ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - Orações Subordinadas Substantivas (9º ANO)

LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO (Prof. Júnior)

Leia a tirinha a seguir para responder às questões 1 e 2.


1- No período “[...] o pior é que a sobremesa é pêssego com creme...”, retirado do último balão da tirinha, a oração destacada é classificada como:

a) oração subordinada substantiva objetiva direta.
b) oração subordinada substantiva subjetiva.
c) oração principal.
d) oração subordinada substantiva predicativa.

2- Ainda sobre a oração destacada no período “[...] o pior é que a sobremesa é pêssego com creme...”, assinale a alternativa correta.

a) Trata-se de uma oração desenvolvida, já que não apresenta conectivo (palavra de ligação) e o verbo encontra-se no gerúndio.
b) Trata-se de uma oração reduzida, já que não apresenta conectivo (palavra de ligação) e o verbo encontra-se no infinitivo.
c) É classificada como oração desenvolvida, porque apresenta conectivo (palavra de ligação) e seu verbo está conjugado no modo indicativo.
d) É classificada como oração reduzida, porque apresenta conectivo (palavra de ligação) e seu verbo encontra-se no particípio.

3- Leia o trecho da letra de música (de Vinícius de Moraes e Tom Jobim) e assinale a única alternativa correta sobre ele.

“Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar [...]”

a) No trecho, a oração destacada classifica-se como oração subordinada substantiva objetiva indireta.
b) A oração destacada é classificada como oração subordinada substantiva objetiva direta.
c) A oração destacada assume a função sintática de sujeito da oração “Eu sei [...]”.
d) A função sintática da oração em destaque é de complemento nominal.

GABARITO: 1 D        2 C        3 B

Comentários

Mais visitadas!

Atividade de Revisão sobre Verbo (7º ano - Língua Portuguesa)