O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (REDAÇÃO ESCOLAR): COMO ESCREVER?
LÍNGUA PORTUGUESA (9º ANO) – PROF.
JÚNIOR OLIVEIRA
O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Escrito de maneira impessoal,
na modalidade escrita formal da
língua portuguesa, o texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo
principal a persuasão (convencimento);
obedece aos princípios textuais de coesão
(ligação de termos, orações, períodos) e coerência
(ligação de ideias), dentre outros; está dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
INTRODUÇÃO: Apresentação do
problema de modo geral, destacando no mínimo dois pontos relevantes sobre o
tema. Um parágrafo com no máximo 7 linhas é suficiente para essa primeira parte
do texto.
DESENVOLVIMENTO: Nessa parte,
desenvolvemos os pontos relevantes apresentados na introdução. Podemos trazer
para o nosso texto, dando força aos nossos argumentos, informações reconhecidas
sobre o tema (como: dados numéricos, leis, pensamentos de estudiosos e
especialistas). Podemos usar um parágrafo para cada ponto destacado.
CONCLUSÃO: É a parte em que
finalizamos o nosso texto, sem deixar dúvidas ao leitor de que dominamos o tema
discutido. Na conclusão, podemos, além de concluir nossas ideias, apresentar
possíveis soluções para os problemas apresentados e destacados no texto. Um
parágrafo é suficiente.
EXEMPLO DE TEXTO
DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO – REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM
TEMA: A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA
CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA
A persistência da violência contra a mulher na sociedade
brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que,
diariamente, mulheres são vítimas dessa questão. Assim, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico
cultural e o desrespeito às leis.
Nesse sentido, segundo a História, a
mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem. Comprova-se isso pelo fato de elas poderem exercer
direitos políticos, ingressarem no mercado de trabalho e escolherem suas
próprias roupas muito tempo depois do gênero oposto. Esse cenário, juntamente aos inúmeros casos de violência contra as
mulheres, confirma a ideia de que elas são vítimas de um legado
histórico-cultural. Nesse contexto,
a cultura machista prevaleceu ao longo dos anos a ponto de enraizar-se na
sociedade contemporânea, mesmo que de forma implícita, à primeira vista.
Além disso, conforme
previsto pela Constituição Brasileira, todos são iguais perante a lei,
independente de cor, raça ou gênero, sendo a isonomia salarial, aquela que
prevê mesmo salário para os que desempenham mesma função, também garantida por
lei. No entanto, o que se observa em
diversas partes do país é a gritante diferença entre os salários de homens e
mulheres, principalmente se estas forem negras. Esse fato causa extrema decepção e constrangimento a elas, as quais
se sentem inseguras e sem ter a quem recorrer. Desse modo, medidas fazem-se
necessárias para solucionar a problemática.
Portanto, diante dos
argumentos supracitados, é dever do Estado proteger as mulheres da violência,
tanto física quanto moral, criando campanhas de combate à violência, além de
impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as
cumprem. Somem-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando
os professores, no intuito de formar cidadãos mais comprometidos em garantir o
bem-estar da sociedade como um todo.
OBSERVAÇÕES:
- Perceba que, no início dos parágrafos e dos períodos, devemos utilizar palavras que servem para
interligar as ideias e partes do texto (como: Nesse sentido... Dessa forma... Desse modo... Assim... Nesse
contexto... que dão ideia de continuidade e relação entre ideias; quando
queremos opor ideias, podemos utilizar palavras e expressões como: Em contrapartida... No entanto... Entretanto... Porém... Contudo... entre outras; e,
para indicar uma conclusão, podemos usar, por exemplo, a palavra Portanto...). A essas palavras, que
interligam as ideias, damos o nome de conectivos.
O uso de conectivos favorece a coesão (ligação entre palavras e orações) e a
coerência textual (ligação entre ideias).
- Lembre-se de que é importante revisar o texto após a escrita,
identificando e corrigindo possíveis erros, e analisando se o texto está
objetivo, claro, sem contradições e de fácil compreensão.
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