COMO ESCREVER UMA REDAÇÃO PARA O ENEM? VEJA UM PASSO A PASSO!

Ø  ANTES DE PLANEJAR O TEXTO, COMPREENDA O TEMA:

 

O primeiro passo para a escrita de uma redação deve ser ler e entender a proposta temática, a partir dos textos motivadores que acompanham a frase temática. Assim, você precisa identificar, na frase dada como tema, as palavras mais importantes. Essas palavras devem ser abordadas em seu texto, para que você não fuja do tema nem o aborde parcialmente.

 

Exemplo de tema: Desafios para valorização da herança africana no Brasil (ENEM 2024)

 

            Nos textos motivadores que acompanham a proposta de produção no ENEM, sempre encontramos explicações e reflexões sobre essa frase temática, bem como significados para palavras que gerem dúvidas. Dessa forma, leia e releia tudo até compreender bem o tema.

 

Ø  ANTES DE ESCREVER, PLANEJE O TEXTO NA MENTE:

 

Pense: Qual repertório utilizar na introdução? Escolha dois aspectos do tema para você discutir e apresentar na tese. Existem argumentos que você pode usar para justificar os dois aspectos mencionados na tese? Esses aspectos vão servir para a escrita dos desenvolvimentos, por isso é importante identificar repertórios que possam ser associados ao que você escolheu destacar. Já é possível também pensar no que apresentar como proposta de intervenção para resolver esses problemas e se será necessário apresentar uma ou duas propostas de intervenção.

 

Exemplo de projeto de texto (você faz isso na sua mente): Para tratar da herança africana no Brasil, posso trazer como repertório, na introdução, a questão histórica do ciclo do ouro no país. Posso perceber como dois principais desafios para a valorização dessa herança: as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais. No desenvolvimento do texto, há a possibilidade de associar as políticas públicas ineficazes com a ideia de anomia social, de Émile Durkheim; e há a possibilidade de associar as falhas educacionais com o pensamento de Immanuel Kant, de que "o homem é aquilo que a educação faz dele". Na conclusão, posso apresentar duas propostas de intervenção: uma proposta para cada um dos desafios discutidos.

 

Ø  ESCREVA A INTRODUÇÃO (1 PARÁGRAFO COM 7 OU 8 LINHAS):

 

Depois de planejar o texto, é o momento de iniciarmos a escrita, com a introdução. A introdução precisa ter os seguintes elementos: contextualização (que, preferencialmente, é feita com um repertório), apresentação do tema e apresentação da tese. Veja como fazer cada trecho da introdução:

 

PRIMEIRA FRASE: Comece a introdução com um repertório (citação de autoridade, fato histórico, notícia, livro, filme, música, legislação, entre outras possibilidades) que esteja diretamente ligado a uma das principais palavras que o tema apresenta. Nessa primeira frase que será escrita, você deve unicamente apresentar a ideia que vai servir para contextualizar o tema. É importante que esse repertório tenha a ver com o tema diretamente. Você só precisa escrever esse repertório, sem expressar ainda qual a relação dele com o tema.

 

Exemplo: O "ciclo do ouro" – ocorrido no Brasil no século XVIII – acarretou o aumento do número de escravos provenientes do continente africano no país, trazidos com graves diferenças culturais entre si, sem que fossem levados em consideração os aspectos regionais e sociais de suas origens, ocasionando uma homogeneização forçada de indivíduos.

 

SEGUNDA FRASE: Agora você vai apresentar o tema. Faça a apresentação do tema relacionando ao repertório que você trouxe anteriormente. Qual a relação do repertório com o tema? Deixe claro que esse tema representa um problema para o Brasil.

 

Exemplo: Atualmente, de forma análoga à História Colonial Brasileira, ainda há uma forte tendência à padronização cultural da África, desprezando sua pluralidade e seu legado.

 

TERCEIRA FRASE: Na frase final da introdução, você deve apresentar a sua tese: a tese é justamente o seu ponto de vista sobre o assunto. Responda a uma das perguntas a seguir, para formular sua tese: Quais as duas principais causas que geram esse problema no Brasil? Quais os dois principais desafios que são enfrentados para resolver esse problema? Qual a importância de discutir esse problema e, ao mesmo tempo, qual a maior dificuldade para solucioná-lo? Quais as duas principais consequências desse problema? Você deve escolher responder apenas UMA dessas perguntas sugeridas e respondê-la com DOIS TÓPICOS. Isso será a sua tese e esses dois tópicos serão desenvolvidos nos próximos dois parágrafos. Por isso, é importante escolher bem.

 

Exemplo: Assim, dois grandes desafios para a valorização da herança africana no Brasil devem ser debelados: as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais.

 

 

 

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO COMPLETA

 

O "ciclo do ouro" – ocorrido no Brasil no século XVIII – acarretou o aumento do número de escravos provenientes do continente africano no país, trazidos com graves diferenças culturais entre si, sem que fossem levados em consideração os aspectos regionais e sociais de suas origens, ocasionando uma homogeneização forçada de indivíduos. Atualmente, de forma análoga à História Colonial Brasileira, ainda há uma forte tendência à padronização cultural da África, desprezando sua pluralidade e seu legado. Assim, dois grandes desafios para a valorização da herança africana no Brasil devem ser debelados: as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais.

 

 

 

Ø  ESCREVA O DESENVOLVIMENTO (2 PARÁGRAFOS COM 7 OU 8 LINHAS CADA):

 

O desenvolvimento é formado por DOIS PARÁGRAFOS de estrutura praticamente igual. Lembre-se de que na sua tese, na introdução, você destacou dois pontos para refletir sobre o tema. O primeiro parágrafo do desenvolvimento será sobre o primeiro ponto destacado na tese. O segundo parágrafo será sobre o segundo ponto.

 

ESTRUTURA VÁLIDA PARA OS DOIS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO:

 

PRIMEIRA FRASE: A primeira frase desse parágrafo deve apresentar o assunto dele, que é justamente o primeiro ponto destacado em sua tese. Essa frase inicial é chamada de tópico frasal e é uma frase curta que retoma o ponto que foi mencionado no final da introdução. Faça essa retomada utilizando palavras próximas ou, até mesmo, sinônimos.

 

Exemplo: Diante do cenário exposto, as políticas públicas ineficazes possibilitam a desvalorização do legado africano no país, uma vez que elas impedem o estabelecimento concreto de uma revisão histórica pautada em mais oportunidades, proteção e visibilidade para pessoas pretas.

 

SEGUNDA FRASE: A próxima frase deve apresentar um repertório sobre o assunto desse parágrafo: citação de autoridade, fato histórico, notícia, livro, filme, música, legislação, entre outras possibilidades, que tenha a ver diretamente com o assunto do parágrafo.

 

Exemplo: Consoante o sociólogo Émile Durkheim, uma sociedade sem regras claras, sem valores e sem limites encontra-se em estado de anomia social.

 

TERCEIRA FRASE: Agora você deve explicar qual a relação existente entre o repertório que você trouxe no parágrafo e o assunto dele. Você pode também apontar quais são as consequências do problema discutido nesse parágrafo para a sociedade brasileira.

 

Exemplo: Nesse sentido sociológico, esse estado anômico pode ser observado na hodierna realidade brasileira, na medida em que as políticas públicas ineficientes permitem o desprezo e o desrespeito com as religiões de matriz africana, a desassistência em áreas quilombolas e a ausência de representatividade em propagandas, por exemplo.

 

QUARTA FRASE: Você pode finalizar esse parágrafo com um olhar crítico sobre o problema, afirmando, por exemplo, que não é admissível que esse problema aconteça no país em pleno século XXI. Se preferir, em vez disso, você pode escrever uma frase que reconheça a necessidade de mudança e de intervenção sobre o problema.

 

Exemplo: Com base nisso, uma mudança urgente e pragmática deve ser realizada, visando à transformação dessa conjuntura, de modo a não só valorizar a herança africana no país, como também a protegê-la.

 

 

 

EXEMPLOS DE PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO COMPLETOS

 

Diante do cenário exposto, as políticas públicas ineficazes possibilitam a desvalorização do legado africano no país, uma vez que elas impedem o estabelecimento concreto de uma revisão histórica pautada em mais oportunidades, proteção e visibilidade para pessoas pretas. Consoante o sociólogo Émile Durkheim, uma sociedade sem regras claras, sem valores e sem limites encontra-se em estado de anomia social. Nesse sentido sociológico, esse estado anômico pode ser observado na hodierna realidade brasileira, na medida em que as políticas públicas ineficientes permitem o desprezo e o desrespeito com as religiões de matriz africana, a desassistência em áreas quilombolas e a ausência de representatividade em propagandas, por exemplo. Com base nisso, uma mudança urgente e pragmática deve ser realizada, visando à transformação dessa conjuntura, de modo a não só valorizar a herança africana no país, como também a protegê-la.

Ademais, as falhas educacionais também se constituem como importantes fatores que aprofundam o descaso com o legado africano no Brasil. Segundo o filósofo Immanuel Kant, "o homem é aquilo que a educação faz dele". Sob esse prisma filosófico, essas falhas educacionais solidificam mentalidades alienadas na população, potencializando preconceitos e ratificando equívocos concernentes à cultura africana no país. Nesse viés, a própria formação do cidadão brasileiro - no que tange à África e sua herança - é maculada por noções desprovidas de veracidade e etnocêntricas, corroborando a desvalorização da pluralidade e das "raízes africanas", presentes em campos variados, como a gastronomia, a dança e a religião, representados, respectivamente, pelo acarajé, pelo tambor de crioula e pelo candomblé. Então, torna-se imperiosa a correção imediata dessas falhas, no sentido de debelar erros e ampliar visões africanas positivas.

 

 

Ø  ESCREVA A CONCLUSÃO (1 PARÁGRAFO COM 7 OU 8 LINHAS):

 

            No texto dissertativo-argumentativo que escrevemos para o ENEM, a conclusão tem duas funções: o fechamento das ideias discutidas no texto e a apresentação de uma proposta de intervenção para todos os principais problemas apresentados e desenvolvidos anteriormente, que normalmente são dois. A proposta de intervenção precisa ser composta por 5 elementos: AGENTE (quem deve agir para resolver o problema?), AÇÃO (o que esse agente deve fazer?), MODO/MEIO (por meio de que a ação deve ser realizada?), EFEITO (a fim de que a ação deve ser realizada?) e um DETALHAMENTO de um dos elementos anteriores (o detalhamento serve para EXPLICAR um dos quatro elementos citados acima: você pode dizer qual a função do AGENTE na sociedade ou EXEMPLIFICAR como a ação pode ser realizada).

 

PRIMEIRA FRASE: Inicie a conclusão com uma frase curta (uma ou duas linhas), afirmando e reconhecendo que os problemas discutidos precisam de uma intervenção OU resumindo de modo bem breve os dois problemas que você discutiu nos parágrafos anteriores.

 

Exemplo: Portanto, infere-se que as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais configuram-se como os dois desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

 

SEGUNDA FRASE: Aqui você deve escrever a proposta de intervenção com todos os 5 elementos, respondendo às seguintes perguntas, no formato de uma frase bem articulada: QUEM DEVE AGIR? O QUE DEVE FAZER? POR MEIO DE QUÊ? A FIM DE QUÊ? Não se esqueça de DETALHAR um dos elementos, ou seja, dizendo qual a FUNÇÃO do agente na sociedade ou dando EXEMPLOS de como a ação pode ser realizada. Se essa proposta só resolver um dos problemas discutidos no texto, você deve escrever MAIS UMA FRASE, apresentando uma segunda proposta de intervenção que resolva o outro problema. A segunda proposta não precisa ser completa.

 

Exemplo: Nessa ótica, o Governo Federal - órgão máximo responsável pela ordem social - deve ampliar as políticas públicas existentes, tornando-as mais eficazes, por intermédio de uma aliança com o Governo Estadual e o Governo Municipal, com a finalidade de aumentar a proteção, as oportunidades e a representatividade das pessoas pretas.

 

ÚLTIMA FRASE: Finalize a conclusão retomando o repertório que você mencionou lá na introdução, para fechar bem as ideias.

 

Exemplo: Logo, o país possuirá uma estrutura melhor para "dialogar" com a herança da África, longe da padronização impositiva ocorrida durante o "ciclo do ouro" no século XVIII.

 

 

EXEMPLO DE CONCLUSÃO COMPLETA, COM DUAS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO

 

Portanto, infere-se que as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais configuram-se como os dois desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Nessa ótica, o Governo Federal - órgão máximo responsável pela ordem social - deve ampliar as políticas públicas existentes, tornando-as mais eficazes, por intermédio de uma aliança com o Governo Estadual e o Governo Municipal, com a finalidade de aumentar a proteção, as oportunidades e a representatividade das pessoas pretas. O Governo Federal também deve corrigir as falhas educacionais, por meio da Mídiagrande divulgadora de informaçõese da Escola, a fim de mitigar equívocos, ocasionando a valorização do legado africano. Logo, o país possuirá uma estrutura melhor para "dialogar" com a herança da África, longe da padronização impositiva ocorrida durante o "ciclo do ouro" no século XVIII.

 

Ø  DEPOIS DE ESCREVER O SEU TEXTO, REVISE TUDO:

 

- Observe se você usou palavras de ligação no início dos parágrafos de desenvolvimento e da conclusão e se utilizou, também, no início de cada frase dentro dos parágrafos (sempre depois dos pontos finais). Exemplos de palavras de ligação: nesse contexto, dessa forma, além disso, entretanto, porém, portanto, ademais, contudo, desse modo, dessa maneira, sob esse ponto de vista, sob essa perspectiva, sob esse viés, outrossim, então, logo, assim, entre outras possibilidades.

 

- Observe se você não repetiu palavras de modo desnecessário no seu texto.

 

- Observe se não há vírgulas fora do lugar ou ausência de vírgulas; se os pontos e acentos gráficos estão utilizados corretamente; se as palavras foram escritas de acordo com as regras gramaticais e ortográficas; se todas as regras de concordância e regência foram devidamente obedecidas.

 

- Somente após essa leitura de revisão e correção, você pode passar o seu texto a limpo, para a folha definitiva.

 

 

REDAÇÃO COMPLETA (NOTA MIL NO ENEM DE 2024)

TEMA: DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DA HERANÇA AFRICANA NO BRASIL

 

O "ciclo do ouro" – ocorrido no Brasil no século XVIII – acarretou o aumento do número de escravos provenientes do continente africano no país, trazidos com graves diferenças culturais entre si, sem que fossem levados em consideração os aspectos regionais e sociais de suas origens, ocasionando uma homogeneização forçada de indivíduos. Atualmente, de forma análoga à História Colonial Brasileira, ainda há uma forte tendência à padronização cultural da África, desprezando sua pluralidade e seu legado. Assim, dois grandes desafios para a valorização da herança africana no Brasil devem ser debelados: as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais.

Diante do cenário exposto, as políticas públicas ineficazes possibilitam a desvalorização do legado africano no país, uma vez que elas impedem o estabelecimento concreto de uma revisão histórica pautada em mais oportunidades, proteção e visibilidade para pessoas pretas. Consoante o sociólogo Émile Durkheim, uma sociedade sem regras claras, sem valores e sem limites encontra-se em estado de anomia social. Nesse sentido sociológico, esse estado anômico pode ser observado na hodierna realidade brasileira, na medida em que as políticas públicas ineficientes permitem o desprezo e o desrespeito com as religiões de matriz africana, a desassistência em áreas quilombolas e a ausência de representatividade em propagandas, por exemplo. Com base nisso, uma mudança urgente e pragmática deve ser realizada, visando à transformação dessa conjuntura, de modo a não só valorizar a herança africana no país, como também a protegê-la.

Ademais, as falhas educacionais também se constituem como importantes fatores que aprofundam o descaso com o legado africano no Brasil. Segundo o filósofo Immanuel Kant, "o homem é aquilo que a educação faz dele". Sob esse prisma filosófico, essas falhas educacionais solidificam mentalidades alienadas na população, potencializando preconceitos e ratificando equívocos concernentes à cultura africana no país. Nesse viés, a própria formação do cidadão brasileiro - no que tange à África e sua herança - é maculada por noções desprovidas de veracidade e etnocêntricas, corroborando a desvalorização da pluralidade e das "raízes africanas", presentes em campos variados, como a gastronomia, a dança e a religião, representados, respectivamente, pelo acarajé, pelo tambor de crioula e pelo candomblé. Então, torna-se imperiosa a correção imediata dessas falhas, no sentido de debelar erros e ampliar visões africanas positivas.

Portanto, infere-se que as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais configuram-se como os dois desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Nessa ótica, o Governo Federal - órgão máximo responsável pela ordem social - deve ampliar as políticas públicas existentes, tornando-as mais eficazes, por intermédio de uma aliança com o Governo Estadual e o Governo Municipal, com a finalidade de aumentar a proteção, as oportunidades e a representatividade das pessoas pretas. O Governo Federal também deve corrigir as falhas educacionais, por meio da Mídiagrande divulgadora de informações e da Escola, a fim de mitigar equívocos, ocasionando a valorização do legado africano. Logo, o país possuirá uma estrutura melhor para "dialogar" com a herança da África, longe da padronização impositiva ocorrida durante o "ciclo do ouro" no século XVIII.

 

TEXTO ESCRITO PELO ESTUDANTE: Danilo Oliveira Batista, de São Luís (MA)

 

 

 

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