PLANO DE AULA SOBRE ELEMENTOS DA NARRATIVA - LÍNGUA PORTUGUESA
1. Introdução (10 minutos)
- Atividade de
aquecimento:
Iniciar com uma breve discussão para ativar o conhecimento prévio dos
alunos. Perguntar: "Quais são os principais elementos que vocês
acreditam serem necessários para contar uma boa história?"
- Anotar as
respostas no quadro.
- Explicar que a
narrativa é composta de alguns elementos essenciais que iremos estudar na
aula.
2.
Apresentação dos Elementos da Narrativa (20 minutos)
- Apresentar e
explicar os seguintes elementos:
- Enredo: A sequência de
eventos que compõem a história (introdução, desenvolvimento, clímax e
desfecho).
- Personagens: Quem são os
seres que participam da história (protagonistas, antagonistas,
personagens secundários).
- Tempo: Quando a
história ocorre (tempo cronológico e tempo psicológico).
- Espaço: Onde a história
se passa.
- Foco Narrativo: Quem narra a
história (1ª pessoa ou 3ª pessoa).
- Conflito: O problema ou
desafio que movimenta a trama.
EXEMPLO
PARA EXPLANAÇÃO DOS ELEMENTOS:
POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL (Manuel Bandeira)
João Gostoso era carregador de feira livre e morava
no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
GABARITO PARA EXPLANAÇÃO DOS
ELEMENTOS: Aqui estão os elementos da narrativa presentes no poema
"Poema tirado de uma notícia de jornal", de Manuel Bandeira:
- Enredo:
- A história é simples e
direta. João Gostoso, um carregador de feira livre que mora no morro da
Babilônia, vai ao bar Vinte de Novembro, onde bebe, canta, dança e, em
seguida, se atira na lagoa Rodrigo de Freitas, onde morre afogado.
- Personagens:
- João Gostoso: Protagonista da
narrativa. Pouco se sabe sobre ele além de sua ocupação (carregador) e
seu fim trágico. A simplicidade de sua descrição reflete uma vida comum.
- Figuras secundárias (implícitas): Pessoas do
bar, embora não sejam mencionadas diretamente, podem estar presentes no
cenário.
- Tempo:
- Tempo cronológico: A sequência dos
acontecimentos é linear. A história se passa em uma única noite, desde a
chegada de João Gostoso no bar até o momento em que ele se atira na
lagoa.
- Tempo psicológico: Não há um foco profundo
em como João percebe o tempo, mas sua ação final (o suicídio) sugere um
peso emocional forte, mesmo que não seja diretamente explorado no texto.
- Espaço:
- Morro da Babilônia: Local onde João mora.
- Bar Vinte de Novembro: Local onde João bebe,
canta e dança.
- Lagoa Rodrigo de Freitas: Onde João se afoga.
- Foco Narrativo:
- Terceira pessoa: O narrador é impessoal e
descreve os fatos de maneira objetiva, como se estivesse relatando uma
notícia de jornal.
- Conflito:
- O conflito é interno e
subentendido. Embora o poema não explore os motivos que levaram João
Gostoso a se atirar na lagoa, o ato de se afogar sugere um conflito
psicológico ou emocional profundo, talvez relacionado à sua vida ou às
dificuldades que enfrentava.
3.
Atividade Prática (30 minutos)
- Leitura de um
conto curto
(5-10 minutos): Distribua um conto curto e peça que os alunos leiam
individualmente. Pode-se escolher um conto como "A Disciplina do Amor"
de Lygia Fagundes Telles ou outro adequado.
TEXTO: A DISCIPLINA
DO AMOR (Lygia Fagundes Telles)
Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um
cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho.
Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono,
ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho
saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas
que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo
animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali
ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa
que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina,
fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que
pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava
para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte.
Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao
posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do
cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão.
Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos
os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas
foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um
primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros
amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou
a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando… Uma tarde
(era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
- Identificação dos
Elementos (20-25 minutos): Após a leitura, os alunos deverão
identificar os elementos da narrativa no conto, anotando:
- Qual é o enredo
(resumo da história)?
- Quem são os
personagens principais e secundários?
- Qual é o tempo da
narrativa?
- Qual é o espaço
da narrativa?
- Qual é o foco
narrativo?
- Qual é o
conflito central?
GABARITO
PARA CORREÇÃO DA ATIVIDADE: Aqui estão os elementos
da narrativa no texto "A Disciplina do Amor" de Lygia
Fagundes Telles:
1. Enredo:
- A
história gira em torno de um jovem francês e seu cachorro durante a
Segunda Guerra Mundial. O cachorro esperava diariamente na esquina pela
volta do dono, que foi convocado para a guerra e morreu em um bombardeio.
Apesar da morte do jovem, o cachorro nunca deixou de esperar o retorno do
dono, permanecendo fiel ao longo dos anos, até morrer em seu posto.
2. Personagens:
- O
cachorro: Protagonista fiel e leal, que simboliza
o amor incondicional. Sua persistência em esperar o dono é o centro
emocional da narrativa.
- O
jovem: Dono do cachorro, um soldado convocado
durante a Segunda Guerra Mundial. Sua morte provoca o drama da história.
- Personagens
secundários: As pessoas da vila que
inicialmente interagiam com o cachorro e, com o tempo, foram se esquecendo
do jovem e da espera contínua do animal.
3. Tempo:
- Tempo
cronológico: A narrativa abrange anos,
começando antes da convocação do jovem para a guerra e estendendo-se por
todo o período em que o cachorro espera o retorno de seu dono, até sua
morte.
- Tempo
psicológico: A passagem do tempo é percebida
principalmente pela solidão e pela imutável esperança do cachorro. Para
ele, o tempo parece congelado, já que continua esperando o dono mesmo com
o passar dos anos.
4. Espaço:
- A
história se passa em uma vila na França, durante a Segunda Guerra
Mundial. O ponto principal é a esquina onde o cachorro esperava o
dono diariamente. Esse espaço torna-se simbólico da espera e da lealdade.
5. Foco Narrativo:
- Terceira
pessoa onisciente: O narrador tem uma visão externa
e onisciente, descrevendo os sentimentos e ações tanto do cachorro quanto
das pessoas da vila. O narrador parece assumir um tom de reflexão e
melancolia ao relatar a espera incansável do cachorro.
6. Conflito:
- O
conflito central é o contraste entre a espera incansável e fiel do
cachorro e a realidade da morte do dono, algo que o animal nunca
compreenderá. Enquanto os humanos, com o tempo, seguem com suas vidas e
esquecem o soldado, o cachorro permanece preso à sua lealdade, criando um
conflito emocional profundo.
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