ELETIVA: Fatias Literárias
TÍTULO: Fatias Literárias
AUTORIA: Prof. Me. Josenaldo Oliveira Lucas Júnior
ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e suas Tecnologias
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa
ÁREA TEMÁTICA: Letramento Literário
1. JUSTIFICATIVA
Esta eletiva justifica-se pela necessidade do aprofundamento das práticas
de Letramento Literário, sobretudo para estudantes do 3º ano do Ensino Médio,
uma vez que habilidades de leitura têm peso considerável nas seleções de cursos
de nível superior. Além disso, encerrar o Ensino Médio não representa o término
dos estudos: essa conquista marca apenas o término de mais uma etapa da vida
estudantil. Sendo assim, por meio desta eletiva, será possível estimular os
estudantes ao aprimoramento de competências e habilidades leituras e de visão
de mundo que podem mudar completamente a sua participação cidadã em uma
sociedade de classes tal como a do Brasil.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo
Geral
Aprimorar nos estudantes suas competências e habilidades de letramento
literário, enquanto práticas necessárias à atuação na vida em sociedade.
2.2. Objetivos Específicos
·
Possibilitar a conscientização dos estudantes acerca
da importância da leitura enquanto prática de linguagem indispensável à atuação
na sociedade;
·
Sensibilizar os estudantes acerca do papel da
leitura como meio de ascensão e participação social efetiva;
·
Propor reflexões acerca de aspectos de leitura de
maneira voltada à análise de textos literários;
·
Aguçar nos estudantes o senso de distinção de textos
literários e não literários, bem como de características que particularizam
tais textos;
·
Analisar textos literários de diferentes gêneros,
identificando suas características e particularidades;
·
Discutir e debater coletivamente textos literários
de épocas, autores e gêneros diversos.
3. METODOLOGIA
·
Rodas de conversa
e de leitura;
·
Debates e
discussões;
·
Aulas expositivas;
·
Explanação oral,
com auxílio do quadro branco e de projetor;
·
Utilização de
material fotocopiado;
·
Exibição de
vídeos;
·
Atividades de leitura
e compreensão textual de forma oral, escrita, coletiva e/ou comentada.
4. COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
4.1 Competências
Gerais
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre
o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a
realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade
justa, democrática e inclusiva.
2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das
ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação
e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular
e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos
conhecimentos das diferentes áreas.
6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e
apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as
relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício
da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência
crítica e responsabilidade.
7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para
formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que
respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o
consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento
ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
4.2 Competências
Específicas
1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas
culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na
recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas
diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento
e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para
continuar aprendendo.
2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder
que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a
pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e
valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos,
exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos
e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.
4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico,
cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso,
reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões
identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de
preconceitos de qualquer natureza.
4.3 Habilidades
(EM13LGG401LP34PE) - Reconhecer as manifestações da literatura popular
(literatura de cordel, lendas pernambucanas, narrativas populares orais, dentre
outras), bem como as contribuições das literaturas indígena e africana como
constituintes da expressão literária regional e nacional.
(EM13LGG601LP42PE) - (Re)conhecer e valorizar a diversidade
artístico-literária (das produções canônicas às populares), em suas
manifestações sociais de diferentes épocas, povos e culturas, percebendo as
relações intertextuais, influências, processos de legitimação ou de invisibilização
a partir da leitura crítica de obras literárias, seus contextos de produção e
circulação.
(EM13LGG602LP43PE) – Apropriar - se dos conhecimentos sobre arte nas mais
variadas linguagens, para ampliar o repertório de leitura, bem como a compreensão
de gêneros artístico- literários de diferentes, autores(as), épocas, estilos,
canônicos ou não.
(EM13LGG604LP45PE) - Estabelecer análise comparativa entre textos
literários contemporâneos e manifestações literárias e culturais de diferentes
épocas, observando aspectos sociodiscursivos.
(EM13LP46PE) Identificar e analisar, no macrossistema literário em língua
portuguesa, o diálogo cultural presente nos textos (canônicos e não canônicos
ou marginalizados), as intertextualidades temáticas e estilísticas, as
diferentes visões de mundo e de sociedade, por meio da leitura crítica e
plurissignificativa da realidade e dos bens simbólicos, desenvolvendo múltiplos
olhares sobre os aspectos inter e multiculturais da e na sociedade
contemporânea.
(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de
diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a
manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a
múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política
e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para
experienciar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela
literatura.
(EM13LP54PE) Produzir e compartilhar gêneros artístico-literários como:
poemas, contos (e suas variações), crônicas, fábulas, dentre outros, em
diversas mídias e modalidades, considerando as especificidades do texto
literário, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas, a
seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos do repertório
artístico, as condições de produção, circulação, planejamento e elaboração
desses textos.
5. CONTEÚDOS
PRAGRAMÁTICOS
UNIDADE I
- Conceito de texto literário e não
literário
- Função poética da linguagem
- Conotação e denotação
- Figuras de linguagem
UNIDADE II
- Conceito de verso e prosa
- Particularidades do texto em verso
- Elementos da narrativa
- Análise de contos e poemas
6. RECURSOS
DIDÁTICOS
- Papel A4;
- Canetas;
- Lápis;
- Impressora;
- Copiadora;
- DataShow;
- Notebook;
- Caixa de som;
- Extensão;
- Quadro branco;
- Marcadores de quadro branco;
- Apagador.
7. PÚBLICO ALVO
A
eletiva é direcionada a estudantes de 3º ano do Ensino Médio (máximo de 45
alunos), sendo uma aula semanal com duração de 50 minutos.
8. CULMINÂNCIA
Como proposta de culminância ao término da disciplina, será realizada a
exposição das análises de textos literários realizadas pelos alunos no formato
de pizza literária.
9. AVALIAÇÃO
O processo de avaliação se dará de maneira formativa, por meio da
participação dos estudantes nas discussões e atividades propostas no decorrer
de todas as aulas da disciplina.
10. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília, 2018.
COSSON,
Rildo. Letramento Literário: teoria e
prática. 2. ed. 6ª impressão. São Paulo: Contexto, 2016.
JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos
Marciolino. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura – teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes
Editores, 2016 [1992].
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de Texto: o que é e como se
faz? 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012 [1983].
______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo:
Parábola Editorial, 2008.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: ensino médio. Secretaria de Educação e
Esportes, União dos Dirigentes Municipais de Educação. Recife. 2021. Disponível
em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/pdfs/copy_of_RCSEEPE.pdf
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