Leitura e análise de SONETO DE FIDELIDADE (Vinícius de Moraes)

Leia o poema abaixo e responda às perguntas após ele.


SONETO DE FIDELIDADE 

(Vinícius de Moraes)


De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.


Quero vivê-lo em cada vão momento

E em louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.


E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.


1- Como o eu lírico define a fidelidade no contexto do poema?

O eu lírico define a fidelidade não como um compromisso de longo prazo, mas como uma entrega total e verdadeira no presente. A fidelidade, para ele, é expressa na intensidade e na sinceridade do amor enquanto ele existe, sem promessas para o futuro.


2- Qual é a importância da impermanência no poema?

A impermanência é central no poema, com o eu lírico aceitando que o amor é efêmero e que seu valor está na sua intensidade e sinceridade enquanto dura. Isso contrasta com a visão tradicional de amor eterno, sugerindo que o amor não precisa durar para sempre para ser verdadeiro e significativo.


3- De que maneira o soneto trata a dualidade entre o presente e o futuro?

O soneto foca no presente, ressaltando a importância de viver o amor intensamente agora, sem se preocupar com o futuro. Essa visão reflete uma filosofia carpe diem, em que o presente é valorizado acima de promessas futuras, que são incertas.


4- Qual é o papel da linguagem poética na construção do tema da fidelidade?

A linguagem poética, com sua escolha de palavras e estrutura formal, reforça a mensagem de que o amor é tanto intenso quanto passageiro. A forma fixa do soneto, com seus 14 versos e rimas regulares, contrasta com a ideia de um amor que não precisa ser eterno para ser válido, criando uma tensão entre a forma e o conteúdo.


5- Como o tom do poema evolui ao longo dos versos?

O poema começa com um tom de segurança e comprometimento, mas evolui para uma reflexão mais incerta sobre a possibilidade de esquecimento. Essa mudança de tom sugere que, apesar da entrega total ao amor, há uma aceitação da incerteza e da possibilidade de que o amor se acabe.


6- O que o verso final ("Que não seja imortal, posto que é chama") revela sobre a visão do eu lírico em relação à eternidade do amor?

O verso final reconhece que o amor, como uma chama, é algo que pode se apagar. Isso revela uma visão pragmática do eu lírico, que valoriza mais a intensidade e a verdade do sentimento no presente do que a sua duração eterna.


7- De que maneira o soneto dialoga com outras obras sobre o tema da fidelidade e do amor?

O "Soneto de Fidelidade" se diferencia de obras que idealizam o amor eterno ao enfatizar a intensidade do amor no presente. Ele dialoga com a tradição literária, mas propõe uma visão mais moderna e realista do amor, onde a fidelidade é medida pela sinceridade do sentimento no agora, e não por sua perpetuação.


Comentários

Mais visitadas!