Modo Indicativo - Tempos do Indicativo

Resultado de imagem para língua portuguesa

O modo indicativo é definido como o modo verbal que expressa um fato, uma certeza.

  
Ex: João fazia bicos para ajudar nas despesas de casa.
Tenho o desejo de ajudar os mais necessitados.

O modo indicativo possui os seguintes tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

PRESENTE - exprime ações acontecidas no momento da fala.
Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR
Eu: ajudo, como, parto
Tu: ajudas, comes, partes
Ele/ela: ajuda, come, parte
Nós: ajudamos, comemos, partimos
Vós: ajudais, comeis, partis
Eles/elas: ajudam, comem, partem

PRETÉRITO PERFEITO - Exprime ações concluídas no passado.
Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR
Eu: ajudei, comi, parti
Tu: ajudaste, comeste, partiste
Ele/ela: ajudou, comeu, partiu
Nós: ajudamos, comemos, partimos
Vós: ajudastes, comestes, partistes
Eles/elas: ajudaram, comeram, partiram

PRETÉRITO IMPERFEITO - Exprime ações que dão a ideia de não estarem concluídas no passado.
Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR
Eu: ajudava, comia, partia
Tu: ajudavas, comias, partias
Ele/ela: ajudava, comia, partia
Nós: ajudávamos, comíamos, partíamos
Vós: ajudáveis, comíeis, partíeis
Eles/elas: ajudavam, comiam, partiam

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO - Exprime ações concluídas há muito tempo no passado.
Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR
Eu: ajudara, comera, partira
Tu: ajudaras, comeras, partiras
Ele/ela: ajudara, comera, partira
Nós: ajudáramos, comêramos, partíramos
Vós: ajudáreis, comêreis, partíreis
Eles/elas: ajudaram, comeram, partiram

FUTURO DO PRETÉRITO - Exprime ações que iriam acontecer, mas não vão mais.
Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR
Eu: ajudaria, comeria, partiria
Tu: ajudarias, comerias, partirias
Ele/ela: ajudaria, comeria, partiria
Nós: ajudaríamos, comeríamos, partiríamos
Vós: ajudaríeis, comeríeis, partiríeis
Eles/elas: ajudariam, comeriam, partiriam

FUTURO DO PRESENTE - exprime ações que irão acontecer no futuro.
Ex: verbos AJUDAR, COMER, PARTIR
Eu: ajudarei, comerei, partirei
Tu: ajudarás, comerás, partirás
Ele/ela: ajudará, comerá, partirá
Nós: ajudaremos, comeremos, partiremos
Vós: ajudareis, comereis, partireis
Eles/elas: ajudarão, comerão, partirão

Comentários

  1. Amei suas sugestões de atividades, gostaria que vc postasse os gabaritos também. E como são excelentes! Vc deveria montar um material em e-book para comercializar para os professores. Eu e muitos da minha escola comprariam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui suas críticas e sugestões para melhoria do blog.
Desde já, agradeço!

Mais visitadas!

Atividade de Revisão sobre Verbo (7º ano - Língua Portuguesa)