EMENTA: Eletiva de Redação para o ENEM

 

TÍTULO: Tópicos de Leitura e Redação para ENEM e Vestibulares                                               

AUTORIA: Prof. Me. Josenaldo Oliveira Lucas Júnior                                                                                         

 

ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e suas Tecnologias                                                   DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa

ÁREA TEMÁTICA: Práticas de leitura e produção textual com temáticas diversas

 

1. JUSTIFICATIVA

 

Esta eletiva justifica-se pela necessidade do aprofundamento dos tópicos de leitura e produção textual com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos Vestibulares, sobretudo para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, uma vez que as provas de Língua Portuguesa e Produção Textual têm peso elevado nas seleções de cursos de nível superior. Além disso, encerrar o Ensino Médio não representa o término dos estudos: essa conquista marca apenas o término de mais uma etapa da vida estudantil. Sendo assim, por meio desta eletiva, será possível estimular nos estudantes o desenvolvimento do senso de comprometimento e de responsabilidade frente a avaliações que podem mudar completamente a sua participação cidadã em uma sociedade de classes tal como a do Brasil.

 

2. OBJETIVOS

 

2.1. Objetivo Geral

 

Aprimorar nos estudantes o domínio de aspectos de leitura e produção textual de maneira centrada nas avaliações do ENEM e de Vestibulares, enquanto principais meios de acesso à universidade no Brasil.

 

2.2. Objetivos Específicos

 

·         Possibilitar a conscientização dos estudantes acerca da importância de provas como ENEM e Vestibulares para acesso à universidade;

·         Sensibilizar os estudantes acerca do papel da leitura como meio de ascensão e participação social efetiva;

·         Propor reflexões acerca de aspectos de leitura de maneira voltada a ENEM e Vestibulares;

·         Resolver e discutir questões de leitura e compreensão textual retiradas de provas do ENEM e de Vestibulares;

·         Apresentar aos estudantes a estruturação da dissertação-argumentativa esperada no ENEM;

·         Ler e explorar propostas de redação do ENEM para tê-las como base para a produção de textos de tipologia dissertativa-argumentativa;

·         Discutir coletivamente textos produzidos pelos próprios estudantes da disciplina.

 

3. METODOLOGIA

 

·         Rodas de conversa e de leitura;

·         Debates e discussões;

·         Aulas expositivas;

·         Explanação oral, com auxílio do quadro branco e de projetor;

·         Utilização de material fotocopiado;

·         Exibição de vídeos;

·         Atividades de resolução de questões de forma oral, coletiva e comentada;

·         Atividades de produção textual de forma individual e extraclasse.

 

4. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 

4.1 Competências Gerais

 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

4.2 Competências Específicas

 

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

 

2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

 

4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.

 

4.3 Habilidades

 

(EM13LP28PE) - Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura, considerando tanto os aspectos da textualidade, quanto os objetivos e a natureza do conhecimento em questão, visando ao favorecimento de letramentos diversos.

 

(EM13LP02PE) - Relacionar, em textos de diferentes tipologias, suportes e mídias, orais e escritos, os recursos coesivos e os operadores argumentativos empregados pelo autor, considerando a construção composicional e as especificidades do gênero, as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.).

 

(EM13LP05PE) - Analisar, em textos argumentativos, os movimentos argumentativos (posicionamentos, sustentação, refutação/contra- argumentação e negociação), para avaliar sua força e eficácia, posicionando-se, criticamente, diante de questões discutidas e/ou de argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.

 

(EM13LP15PE) - Planejar, produzir, revisar, avaliar e reescrever textos escritos, orais e multissemióticos, considerando sua adequação às condições de produção, no que diz respeito ao lugar social a ser assumido e à imagem que se pretende passar a respeito de si mesmo, ao leitor pretendido, ao veículo e mídia em que o texto ou produção cultural vai circular, ao contexto imediato e sócio-histórico mais geral, ao gênero textual em questão e suas regularidades, à variedade linguística apropriada a esse contexto e ao uso do conhecimento dos aspectos notacionais (ortografia padrão, pontuação adequada, mecanismos de concordância nominal e verbal, regência verbal e nominal etc.).

 

(EM13LGG304LP32PE) - Produzir textos, predominantemente argumentativos, em diferentes modalidades, gêneros e suportes, visando ao desenvolvimento do senso crítico e à reflexão sobre a postura do cidadão, diante das realidades sociais e socioambientais, levando em conta as esferas locais, regionais e globais.

 

(EM13LGG305LP33PE) - Propor intervenções para questões sociais que fazem parte de diferentes universos (local, regional, global) por meio de textos orais ou escritos, literários ou não literários, analisando, argumentando em favor de um ponto de vista, posicionando-se de maneira crítica, respeitosa, ética e empática.

 

(EM13LP07) - Analisar, em textos de diferentes gêneros, marcas que expressam a posição do enunciador frente àquilo que é dito: uso de diferentes modalidades (epistêmica, deôntica e apreciativa) e de diferentes recursos gramaticais que operam como modalizadores (verbos modais, tempos e modos verbais, expressões modais, adjetivos, locuções ou orações adjetivas, advérbios, locuções ou orações adverbiais, entonação etc.); uso de estratégias de impessoalização (uso de terceira pessoa e de voz passiva etc.), com vistas ao incremento da compreensão e da criticidade e ao manejo adequado desses elementos, nos textos produzidos, considerando os contextos de produção.

 

5. CONTEÚDOS PRAGRAMÁTICOS

 

  • ENEM e Vestibulares: o que são e para que(m) servem?
  • A leitura como meio de ascensão social
  • A leitura no ENEM e nos Vestibulares
  • Resolução comentada de questões de leitura e compreensão
  • A leitura de mundo como elemento da produção textual
  • Redação do ENEM: o que é e como se faz?
  • A introdução do texto dissertativo-argumentativo
  • O desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo
  • A conclusão do texto dissertativo-argumentativo
  • Coesão e coerência no texto dissertativo-argumentativo
  • Produção de texto dissertativo-argumentativo na prática

 

6. RECURSOS DIDÁTICOS

 

  • Papel A4;
  • Canetas;
  • Lápis;
  • Borrachas;
  • Impressora;
  • Copiadora;
  • DataShow;
  • Notebook;
  • Caixa de som;
  • Extensão;
  • Quadro branco;
  • Marcadores de quadro branco;
  • Apagador.

 

7. PÚBLICO ALVO

                                                                                                                                            A eletiva é direcionada a estudantes de 3º ano do Ensino Médio (máximo de 45 alunos), sendo uma aula semanal com duração de 50 minutos.

 

8. CULMINÂNCIA

 

Como proposta de culminância ao término da disciplina, sugere-se uma exposição de dicas (elaboradas pelos estudantes a partir dos conhecimentos adquiridos) para a resolução de questões de leitura e para a produção de redação. Além disso, a culminância pode também incluir uma premiação das melhores redações produzidas como última atividade da disciplina.

 

9. AVALIAÇÃO

 

O processo de avaliação se dará de maneira formativa, por meio da participação dos estudantes nas discussões e atividades propostas no decorrer de todas as aulas da disciplina.

 

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília, 2018.

 

COROA, Maria Luzia. O texto dissertativo-argumentativo. In: GARCEZ, L.H. C; CORRÊA, V. R. Textos dissertativos argumentativos: Subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: MEC, 2017.

 

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura – teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016 [1992].

 

______. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004 [1989].

 

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de Texto: o que é e como se faz? 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012 [1983].

 

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

 

PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: ensino médio. Secretaria de Educação e Esportes, União dos Dirigentes Municipais de Educação. Recife. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/pdfs/copy_of_RCSEEPE.pdf

 

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