EMENTA: Eletiva de Redação para o ENEM
TÍTULO: Tópicos de Leitura e Redação para ENEM e
Vestibulares
AUTORIA: Prof. Me. Josenaldo Oliveira Lucas Júnior
ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e suas
Tecnologias
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa
ÁREA TEMÁTICA: Práticas de leitura e produção
textual com temáticas diversas
1. JUSTIFICATIVA
Esta eletiva justifica-se pela necessidade do aprofundamento dos tópicos
de leitura e produção textual com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
e nos Vestibulares, sobretudo para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, uma
vez que as provas de Língua Portuguesa e Produção Textual têm peso elevado nas
seleções de cursos de nível superior. Além disso, encerrar o Ensino Médio não
representa o término dos estudos: essa conquista marca apenas o término de mais
uma etapa da vida estudantil. Sendo assim, por meio desta eletiva, será
possível estimular nos estudantes o desenvolvimento do senso de comprometimento
e de responsabilidade frente a avaliações que podem mudar completamente a sua
participação cidadã em uma sociedade de classes tal como a do Brasil.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Aprimorar nos estudantes o domínio de aspectos de leitura e produção
textual de maneira centrada nas avaliações do ENEM e de Vestibulares, enquanto
principais meios de acesso à universidade no Brasil.
2.2. Objetivos Específicos
·
Possibilitar a conscientização dos estudantes acerca
da importância de provas como ENEM e Vestibulares para acesso à universidade;
·
Sensibilizar os estudantes acerca do papel da
leitura como meio de ascensão e participação social efetiva;
·
Propor reflexões acerca de aspectos de leitura de
maneira voltada a ENEM e Vestibulares;
·
Resolver e discutir questões de leitura e
compreensão textual retiradas de provas do ENEM e de Vestibulares;
·
Apresentar aos estudantes a estruturação da
dissertação-argumentativa esperada no ENEM;
·
Ler e explorar propostas de redação do ENEM para
tê-las como base para a produção de textos de tipologia
dissertativa-argumentativa;
·
Discutir coletivamente textos produzidos pelos
próprios estudantes da disciplina.
3. METODOLOGIA
·
Rodas de conversa
e de leitura;
·
Debates e
discussões;
·
Aulas expositivas;
·
Explanação oral,
com auxílio do quadro branco e de projetor;
·
Utilização de
material fotocopiado;
·
Exibição de
vídeos;
·
Atividades de
resolução de questões de forma oral, coletiva e comentada;
·
Atividades de
produção textual de forma individual e extraclasse.
4. COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
4.1 Competências
Gerais
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre
o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade
justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação
e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular
e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício
da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para
formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que
respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o
consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
4.2 Competências
Específicas
1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas
culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na
recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e
as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para
continuar aprendendo.
2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder
que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a
pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e
valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos,
exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos
e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico,
cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso,
reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões
identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de
preconceitos de qualquer natureza.
4.3 Habilidades
(EM13LP28PE) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e
estratégias de leitura, considerando tanto os aspectos da textualidade, quanto
os objetivos e a natureza do conhecimento em questão, visando ao favorecimento
de letramentos diversos.
(EM13LP02PE) - Relacionar, em textos de diferentes tipologias, suportes e
mídias, orais e escritos, os recursos coesivos e os operadores argumentativos
empregados pelo autor, considerando a construção composicional e as
especificidades do gênero, as condições de produção e as relações
lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos;
problema/solução; definição/exemplos etc.).
(EM13LP05PE) - Analisar, em textos argumentativos, os movimentos
argumentativos (posicionamentos, sustentação, refutação/contra- argumentação e
negociação), para avaliar sua força e eficácia, posicionando-se, criticamente,
diante de questões discutidas e/ou de argumentos utilizados, recorrendo aos
mecanismos linguísticos necessários.
(EM13LP15PE) - Planejar, produzir, revisar, avaliar e reescrever textos
escritos, orais e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de
produção, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se
pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e
mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e
sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades,
à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos
aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de
concordância nominal e verbal, regência verbal e nominal etc.).
(EM13LGG304LP32PE) - Produzir textos, predominantemente argumentativos,
em diferentes modalidades, gêneros e suportes, visando ao desenvolvimento do
senso crítico e à reflexão sobre a postura do cidadão, diante das realidades
sociais e socioambientais, levando em conta as esferas locais, regionais e
globais.
(EM13LGG305LP33PE) - Propor intervenções para questões sociais que fazem
parte de diferentes universos (local, regional, global) por meio de textos
orais ou escritos, literários ou não literários, analisando, argumentando em
favor de um ponto de vista, posicionando-se de maneira crítica, respeitosa,
ética e empática.
(EM13LP07) - Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que
expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes
modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos
gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos
verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas,
advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.); uso de estratégias
de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas
ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses
elementos, nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.
5. CONTEÚDOS
PRAGRAMÁTICOS
- ENEM e Vestibulares: o que são e para
que(m) servem?
- A leitura como meio de ascensão
social
- A leitura no ENEM e nos Vestibulares
- Resolução comentada de questões de
leitura e compreensão
- A leitura de mundo como elemento da
produção textual
- Redação do ENEM: o que é e como se
faz?
- A introdução do texto
dissertativo-argumentativo
- O desenvolvimento do texto
dissertativo-argumentativo
- A conclusão do texto
dissertativo-argumentativo
- Coesão e coerência no texto
dissertativo-argumentativo
- Produção de texto
dissertativo-argumentativo na prática
6. RECURSOS DIDÁTICOS
- Papel A4;
- Canetas;
- Lápis;
- Borrachas;
- Impressora;
- Copiadora;
- DataShow;
- Notebook;
- Caixa de som;
- Extensão;
- Quadro branco;
- Marcadores de quadro branco;
- Apagador.
7. PÚBLICO ALVO
A
eletiva é direcionada a estudantes de 3º ano do Ensino Médio (máximo de 45
alunos), sendo uma aula semanal com duração de 50 minutos.
8. CULMINÂNCIA
Como proposta de culminância ao término da disciplina, sugere-se uma
exposição de dicas (elaboradas pelos estudantes a partir dos conhecimentos
adquiridos) para a resolução de questões de leitura e para a produção de
redação. Além disso, a culminância pode também incluir uma premiação das
melhores redações produzidas como última atividade da disciplina.
9. AVALIAÇÃO
O processo de avaliação se dará de maneira formativa, por meio da
participação dos estudantes nas discussões e atividades propostas no decorrer
de todas as aulas da disciplina.
10. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília, 2018.
COROA, Maria Luzia. O texto
dissertativo-argumentativo. In: GARCEZ, L.H. C; CORRÊA, V. R. Textos dissertativos argumentativos:
Subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: MEC, 2017.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura – teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes
Editores, 2016 [1992].
______. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. 9. ed.
Campinas: Pontes, 2004 [1989].
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de Texto: o que é e como se
faz? 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012 [1983].
______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo:
Parábola Editorial, 2008.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: ensino médio. Secretaria de Educação e
Esportes, União dos Dirigentes Municipais de Educação. Recife. 2021. Disponível
em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/pdfs/copy_of_RCSEEPE.pdf
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