Documento reorganizador do Currículo de Pernambuco - Habilidades prioritárias e complementares

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Olá, pessoal!

        Aqui disponibilizo para vocês o documento reorganizador do currículo do Estado de Pernambuco, com arquivos que contém as habilidades prioritárias e complementares voltadas aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Arte - para os anos finais do ensino fundamental.

CLIQUE AQUI e baixe o arquivo com as habilidades prioritárias e complementares de Língua Portuguesa.

CLIQUE AQUI e baixe o arquivo com as habilidades prioritárias e complementares de Língua Inglesa.

CLIQUE AQUI e baixe o arquivo com as habilidades prioritárias e complementares de Arte.

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DOCUMENTO DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

A proposta de Reorganização Curricular aqui apresentada configura-se como uma referência para o planejamento dos professores, tanto no retorno às aulas não-presenciais – ocorrido em 01/06/2020 com o término do recesso escolar – quanto no retorno às aulas presenciais quando for decretado o final do período de isolamento social, em decorrência da Pandemia da COVID-19.

 

Quando se iniciou a suspensão das aulas em março, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e a UNDIME iniciaram um planejamento estratégico para disponibilizar várias formas de ações pedagógicas para apoiarem estudantes e professores do ensino fundamental e do ensino médio a darem continuidade aos processos de aprendizagem. Para isto, foram selecionados pelas equipes técnico-pedagógicas da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE) e da UNDIME objetos de conhecimento, conteúdos, habilidades e expectativas de aprendizagem referentes a cada ano escolar. Essa seleção observou o grau de prioridade desses objetos de conhecimento considerando sua relevância, pertinência e relação com outros a serem estudados nos bimestres seguintes e pautou as aulas não presenciais e atividades disponibilizadas.

 

Mediante o prolongamento do período de suspensão de aulas presenciais, da certeza que no retorno às atividades presenciais ainda teremos restrições para a presença da totalidade de estudantes nas escolas e considerando o parecer emitido pelo Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP) nº 5/2020, que orienta que se proceda ao reordenamento do planejamento anual com o intuito de consolidar a realização qualificada do processo de ensino e aprendizagem nas escolas, esse documento de Reorganização Curricular vem a contribuir como uma referência para orientar o professor a reorganizar o planejamento de suas aulas em 2020, tanto as propostas de atividades não presenciais para esse momento, como também após o retorno às aulas presenciais.

 

Salientamos que a materialização de tais medidas recai, também, sobre a reformulação do calendário escolar; e, assim, sobre  o redimensionamento da carga horária anual destinada ao desenvolvimento das aulas presenciais no tocante ao processo de ensino e aprendizagem dos saberes escolares, sendo possível a mesma ser complementada por atividades não presenciais, podendo também ser reordenada considerando a programação curricular de 2021.

 

Portanto, a partir do cenário de incertezas que decorre da pandemia, é necessário que professores reorganizem o seu planejamento anual, de modo que possam priorizar neste retorno a revisão do que foi trabalhado presencialmente no início do ano letivo, o que foi trabalhado nas atividades não presenciais, bem como dar continuidade ao planejado considerando a nova organização do currículo a partir das habilidades e expectativas de aprendizagem prioritárias para 2020, que precisam ser vivenciadas preferencialmente em aulas presenciais, e em habilidades e expectativas de


aprendizagem complementares, que podem ser vivenciadas de forma presencial e também a partir de outras estratégias, como atividades não presenciais, ou até a reorganização envolvendo o ano letivo seguinte. O que se quer com esta proposta é garantir os direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes sobre o que está posto no currículo, dentro de um planejamento alinhado com a realidade da pandemia e dos desafios que ela impõe à Educação.

 

É preciso ficar claro que não se trata de fazer um recorte do currículo para redução do que será vivenciado, porque entende-se que tudo que está no currículo é essencial para garantir os direitos de aprendizagem. Na verdade, é uma proposta de reorganização que visa ajudar o professor a se planejar frente à este momento de excepcionalidade que estamos vivendo no mundo. De fato, o ano letivo de 2020 é atípico e precisará ser reorganizado de forma diferente do formato regularmente adotado.

 

Vale reforçar que este material constitui uma orientação para o professor, para que sejam assegurados os direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes, com qualidade para o seu percurso escolar. O professor, mediante seu planejamento anual, o conhecimento de seus estudantes e do trabalho que realizou de forma não presencial poderá fazer os ajustes necessários. O que a SEE e a UNDIME trazem aqui são referências que podem ser consideradas na inteireza ou mesmo servirem de parâmetros para os professores. Esperamos assim estar contribuindo para este trabalho de reorganização.

 

Para fins de entendimento, apresentamos abaixo como o organizador de cada etapa da Educação Básica está apresentado:

 

Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram elencadas habilidades e objetos de conhecimento prioritários dos Componentes de Língua Portuguesa e de Matemática, com a sugestão de que as habilidades prioritárias dos demais componentes curriculares (Arte, Educação Física, Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso) sejam definidas pelos professores e abordadas numa perspectiva interdisciplinar com os dois componentes supracitados. As habilidades sugeridas como prioritárias de Língua Portuguesa e de Matemática seguem a mesma organização do Currículo de  Pernambuco com o objetivo de dar continuidade ao manuseio que o professor já tem com o referido documento. Foi acrescentado a essa reorganização a indicação dos bimestres onde as habilidades estão indicadas no documento que seleciona as habilidades do currículo. É importante salientar que algumas habilidades prioritárias para o ensino de Língua Portuguesa são recorrentes em mais de um bimestre, considerando que o objetivos principal desse ensino nos Anos Iniciais é a apropriação do sistema da escrita alfabética (alfabetização), a formação do leitor e formação do produtor de textos orais e escritos, o que sinaliza para um trabalho contínuo em sala de aula.

 

Para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio foram apresentados, por componente curricular a cada ano e bimestre, as habilidades/expectativas de aprendizagens e os objetos de conhecimento/conteúdos prioritários e complementares que estão organizados e agrupados em tabelas que identificam: para os Anos Finais - unidades temáticas, objetos de conhecimento, habilidades e conteúdos; e para o Ensino Médio - eixos / campo, expectativas de aprendizagem e conteúdos. Também estão identificads as aprendizagens trabalhadas nas videoaulas veiculadas no Canal EDUCA PE, nesse momento de isolamento social.

 

Seguiremos com os princípios que nortearam a seleção e identificação das habilidades e objetos de conhecimento a serem apresentados nas tabelas para as etapas da Educação Básica. Salientamos que para o Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) o documento de referência utilizado foi


o Currículo de Pernambuco para cada uma dessas etapas. Já para o Ensino Médio, o documento de referência para tal reorganização foram os Parâmetros Curriculares de Pernambuco.

 

 

(...)

 

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO

 

Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio a reorganização curricular baseou-se nos seguintes critérios:

 

·         Contemplar todas unidades temáticas/eixos constantes do Currículo de Pernambuco nos anos finais do EF e dos Parâmetros Curriculares, no EM;

 

·         Priorizar habilidade/expectativas de aprendizagem, objetos de conhecimento/conteúdos mais relevantes para a construção do conhecimento de que trata o componente curricular, tendo como referência o ano de ensino que o estudante está cursando;

 

·         Considerar a progressão das aprendizagens tanto entre os bimestres quanto entre os Anos/Fases/Etapas da Escolarização Básica;

 

·         Considerar a continuidade das aprendizagens no decorrer de todo processo de ensino ao longo dos anos de escolarização;

 

·         Oferecer habilidades e expectativas de aprendizagem para a garantia da “ênfase na progressão de aprendizagens” e da abordagem espiralada (não linear) dos conceitos.

 

·         Considerar aprendizagens que precisam ser efetivadas no ano atual, possibilitando aos estudantes o elo necessário para a compreensão do que está previsto para ser estudado no ano seguinte;


·         Observar as habilidades/expectativas de aprendizagem que têm no ano letivo vigente a sua única oportunidade de abordagem;

 

·         Observar os objetos de conhecimento / conteúdos relevantes para compreensão de situações do cotidiano e sua interferência na vida das pessoas e nas atividades econômicas e sociais, inclusive os que estão relacionados com a Pandemia;

 

·         Considerar a possibilidade de algum objeto de conhecimento e habilidade/expectativa de aprendizagem ser direcionado, de forma extraordinária, para o ano letivo seguinte, considerando que possa ser incluído sem prejuízos para o estudante e para o planejamento do ano letivo seguinte. Ou mesmo, que possam ser vivenciados em outros formatos (não presenciais, mas orientadas e acompanhados pelo professor ainda nesse ano);

 

·         Considerar a aproximação da escolha das expectativas de aprendizagem e dos conteúdos com os temas de maior incidência no ENEM, no caso do Ensino Médio.

 


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