Documento reorganizador do Currículo de Pernambuco - Habilidades prioritárias e complementares
DOCUMENTO DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A proposta de Reorganização Curricular aqui apresentada
configura-se como uma referência para o planejamento dos professores, tanto no
retorno às aulas não-presenciais – ocorrido em 01/06/2020 com o término do
recesso escolar – quanto no retorno às aulas presenciais quando for decretado o
final do período de isolamento social, em decorrência da Pandemia da COVID-19.
Quando se iniciou a suspensão das aulas em março, a Secretaria
de Educação e Esportes (SEE) e a UNDIME iniciaram um planejamento estratégico
para disponibilizar várias formas de ações pedagógicas para apoiarem estudantes
e professores do ensino fundamental e do ensino médio a darem continuidade aos
processos de aprendizagem. Para isto, foram selecionados pelas equipes
técnico-pedagógicas da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação
(SEDE) e da UNDIME objetos de conhecimento, conteúdos, habilidades e
expectativas de aprendizagem referentes a cada ano escolar. Essa seleção
observou o grau de prioridade desses objetos de conhecimento considerando sua
relevância, pertinência e relação com outros a serem estudados nos bimestres
seguintes e pautou as aulas não presenciais e atividades disponibilizadas.
Mediante o prolongamento do período de suspensão de aulas
presenciais, da certeza que no retorno às atividades presenciais ainda teremos
restrições para a presença da totalidade de estudantes nas escolas e
considerando o parecer emitido pelo Conselho Nacional de Educação/Conselho
Pleno (CNE/CP) nº 5/2020, que orienta que se proceda ao reordenamento do
planejamento anual com o intuito de consolidar a realização qualificada do
processo de ensino e aprendizagem nas escolas, esse documento de Reorganização
Curricular vem a contribuir como uma referência para orientar o professor a
reorganizar o planejamento de suas aulas em 2020, tanto as propostas de
atividades não presenciais para esse momento, como também após o retorno às
aulas presenciais.
Salientamos que a materialização de tais medidas recai,
também, sobre a reformulação do calendário escolar; e, assim, sobre o redimensionamento da carga horária anual
destinada ao desenvolvimento das aulas presenciais no tocante ao processo de
ensino e aprendizagem dos saberes escolares, sendo possível a mesma ser
complementada por atividades não presenciais, podendo também ser reordenada
considerando a programação curricular de 2021.
Portanto, a partir do cenário de incertezas que decorre
da pandemia, é necessário que professores reorganizem o seu planejamento anual,
de modo que possam priorizar neste retorno a revisão do que foi trabalhado
presencialmente no início do ano letivo, o que foi trabalhado nas atividades
não presenciais, bem como dar continuidade ao planejado considerando a nova
organização do currículo a partir das habilidades e expectativas de
aprendizagem prioritárias para 2020, que precisam ser vivenciadas preferencialmente em aulas presenciais, e em habilidades e expectativas de
aprendizagem
complementares, que podem ser vivenciadas de forma presencial e também a partir
de outras estratégias, como atividades não presenciais, ou até a reorganização
envolvendo o ano letivo seguinte. O que se quer com esta proposta é garantir os
direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes sobre o que está posto no
currículo, dentro de um planejamento alinhado com a realidade da pandemia e dos
desafios que ela impõe à Educação.
É preciso ficar claro que não se trata de fazer um
recorte do currículo para redução do que será vivenciado, porque entende-se que
tudo que está no currículo é essencial para garantir os direitos de
aprendizagem. Na verdade, é uma proposta de reorganização que visa ajudar o
professor a se planejar frente à este momento de excepcionalidade que estamos
vivendo no mundo. De fato, o ano letivo de 2020 é atípico e precisará ser
reorganizado de forma diferente do formato regularmente adotado.
Vale reforçar que este material constitui uma orientação
para o professor, para que sejam assegurados os direitos e objetivos de
aprendizagem dos estudantes, com qualidade para o seu percurso escolar. O
professor, mediante seu planejamento anual, o conhecimento de seus estudantes e
do trabalho que realizou de forma não presencial poderá fazer os ajustes
necessários. O que a SEE e a UNDIME trazem aqui são referências que podem ser
consideradas na inteireza ou mesmo servirem de parâmetros para os professores.
Esperamos assim estar contribuindo para este trabalho de reorganização.
Para fins de
entendimento, apresentamos abaixo como o organizador de cada etapa da Educação
Básica está apresentado:
Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram
elencadas habilidades e objetos de conhecimento prioritários dos Componentes de
Língua Portuguesa e de Matemática, com a sugestão de que as habilidades
prioritárias dos demais componentes curriculares (Arte, Educação Física,
Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso) sejam definidas pelos
professores e abordadas numa perspectiva interdisciplinar com os dois
componentes supracitados. As habilidades sugeridas como prioritárias de Língua
Portuguesa e de Matemática seguem a mesma organização do Currículo de Pernambuco com o objetivo de dar continuidade
ao manuseio que o professor já tem com o referido documento. Foi acrescentado a
essa reorganização a indicação dos bimestres onde as habilidades estão
indicadas no documento que seleciona as habilidades do currículo. É importante
salientar que algumas habilidades prioritárias para o ensino de Língua
Portuguesa são recorrentes em mais de um bimestre, considerando que o objetivos
principal desse ensino nos Anos Iniciais é a apropriação do sistema da escrita
alfabética (alfabetização), a formação do leitor e formação do produtor de
textos orais e escritos, o que sinaliza para um trabalho contínuo em sala de aula.
Para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino
Médio foram apresentados, por componente curricular a cada ano e bimestre, as
habilidades/expectativas de aprendizagens e os objetos de
conhecimento/conteúdos prioritários e complementares que estão organizados e
agrupados em tabelas que identificam: para os Anos Finais - unidades temáticas,
objetos de conhecimento, habilidades e conteúdos; e para o Ensino Médio - eixos
/ campo, expectativas de aprendizagem e conteúdos. Também estão identificads as
aprendizagens trabalhadas nas videoaulas veiculadas no Canal EDUCA PE, nesse
momento de isolamento social.
Seguiremos com os princípios que nortearam a seleção e
identificação das habilidades e objetos de conhecimento a serem apresentados
nas tabelas para as etapas da Educação Básica. Salientamos que para o Ensino
Fundamental (anos iniciais e anos finais) o documento de referência utilizado foi
o Currículo de
Pernambuco para cada uma dessas etapas. Já para o Ensino Médio, o documento de
referência para tal reorganização foram os Parâmetros Curriculares de
Pernambuco.
(...)
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO
Nos anos finais
do ensino fundamental e no ensino médio a reorganização curricular baseou-se
nos seguintes critérios:
·
Contemplar todas unidades temáticas/eixos constantes
do Currículo de Pernambuco nos anos finais do EF e dos Parâmetros Curriculares,
no EM;
·
Priorizar habilidade/expectativas de aprendizagem,
objetos de conhecimento/conteúdos mais relevantes para a construção do
conhecimento de que trata o componente curricular, tendo como referência o ano
de ensino que o estudante está cursando;
·
Considerar a progressão das aprendizagens tanto
entre os bimestres quanto entre os Anos/Fases/Etapas da Escolarização Básica;
·
Considerar a continuidade das aprendizagens no
decorrer de todo processo de ensino ao longo dos anos de escolarização;
·
Oferecer habilidades e expectativas
de aprendizagem para a garantia da “ênfase na progressão de aprendizagens” e da
abordagem espiralada (não linear) dos conceitos.
·
Considerar aprendizagens que precisam ser efetivadas
no ano atual, possibilitando aos estudantes o elo necessário para a compreensão
do que está previsto para ser estudado no ano
seguinte;
·
Observar as habilidades/expectativas de aprendizagem
que têm no ano letivo vigente a sua única oportunidade de abordagem;
·
Observar os objetos de conhecimento / conteúdos
relevantes para compreensão de situações do cotidiano e sua interferência na
vida das pessoas e nas atividades econômicas e sociais, inclusive os que estão
relacionados com a Pandemia;
·
Considerar a possibilidade de algum objeto de
conhecimento e habilidade/expectativa de aprendizagem ser direcionado, de forma
extraordinária, para o ano letivo seguinte, considerando que possa ser incluído
sem prejuízos para o estudante e para o planejamento do ano letivo seguinte. Ou
mesmo, que possam ser vivenciados em outros formatos (não presenciais, mas
orientadas e acompanhados pelo professor ainda nesse ano);
·
Considerar a aproximação da escolha das expectativas
de aprendizagem e dos conteúdos com os temas de maior incidência no ENEM, no
caso do Ensino Médio.
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