que público a obra se dirige

 

Ø  PARTE FINAL: CULMINÂNCIA

            A culminância do projeto consistirá na exposição das pizzas no formato de feira, com convidados (pais/responsáveis, outras turmas, outras escolas), para que os alunos possam ir apresentando suas produções. Esta parte deve acontecer, preferencialmente, no dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. Há também a possibilidade de servir um delicioso lanche diferenciado: PIZZA!

 

Ø  AVALIAÇÃO

         O professor deverá realizar uma avaliação formativa dos estudantes no decorrer das atividades do projeto, analisando sua evolução e seu envolvimento com as leituras propostas. Além disso, é possível atribuir pontos somativos na disciplina de Língua Portuguesa.

  

CRONOGRAMA

 

 

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

PARTE 1:

Introdução ao Texto Literário

X

 

 

PARTE 2:

Análise de Textos Literários

 

X

 

PARTE 3:

Visita à Biblioteca Municipal

 

X

 

PARTE 4:

Leitura Final e Confecção de Pizza Literária

 

 

X

PARTE FINAL:

Culminância*

 

 

X

 

*Sugere-se que a culminância aconteça, preferencialmente, no dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro.

  

RECURSOS MATERIAIS

 

- Caixa de papel A4

- 40 Caixas de lápis de colorir

- 40 Caixas de canetas hidrográficas (para contornar)

- 40 Caixas de giz de cera

- 20 Caixas de tinta guache

- 20 Fitas dupla face

- 20 Fitas adesivas

- 5 Litros de cola branca

- Papel color set (diversas folhas e cores)

- Cartolinas (diversas folhas e cores)

- Compra de livros literários (2 unidades de cada)*:

Ø  Box Jogos Vorazes

Ø  Box Sherlock Holmes

Ø  Box Harry Potter

Ø  Box Percy Jackson

Ø  Meu pé de laranja lima

Ø  Kafka e a boneca viajante

Ø  A menina que roubava livros

Ø  O caçador de pipas

Ø  Diário de um banana

Ø  Extraordinário

Ø  O pequeno príncipe

Ø  O menino do pijama listrado

Ø  Como treinar o seu dragão

Ø  Coleção: Para gostar de ler

 

* A aquisição de tais obras servirá para ampliar o acervo da escola que é bastante limitado.

Comentários

Mais visitadas!