PLANO DE AULA SOBRE ELEMENTOS DA NARRATIVA - LÍNGUA PORTUGUESA

1. Introdução (10 minutos)

 

  • Atividade de aquecimento: Iniciar com uma breve discussão para ativar o conhecimento prévio dos alunos. Perguntar: "Quais são os principais elementos que vocês acreditam serem necessários para contar uma boa história?"
    • Anotar as respostas no quadro.
    • Explicar que a narrativa é composta de alguns elementos essenciais que iremos estudar na aula.

 

2. Apresentação dos Elementos da Narrativa (20 minutos)

 

  • Apresentar e explicar os seguintes elementos:
    1. Enredo: A sequência de eventos que compõem a história (introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho).
    2. Personagens: Quem são os seres que participam da história (protagonistas, antagonistas, personagens secundários).
    3. Tempo: Quando a história ocorre (tempo cronológico e tempo psicológico).
    4. Espaço: Onde a história se passa.
    5. Foco Narrativo: Quem narra a história (1ª pessoa ou 3ª pessoa).
    6. Conflito: O problema ou desafio que movimenta a trama.

 

EXEMPLO PARA EXPLANAÇÃO DOS ELEMENTOS:

 

POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL (Manuel Bandeira)

 

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

 

 

GABARITO PARA EXPLANAÇÃO DOS ELEMENTOS: Aqui estão os elementos da narrativa presentes no poema "Poema tirado de uma notícia de jornal", de Manuel Bandeira:

 

  1. Enredo:
    • A história é simples e direta. João Gostoso, um carregador de feira livre que mora no morro da Babilônia, vai ao bar Vinte de Novembro, onde bebe, canta, dança e, em seguida, se atira na lagoa Rodrigo de Freitas, onde morre afogado.
  2. Personagens:
    • João Gostoso: Protagonista da narrativa. Pouco se sabe sobre ele além de sua ocupação (carregador) e seu fim trágico. A simplicidade de sua descrição reflete uma vida comum.
    • Figuras secundárias (implícitas): Pessoas do bar, embora não sejam mencionadas diretamente, podem estar presentes no cenário.
  3. Tempo:
    • Tempo cronológico: A sequência dos acontecimentos é linear. A história se passa em uma única noite, desde a chegada de João Gostoso no bar até o momento em que ele se atira na lagoa.
    • Tempo psicológico: Não há um foco profundo em como João percebe o tempo, mas sua ação final (o suicídio) sugere um peso emocional forte, mesmo que não seja diretamente explorado no texto.
  4. Espaço:
    • Morro da Babilônia: Local onde João mora.
    • Bar Vinte de Novembro: Local onde João bebe, canta e dança.
    • Lagoa Rodrigo de Freitas: Onde João se afoga.
  5. Foco Narrativo:
    • Terceira pessoa: O narrador é impessoal e descreve os fatos de maneira objetiva, como se estivesse relatando uma notícia de jornal.
  6. Conflito:
    • O conflito é interno e subentendido. Embora o poema não explore os motivos que levaram João Gostoso a se atirar na lagoa, o ato de se afogar sugere um conflito psicológico ou emocional profundo, talvez relacionado à sua vida ou às dificuldades que enfrentava.

 

3. Atividade Prática (30 minutos)

 

  • Leitura de um conto curto (5-10 minutos): Distribua um conto curto e peça que os alunos leiam individualmente. Pode-se escolher um conto como "A Disciplina do Amor" de Lygia Fagundes Telles ou outro adequado.

 

TEXTO: A DISCIPLINA DO AMOR (Lygia Fagundes Telles)

 

        Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.

        Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando àquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.

        Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.

        As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando… Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.

 

  • Identificação dos Elementos (20-25 minutos): Após a leitura, os alunos deverão identificar os elementos da narrativa no conto, anotando:

 

    • Qual é o enredo (resumo da história)?
    • Quem são os personagens principais e secundários?
    • Qual é o tempo da narrativa?
    • Qual é o espaço da narrativa?
    • Qual é o foco narrativo?
    • Qual é o conflito central?

 

GABARITO PARA CORREÇÃO DA ATIVIDADE: Aqui estão os elementos da narrativa no texto "A Disciplina do Amor" de Lygia Fagundes Telles:

 

1. Enredo:

  • A história gira em torno de um jovem francês e seu cachorro durante a Segunda Guerra Mundial. O cachorro esperava diariamente na esquina pela volta do dono, que foi convocado para a guerra e morreu em um bombardeio. Apesar da morte do jovem, o cachorro nunca deixou de esperar o retorno do dono, permanecendo fiel ao longo dos anos, até morrer em seu posto.

2. Personagens:

  • O cachorro: Protagonista fiel e leal, que simboliza o amor incondicional. Sua persistência em esperar o dono é o centro emocional da narrativa.
  • O jovem: Dono do cachorro, um soldado convocado durante a Segunda Guerra Mundial. Sua morte provoca o drama da história.
  • Personagens secundários: As pessoas da vila que inicialmente interagiam com o cachorro e, com o tempo, foram se esquecendo do jovem e da espera contínua do animal.

3. Tempo:

  • Tempo cronológico: A narrativa abrange anos, começando antes da convocação do jovem para a guerra e estendendo-se por todo o período em que o cachorro espera o retorno de seu dono, até sua morte.
  • Tempo psicológico: A passagem do tempo é percebida principalmente pela solidão e pela imutável esperança do cachorro. Para ele, o tempo parece congelado, já que continua esperando o dono mesmo com o passar dos anos.

4. Espaço:

  • A história se passa em uma vila na França, durante a Segunda Guerra Mundial. O ponto principal é a esquina onde o cachorro esperava o dono diariamente. Esse espaço torna-se simbólico da espera e da lealdade.

5. Foco Narrativo:

  • Terceira pessoa onisciente: O narrador tem uma visão externa e onisciente, descrevendo os sentimentos e ações tanto do cachorro quanto das pessoas da vila. O narrador parece assumir um tom de reflexão e melancolia ao relatar a espera incansável do cachorro.

6. Conflito:

  • O conflito central é o contraste entre a espera incansável e fiel do cachorro e a realidade da morte do dono, algo que o animal nunca compreenderá. Enquanto os humanos, com o tempo, seguem com suas vidas e esquecem o soldado, o cachorro permanece preso à sua lealdade, criando um conflito emocional profundo.

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