O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (REDAÇÃO ESCOLAR): COMO ESCREVER?



LÍNGUA PORTUGUESA (9º ANO) – PROF. JÚNIOR OLIVEIRA
O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

         Escrito de maneira impessoal, na modalidade escrita formal da língua portuguesa, o texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo principal a persuasão (convencimento); obedece aos princípios textuais de coesão (ligação de termos, orações, períodos) e coerência (ligação de ideias), dentre outros; está dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

INTRODUÇÃO: Apresentação do problema de modo geral, destacando no mínimo dois pontos relevantes sobre o tema. Um parágrafo com no máximo 7 linhas é suficiente para essa primeira parte do texto.

DESENVOLVIMENTO: Nessa parte, desenvolvemos os pontos relevantes apresentados na introdução. Podemos trazer para o nosso texto, dando força aos nossos argumentos, informações reconhecidas sobre o tema (como: dados numéricos, leis, pensamentos de estudiosos e especialistas). Podemos usar um parágrafo para cada ponto destacado.

CONCLUSÃO: É a parte em que finalizamos o nosso texto, sem deixar dúvidas ao leitor de que dominamos o tema discutido. Na conclusão, podemos, além de concluir nossas ideias, apresentar possíveis soluções para os problemas apresentados e destacados no texto. Um parágrafo é suficiente.

EXEMPLO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO – REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM

TEMA: A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas dessa questão. Assim, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico cultural e o desrespeito às leis.
         Nesse sentido, segundo a História, a mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem. Comprova-se isso pelo fato de elas poderem exercer direitos políticos, ingressarem no mercado de trabalho e escolherem suas próprias roupas muito tempo depois do gênero oposto. Esse cenário, juntamente aos inúmeros casos de violência contra as mulheres, confirma a ideia de que elas são vítimas de um legado histórico-cultural. Nesse contexto, a cultura machista prevaleceu ao longo dos anos a ponto de enraizar-se na sociedade contemporânea, mesmo que de forma implícita, à primeira vista.
         Além disso, conforme previsto pela Constituição Brasileira, todos são iguais perante a lei, independente de cor, raça ou gênero, sendo a isonomia salarial, aquela que prevê mesmo salário para os que desempenham mesma função, também garantida por lei. No entanto, o que se observa em diversas partes do país é a gritante diferença entre os salários de homens e mulheres, principalmente se estas forem negras. Esse fato causa extrema decepção e constrangimento a elas, as quais se sentem inseguras e sem ter a quem recorrer. Desse modo, medidas fazem-se necessárias para solucionar a problemática.
         Portanto, diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado proteger as mulheres da violência, tanto física quanto moral, criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem. Somem-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando os professores, no intuito de formar cidadãos mais comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.

OBSERVAÇÕES:

- Perceba que, no início dos parágrafos e dos períodos, devemos utilizar palavras que servem para interligar as ideias e partes do texto (como: Nesse sentido... Dessa forma... Desse modo... Assim... Nesse contexto... que dão ideia de continuidade e relação entre ideias; quando queremos opor ideias, podemos utilizar palavras e expressões como: Em contrapartida... No entanto... Entretanto... Porém... Contudo... entre outras; e, para indicar uma conclusão, podemos usar, por exemplo, a palavra Portanto...). A essas palavras, que interligam as ideias, damos o nome de conectivos. O uso de conectivos favorece a coesão (ligação entre palavras e orações) e a coerência textual (ligação entre ideias).
- Lembre-se de que é importante revisar o texto após a escrita, identificando e corrigindo possíveis erros, e analisando se o texto está objetivo, claro, sem contradições e de fácil compreensão.

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