Avaliação de Língua Portuguesa (1º ano do ensino médio): INTRODUÇÃO À LITERATURA
CONTEÚDOS: Texto literário e não literário; Gêneros e subgêneros literários; Figuras de linguagem; Literatura Colonial: Quinhentismo (literatura de informação e de catequese); Análise de textos literários.
A seguir, leia os
textos I e II para responder às questões sobre eles.
Texto I
A Dinamarca fica no Norte da Europa.
Ali os invernos são longos e rigorosos com noites compridas e dias curtos, pálidos
e gelados. A neve cobre a terra e os telhados, os rios gelam, os pássaros
emigram para os países do Sul à procura de sol, as árvores perdem as suas
folhas. [...]
Há muitos anos, há dezenas e
centenas de anos, havia em certo lugar da Dinamarca, no extremo Norte do país,
perto do mar, uma grande floresta de pinheiros, tílias, abetos e carvalhos.
Nessa floresta morava com a sua família um Cavaleiro. Viviam numa casa
construída numa clareira rodeada de bétulas. [...]
Na primavera as bétulas cobriam-se
de jovens folhas, leves e claras, que estremeciam à menor aragem. Então a neve
desaparecia e o degelo soltava as águas do rio que corria ali perto e cuja
corrente recomeçava a cantar noite e dia entre ervas, musgos e pedras. Depois a
floresta enchia-se de cogumelos e morangos selvagens. Então os pássaros
voltavam do Sul, o chão cobria-se de flores e os esquilos saltavam de árvore em
árvore. O ar povoava-se de vozes e de abelhas e a brisa sussurrava nas
ramagens.
Nas manhãs de verão verdes e
doiradas, as crianças saíam muito cedo, com um cesto de vime enfiado no braço
esquerdo e iam colher flores, morangos, amoras, cogumelos. Teciam grinaldas que
poisavam nos cabelos ou que punham a flutuar no rio. E dançavam e cantavam nas
relvas finas sob a sombra luminosa e trémula dos carvalhos e das tílias. [...]
ANDRESEN, S. de M. B. O
cavaleiro da Dinamarca. Porto: Figueirinhas, 2004.
Texto II
A Dinamarca é um país europeu
localizado na região da Escandinávia, no norte da Europa. Tem como capital
Copenhague, com mais de 1,3 milhão de habitantes. No total, a população
dinamarquesa é hoje de 5,79 milhões de pessoas, as quais dispõem de uma
qualidade de vida elevada. O país possui uma economia altamente desenvolvida e
cuja indústria se destaca na produção de turbinas eólicas, produtos
farmacêuticos e equipamentos de transporte.
A ocupação da região onde se
encontra a Dinamarca é muito anterior ao período que se estabeleceu como o de
início da história moderna do país, datando, aproximadamente, de 12 mil a.C.
Foi, no entanto, com o domínio dos vikings, povos nórdicos que viviam na região
da Escandinávia, que ocorreu a aceleração do povoamento e a expansão de sua
área. Esse período durou do século VIII ao século X ou XI. [...]
Embora seja o menor dos países escandinavos,
a Dinamarca é considerada hoje uma das nações mais desenvolvidas do mundo, de
economia altamente industrializada e cuja população desfruta de elevada
qualidade de vida.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/dinamarca.htm
QUESTÃO 1
Qual
é a principal diferença entre as abordagens dos textos I e II ao descrever a
Dinamarca?
a)
O Texto I foca em aspectos históricos, enquanto o Texto II se concentra na
flora e fauna.
b)
O Texto I apresenta uma visão poética e natural, enquanto o Texto II oferece
uma visão objetiva e histórica.
c)
Os dois textos descrevem a economia da Dinamarca.
d)
O Texto I se concentra na história moderna da Dinamarca, enquanto o Texto II
destaca a vida cotidiana.
QUESTÃO 2
Acerca
das noções de texto literário e não literário, analisando os textos I e II,
assinale a alternativa correta.
a)
Somente o Texto II é literário.
b)
Somente o Texto I é literário.
c)
Os dois textos são exemplos de textos literários.
d)
Nenhum dos textos é literário.
QUESTÃO 3
Considerando
o estudo acerca dos gêneros literários, é possível afirmar que o Texto I é um
exemplo do:
a)
gênero lírico; c)
gênero narrativo;
b)
gênero dramático; d) gênero
poema.
Releia
o seguinte trecho do Texto I:
“Então
a neve desaparecia e o degelo soltava as águas do rio que corria ali perto e
cuja corrente recomeçava a cantar noite e dia entre ervas, musgos e pedras.”
QUESTÃO 4
Quanto
ao uso de figuras de linguagem, a partir da leitura do trecho dado, é possível
afirmar que:
a)
há o emprego de sinestesia (combinação de diferentes sentidos do corpo humano);
b)
há o emprego de catacrese (normalização de um novo sentido dado a uma palavra);
c)
há o emprego de eufemismo (suavização do sentido de uma palavra ou expressão);
d)
há o emprego de personificação ou prosopopeia (características humanas
atribuídas a seres não humanos).
QUESTÃO 5
Analise
as afirmações a seguir:
I.
Textos literários utilizam uma linguagem conotativa e expressiva, buscando
evocar emoções e criar imagens vívidas na mente do leitor.
II.
Textos não literários são predominantemente objetivos e informativos, com a
intenção de transmitir dados e fatos de forma clara e precisa.
III.
Textos literários frequentemente apresentam uma estrutura fixa e padronizada,
como manuais de instrução e relatórios técnicos.
IV.
Textos não literários podem incluir elementos poéticos e estilísticos para
enriquecer a narrativa e oferecer múltiplas interpretações.
São
verdadeiras as afirmações:
a)
I e II, apenas; c) I
e III, apenas;
b)
II e IV, apenas; d) I,
II, III e IV.
Leia, a seguir, um trecho da Carta de Caminha:
“[...] Nela, até agora,
não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro;
nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor
fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. [...]”
Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São
Paulo: Contexto, 2001.
QUESTÃO 6
A carta de Pero Vaz de Caminha
permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o
relato destaca o seguinte objetivo:
a) Descrever a cultura local para
enaltecer a prosperidade portuguesa.
b) Transmitir o conhecimento dos
indígenas sobre o potencial econômico existente.
c) Realçar a pobreza dos habitantes
nativos para demarcar a superioridade europeia.
d) Valorizar a catequese a ser
realizada sobre os povos nativos.
QUESTÃO 7
Sobre
o Quinhentismo Brasileiro, assinale a opção correta.
a)
Foi um movimento literário caracterizado pela produção de textos científicos e
filosóficos, focados na racionalidade e no empirismo.
b)
Desenvolveu-se no século XVII, com forte influência do Iluminismo e da
Revolução Científica.
c)
Caracterizou-se principalmente pela literatura informativa dos viajantes e
cronistas, que descreviam as novas terras e os povos indígenas encontrados.
d)
Teve como principais autores José de Alencar e Machado de Assis, que escreveram
romances e contos sobre a vida na colônia.
QUESTÃO 8
Sobre
a literatura de catequese no Brasil Colonial, é correto afirmar que:
a)
O principal objetivo era instruir os colonos europeus sobre a cultura indígena,
valorizando tal cultura.
b)
Foi marcada por textos que destacavam as paisagens do Brasil, buscando atrair
mais colonos para a nova terra.
c)
Teve um papel importante na evangelização dos povos indígenas, utilizando-se de
textos que ensinavam as doutrinas cristãs e promoviam a conversão religiosa.
d)
Seus textos eram predominantemente escritos por viajantes e naturalistas, que
descreviam a fauna e flora brasileiras com grande riqueza de detalhes.
Leia
a estrofe abaixo e faça o que se pede após ela.
Dos
vícios já desligados
nos
pajés não crendo mais,
nem
suas danças rituais,
nem
seus mágicos cuidados.
ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e
adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110
QUESTÃO 9
Assinale
a opção correta, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos indígenas
em procissão.
a)
Na estrofe dada, os meninos indígenas representam o processo de aculturação de
forma clara.
b)
A estrofe pronunciada pelos meninos indígenas é um exemplo daquilo que se chamou
de literatura informativa.
c)
Os meninos indígenas estão afirmando e exaltando os valores de sua própria
cultura.
d)
A estrofe exemplifica a forma como os indígenas modificaram a cultura dos
portugueses.
Leia
a seguinte estrofe, escrita pelo Padre José de Anchieta, para responder à
Questão 10.
"Em toda a parte te vejo, ó Virgem Maria,
Neste vale ameno, neste monte elevado,
Nesta fonte, nesta gruta, neste prado,
Neste bosque tão verde, nesta floresta fria."
ANCHIETA, J. de. Poema da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus.
Trad. Armando Cardoso, S. J. São Paulo: Loyola, 1988, 2v.
QUESTÃO 10
Acerca
da estrofe acima, assinale a alternativa correta:
a)
O poema de José de Anchieta faz uma exaltação à natureza brasileira, destacando
sua exuberância e beleza.
b)
O poema de José de Anchieta é uma sátira aos costumes indígenas, retratando-os
de forma ofensiva.
c)
O poema de José de Anchieta é uma oração à Virgem Maria, expressando devoção e
religiosidade.
d)
O poema de José de Anchieta é uma crítica social aos colonizadores europeus,
denunciando suas práticas opressoras.
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