Simulado de Língua Portuguesa (DESCRITORES DO SAEB) - 9º ano do ensino fundamental
Texto 1: "A Borboleta"
Trecho
adaptado do poema de Vinícius de Moraes:
Branca,
tão bela, a borboleta,
No céu
azul, voando inquieta.
Nas
flores, pousa sem parar,
Tão leve,
que não quer pesar.
1. (D1 -
Localizar informações explícitas em um texto) No trecho
“No céu azul, voando inquieta”, qual é a cor do céu?
a) Branco
b) Azul
c) Verde
d) Amarelo
2. (D2 -
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão em um texto) A
expressão "voando inquieta" sugere que a borboleta está:
a)
Calmamente
b) Apressada
c) Triste
d) Confusa
3. (D4 -
Inferir uma informação implícita em um texto) Podemos
inferir que a borboleta pousa nas flores porque:
a) Está
cansada
b) Quer se alimentar
c) Gosta de voar
d) Quer descansar
4. (D5 -
Interpretar o efeito de sentido de uma expressão) A
expressão "tão leve, que não quer pesar" transmite uma sensação de:
a)
Alegria
b) Suavidade
c) Força
d) Tristeza
5. (D6 -
Identificar o tema de um texto) Qual é o tema principal do poema?
a) O voo
de uma borboleta
b) O descanso das flores
c) A beleza do céu
d) A cor das borboletas
Texto 2: "O Gato e o Rato"
Era uma
vez um gato muito esperto e um rato muito astuto. O gato sempre tentava pegar o
rato, mas o rato conseguia escapar de todas as maneiras. Um dia, o gato armou
uma armadilha na cozinha, mas o rato, como sempre, conseguiu fugir. O gato
ficou frustrado, mas o rato apenas sorriu e disse: 'É preciso mais do que isso
para me pegar.'
6. (D1 -
Localizar informações explícitas em um texto) Quem
sempre tentava pegar o rato?
a) O cão
b) O rato
c) O gato
d) O pássaro
7. (D3 -
Diferenciar fato de opinião em um texto) Na frase “O gato era muito esperto”, temos:
a) Uma
opinião
b) Um fato
c) Uma previsão
d) Um julgamento
8. (D6 -
Identificar o tema de um texto) Qual é o tema principal do texto?
a) A
habilidade do rato em escapar
b) A amizade entre gato e rato
c) A cozinha do gato
d) O sorriso do rato
9. (D13 -
Identificar o uso adequado de pontuação) Na frase “É preciso mais do que
isso para me pegar”, o uso das aspas é para:
a)
Indicar uma fala
b) Dar ênfase
c) Citar um autor
d) Sugerir dúvida
10. (D7 -
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto) O que é
secundário na história?
a) O gato
tentava pegar o rato
b) O rato sempre escapava
c) O rato sorriu e falou
d) A cozinha onde estava a armadilha
11. (D15
- Identificar a função do discurso direto no texto) O uso da
fala direta do rato no final do texto:
a) Deixa
o leitor em suspense
b) Mostra que o rato é inteligente
c) Mostra a frustração do gato
d) Indica o final da história
Texto 3: "A Chuva"
O céu
ficou escuro e as nuvens começaram a se formar. Em pouco tempo, a chuva caiu
forte, molhando tudo por onde passava. As árvores balançavam com o vento, e as
pessoas corriam para se proteger. As gotas batiam no telhado, fazendo um som
relaxante.
12. (D1 -
Localizar informações explícitas em um texto) O que
aconteceu logo depois que o céu escureceu?
a) As
nuvens desapareceram
b) A chuva começou
c) O vento parou
d) As pessoas saíram
13. (D4 -
Inferir uma informação implícita em um texto) Podemos
inferir que as pessoas corriam para se proteger porque:
a)
Gostavam da chuva
b) Não queriam se molhar
c) Estavam com medo
d) O vento estava muito forte
14. (D6 -
Identificar o tema de um texto) Qual é o tema principal do texto?
a) O
barulho do telhado
b) A formação de nuvens
c) A chuva e seus efeitos
d) As árvores balançando
15. (D2 -
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão) O que a
expressão “fazendo um som relaxante” significa?
a) Um som
irritante
b) Um som tranquilo
c) Um som assustador
d) Um som alto
16. (D9 -
Identificar o efeito de sentido de palavras ou expressões) O efeito
de sentido da expressão "as gotas batiam no telhado" é de:
a) Ação
rápida
b) Movimento lento
c) Repetição rítmica
d) Silêncio profundo
17. (D3 -
Diferenciar fato de opinião em um texto) Na frase "As gotas faziam um
som relaxante", temos:
a) Um fato
b) Uma opinião
c) Um fato e uma opinião
d) Nenhuma das anteriores
18. (D8 -
Interpretar o sentido de uma metáfora ou de uma comparação) A frase
“As árvores balançavam com o vento” pode ser interpretada como:
a) Uma
metáfora para força
b) Um fato sobre a natureza
c) Uma opinião sobre as árvores
d) Uma comparação sobre resistência
19. (D12
- Reconhecer a concordância verbal e nominal) Qual
frase está correta quanto à concordância verbal?
a) As
pessoas correu para se proteger.
b) O céu ficaram escuro rapidamente.
c) As nuvens estavam densas.
d) A chuva e o vento forte caiu.
20. (D14
- Identificar o valor semântico de conectivos) Na frase
"As pessoas corriam para se proteger, porque a chuva estava forte", o
conectivo "porque" indica:
a)
Consequência
b) Explicação
c) Comparação
d) Alternativa
21. (D10
- Reconhecer o efeito de sentido do uso da pontuação) Qual o
efeito da vírgula na frase “As árvores balançavam, e as pessoas corriam”?
a) Marcar
uma pausa entre ações
b) Indicar surpresa
c) Expressar dúvida
d) Dividir ideias opostas
22. (D11
- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções e outros elementos coesivos) Na frase “A chuva começou e as pessoas correram”, o
conectivo "e" estabelece:
a) Adição
de ações
b) Contraste de ideias
c) Causa e consequência
d) Alternância
23. (D13
- Identificar o uso adequado de pronomes demonstrativos, possessivos e
indefinidos) Qual frase apresenta uso correto do pronome?
a) Este
chuva é forte.
b) Essa gotas são pequenas.
c) Aquelas nuvens estão escuras.
d) Essas árvore está molhada.
24. (D5 -
Interpretar o efeito de ironia ou humor em textos variados) Releia: “É preciso mais do que isso para me pegar.” A fala do
rato no texto “O Gato e o Rato” pode ser interpretada como:
a) Uma
ordem
b) Um conselho
c) Uma ironia
d) Um aviso
25. (D9 -
Inferir relações entre partes de um texto) No texto "A Chuva",
qual evento é resultado direto da chuva?
a) O
vento forte
b) As pessoas correndo
c) As árvores balançando
d) O som no telhado
GABARITO
1. b
2. b
3. b
4. b
5. a
6. c
7. a
8. a
9. a
10. d
11. b
12. b
13. b
14. c
15. b
16. c
17. b
18. b
19. c
20. b
21. a
22. a
23. c
24. c
25. b
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui suas críticas e sugestões para melhoria do blog.
Desde já, agradeço!