ELETIVA: Fatias Literárias

 

TÍTULO: Fatias Literárias     

AUTORIA: Prof. Me. Josenaldo Oliveira Lucas Júnior                                                                                        

 

ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens e suas Tecnologias

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa

ÁREA TEMÁTICA: Letramento Literário

 

1. JUSTIFICATIVA

 

Esta eletiva justifica-se pela necessidade do aprofundamento das práticas de Letramento Literário, sobretudo para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, uma vez que habilidades de leitura têm peso considerável nas seleções de cursos de nível superior. Além disso, encerrar o Ensino Médio não representa o término dos estudos: essa conquista marca apenas o término de mais uma etapa da vida estudantil. Sendo assim, por meio desta eletiva, será possível estimular os estudantes ao aprimoramento de competências e habilidades leituras e de visão de mundo que podem mudar completamente a sua participação cidadã em uma sociedade de classes tal como a do Brasil.

 

2. OBJETIVOS

 

2.1. Objetivo Geral

 

Aprimorar nos estudantes suas competências e habilidades de letramento literário, enquanto práticas necessárias à atuação na vida em sociedade.

 

2.2. Objetivos Específicos

 

·         Possibilitar a conscientização dos estudantes acerca da importância da leitura enquanto prática de linguagem indispensável à atuação na sociedade;

·         Sensibilizar os estudantes acerca do papel da leitura como meio de ascensão e participação social efetiva;

·         Propor reflexões acerca de aspectos de leitura de maneira voltada à análise de textos literários;

·         Aguçar nos estudantes o senso de distinção de textos literários e não literários, bem como de características que particularizam tais textos;

·         Analisar textos literários de diferentes gêneros, identificando suas características e particularidades;

·         Discutir e debater coletivamente textos literários de épocas, autores e gêneros diversos.

 

3. METODOLOGIA

 

·         Rodas de conversa e de leitura;

·         Debates e discussões;

·         Aulas expositivas;

·         Explanação oral, com auxílio do quadro branco e de projetor;

·         Utilização de material fotocopiado;

·         Exibição de vídeos;

·         Atividades de leitura e compreensão textual de forma oral, escrita, coletiva e/ou comentada.

 

4. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 

4.1 Competências Gerais

 

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

 

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

4.2 Competências Específicas

 

1. Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo.

 

2. Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições, e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza.

 

4. Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer natureza.

 

4.3 Habilidades

 

(EM13LGG401LP34PE) - Reconhecer as manifestações da literatura popular (literatura de cordel, lendas pernambucanas, narrativas populares orais, dentre outras), bem como as contribuições das literaturas indígena e africana como constituintes da expressão literária regional e nacional.

 

(EM13LGG601LP42PE) - (Re)conhecer e valorizar a diversidade artístico-literária (das produções canônicas às populares), em suas manifestações sociais de diferentes épocas, povos e culturas, percebendo as relações intertextuais, influências, processos de legitimação ou de invisibilização a partir da leitura crítica de obras literárias, seus contextos de produção e circulação.

 

(EM13LGG602LP43PE) – Apropriar - se dos conhecimentos sobre arte nas mais variadas linguagens, para ampliar o repertório de leitura, bem como a compreensão de gêneros artístico- literários de diferentes, autores(as), épocas, estilos, canônicos ou não.

 

(EM13LGG604LP45PE) - Estabelecer análise comparativa entre textos literários contemporâneos e manifestações literárias e culturais de diferentes épocas, observando aspectos sociodiscursivos.

 

(EM13LP46PE) Identificar e analisar, no macrossistema literário em língua portuguesa, o diálogo cultural presente nos textos (canônicos e não canônicos ou marginalizados), as intertextualidades temáticas e estilísticas, as diferentes visões de mundo e de sociedade, por meio da leitura crítica e plurissignificativa da realidade e dos bens simbólicos, desenvolvendo múltiplos olhares sobre os aspectos inter e multiculturais da e na sociedade contemporânea.

 

(EM13LP49) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experienciar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

 

(EM13LP54PE) Produzir e compartilhar gêneros artístico-literários como: poemas, contos (e suas variações), crônicas, fábulas, dentre outros, em diversas mídias e modalidades, considerando as especificidades do texto literário, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas, a seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos do repertório artístico, as condições de produção, circulação, planejamento e elaboração desses textos.

 

5. CONTEÚDOS PRAGRAMÁTICOS

 

UNIDADE I

  • Conceito de texto literário e não literário
  • Função poética da linguagem
  • Conotação e denotação
  • Figuras de linguagem

 

UNIDADE II

  • Conceito de verso e prosa
  • Particularidades do texto em verso
  • Elementos da narrativa
  • Análise de contos e poemas

 

6. RECURSOS DIDÁTICOS

 

  • Papel A4;
  • Canetas;
  • Lápis;
  • Impressora;
  • Copiadora;
  • DataShow;
  • Notebook;
  • Caixa de som;
  • Extensão;
  • Quadro branco;
  • Marcadores de quadro branco;
  • Apagador.

7. PÚBLICO ALVO

                                                                                                                                            A eletiva é direcionada a estudantes de 3º ano do Ensino Médio (máximo de 45 alunos), sendo uma aula semanal com duração de 50 minutos.

 

8. CULMINÂNCIA

 

Como proposta de culminância ao término da disciplina, será realizada a exposição das análises de textos literários realizadas pelos alunos no formato de pizza literária.

 

9. AVALIAÇÃO

 

O processo de avaliação se dará de maneira formativa, por meio da participação dos estudantes nas discussões e atividades propostas no decorrer de todas as aulas da disciplina.

 

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília, 2018.

 

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. 6ª impressão. São Paulo: Contexto, 2016.

 

JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos Marciolino. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

 

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura – teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes Editores, 2016 [1992].

 

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de Texto: o que é e como se faz? 3. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012 [1983].

 

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

 

PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: ensino médio. Secretaria de Educação e Esportes, União dos Dirigentes Municipais de Educação. Recife. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/pdfs/copy_of_RCSEEPE.pdf

 

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