Avaliação de Língua Portuguesa (1º ano do ensino médio): INTRODUÇÃO À LITERATURA

 CONTEÚDOS: Texto literário e não literário; Gêneros e subgêneros literários; Figuras de linguagem; Literatura Colonial: Quinhentismo (literatura de informação e de catequese); Análise de textos literários.


A seguir, leia os textos I e II para responder às questões sobre eles.

 


Texto I

            A Dinamarca fica no Norte da Europa. Ali os invernos são longos e rigorosos com noites compridas e dias curtos, pálidos e gelados. A neve cobre a terra e os telhados, os rios gelam, os pássaros emigram para os países do Sul à procura de sol, as árvores perdem as suas folhas. [...]

            Há muitos anos, há dezenas e centenas de anos, havia em certo lugar da Dinamarca, no extremo Norte do país, perto do mar, uma grande floresta de pinheiros, tílias, abetos e carvalhos. Nessa floresta morava com a sua família um Cavaleiro. Viviam numa casa construída numa clareira rodeada de bétulas. [...]

            Na primavera as bétulas cobriam-se de jovens folhas, leves e claras, que estremeciam à menor aragem. Então a neve desaparecia e o degelo soltava as águas do rio que corria ali perto e cuja corrente recomeçava a cantar noite e dia entre ervas, musgos e pedras. Depois a floresta enchia-se de cogumelos e morangos selvagens. Então os pássaros voltavam do Sul, o chão cobria-se de flores e os esquilos saltavam de árvore em árvore. O ar povoava-se de vozes e de abelhas e a brisa sussurrava nas ramagens.

            Nas manhãs de verão verdes e doiradas, as crianças saíam muito cedo, com um cesto de vime enfiado no braço esquerdo e iam colher flores, morangos, amoras, cogumelos. Teciam grinaldas que poisavam nos cabelos ou que punham a flutuar no rio. E dançavam e cantavam nas relvas finas sob a sombra luminosa e trémula dos carvalhos e das tílias. [...]

 

ANDRESEN, S. de M. B. O cavaleiro da Dinamarca. Porto: Figueirinhas, 2004.

 

Texto II

            A Dinamarca é um país europeu localizado na região da Escandinávia, no norte da Europa. Tem como capital Copenhague, com mais de 1,3 milhão de habitantes. No total, a população dinamarquesa é hoje de 5,79 milhões de pessoas, as quais dispõem de uma qualidade de vida elevada. O país possui uma economia altamente desenvolvida e cuja indústria se destaca na produção de turbinas eólicas, produtos farmacêuticos e equipamentos de transporte.

            A ocupação da região onde se encontra a Dinamarca é muito anterior ao período que se estabeleceu como o de início da história moderna do país, datando, aproximadamente, de 12 mil a.C. Foi, no entanto, com o domínio dos vikings, povos nórdicos que viviam na região da Escandinávia, que ocorreu a aceleração do povoamento e a expansão de sua área. Esse período durou do século VIII ao século X ou XI. [...]

            Embora seja o menor dos países escandinavos, a Dinamarca é considerada hoje uma das nações mais desenvolvidas do mundo, de economia altamente industrializada e cuja população desfruta de elevada qualidade de vida.

 

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/dinamarca.htm

 

QUESTÃO 1

Qual é a principal diferença entre as abordagens dos textos I e II ao descrever a Dinamarca?

 

a) O Texto I foca em aspectos históricos, enquanto o Texto II se concentra na flora e fauna.

b) O Texto I apresenta uma visão poética e natural, enquanto o Texto II oferece uma visão objetiva e histórica.

c) Os dois textos descrevem a economia da Dinamarca.

d) O Texto I se concentra na história moderna da Dinamarca, enquanto o Texto II destaca a vida cotidiana.

 

QUESTÃO 2

Acerca das noções de texto literário e não literário, analisando os textos I e II, assinale a alternativa correta.

 

a) Somente o Texto II é literário.

b) Somente o Texto I é literário.

c) Os dois textos são exemplos de textos literários.

d) Nenhum dos textos é literário.

 

QUESTÃO 3

Considerando o estudo acerca dos gêneros literários, é possível afirmar que o Texto I é um exemplo do:

 

a) gênero lírico;                        c) gênero narrativo;

b) gênero dramático;                d) gênero poema.

Releia o seguinte trecho do Texto I:

 

“Então a neve desaparecia e o degelo soltava as águas do rio que corria ali perto e cuja corrente recomeçava a cantar noite e dia entre ervas, musgos e pedras.”

 

QUESTÃO 4

Quanto ao uso de figuras de linguagem, a partir da leitura do trecho dado, é possível afirmar que:

 

a) há o emprego de sinestesia (combinação de diferentes sentidos do corpo humano);

b) há o emprego de catacrese (normalização de um novo sentido dado a uma palavra);

c) há o emprego de eufemismo (suavização do sentido de uma palavra ou expressão);

d) há o emprego de personificação ou prosopopeia (características humanas atribuídas a seres não humanos).

 

QUESTÃO 5

Analise as afirmações a seguir:

 

I. Textos literários utilizam uma linguagem conotativa e expressiva, buscando evocar emoções e criar imagens vívidas na mente do leitor.

II. Textos não literários são predominantemente objetivos e informativos, com a intenção de transmitir dados e fatos de forma clara e precisa.

III. Textos literários frequentemente apresentam uma estrutura fixa e padronizada, como manuais de instrução e relatórios técnicos.

IV. Textos não literários podem incluir elementos poéticos e estilísticos para enriquecer a narrativa e oferecer múltiplas interpretações.

 

São verdadeiras as afirmações:

 

a) I e II, apenas;                      c) I e III, apenas;

b) II e IV, apenas;                    d) I, II, III e IV.

 

Leia, a seguir, um trecho da Carta de Caminha:

 

“[...] Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. [...]”

 

Carta de Pero Vaz de Caminha. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001.

 

QUESTÃO 6

A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato destaca o seguinte objetivo:

 

a) Descrever a cultura local para enaltecer a prosperidade portuguesa.

b) Transmitir o conhecimento dos indígenas sobre o potencial econômico existente.

c) Realçar a pobreza dos habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.

d) Valorizar a catequese a ser realizada sobre os povos nativos.

 

QUESTÃO 7

Sobre o Quinhentismo Brasileiro, assinale a opção correta.

 

a) Foi um movimento literário caracterizado pela produção de textos científicos e filosóficos, focados na racionalidade e no empirismo.

b) Desenvolveu-se no século XVII, com forte influência do Iluminismo e da Revolução Científica.

c) Caracterizou-se principalmente pela literatura informativa dos viajantes e cronistas, que descreviam as novas terras e os povos indígenas encontrados.

d) Teve como principais autores José de Alencar e Machado de Assis, que escreveram romances e contos sobre a vida na colônia.

 

QUESTÃO 8

Sobre a literatura de catequese no Brasil Colonial, é correto afirmar que:

 

a) O principal objetivo era instruir os colonos europeus sobre a cultura indígena, valorizando tal cultura.

b) Foi marcada por textos que destacavam as paisagens do Brasil, buscando atrair mais colonos para a nova terra.

c) Teve um papel importante na evangelização dos povos indígenas, utilizando-se de textos que ensinavam as doutrinas cristãs e promoviam a conversão religiosa.

d) Seus textos eram predominantemente escritos por viajantes e naturalistas, que descreviam a fauna e flora brasileiras com grande riqueza de detalhes.

 

Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede após ela.

 

Dos vícios já desligados

nos pajés não crendo mais,

nem suas danças rituais,

nem seus mágicos cuidados.

 

ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110

 

QUESTÃO 9

Assinale a opção correta, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos indígenas em procissão.

 

a) Na estrofe dada, os meninos indígenas representam o processo de aculturação de forma clara.

b) A estrofe pronunciada pelos meninos indígenas é um exemplo daquilo que se chamou de literatura informativa.

c) Os meninos indígenas estão afirmando e exaltando os valores de sua própria cultura.

d) A estrofe exemplifica a forma como os indígenas modificaram a cultura dos portugueses.

 

Leia a seguinte estrofe, escrita pelo Padre José de Anchieta, para responder à Questão 10.

 

"Em toda a parte te vejo, ó Virgem Maria,

Neste vale ameno, neste monte elevado,

Nesta fonte, nesta gruta, neste prado,

Neste bosque tão verde, nesta floresta fria."

 

ANCHIETA, J. de. Poema da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus. Trad. Armando Cardoso, S. J. São Paulo: Loyola, 1988, 2v.

 

QUESTÃO 10

Acerca da estrofe acima, assinale a alternativa correta:

 

a) O poema de José de Anchieta faz uma exaltação à natureza brasileira, destacando sua exuberância e beleza.

b) O poema de José de Anchieta é uma sátira aos costumes indígenas, retratando-os de forma ofensiva.

c) O poema de José de Anchieta é uma oração à Virgem Maria, expressando devoção e religiosidade.

d) O poema de José de Anchieta é uma crítica social aos colonizadores europeus, denunciando suas práticas opressoras.



GABARITO: 

1- B
2- B
3- C
4- D
5- A
6- D
7- C
8- C
9- A
10- C

 

Comentários

Mais visitadas!