Gênero dissertativo-argumentativo (redação escolar): O que é? Como se faz?



QUE GÊNERO É ESSE?

Antes de responder a essa pergunta, é preciso que aprendamos a diferenciar o texto dissertativo-argumentativo do texto puramente dissertativo.
No texto dissertativo (ou dissertação) não é permitido ao produtor expressar a sua opinião: o autor deve apenas falar/escrever sobre o tema de maneira neutra, sem assumir um posicionamento (uma opinião) com relação a ele.
Diferentemente, o texto dissertativo-argumentativo (ou redação escolar) exige do leitor a tomada e defesa de uma posição. Veja:

Dissertar: falar ou escrever sobre determinado assunto de modo sistemático, abrangente e profundo.
Argumentar: apresentar fatos, ideias, razões lógicas, provas etc. que comprovem uma afirmação, uma tese.

Assim, o gênero dissertativo-argumentativo (ou redação escolar) tem como característica principal a exposição e defesa de determinado ponto de vista acerca de um dado tema, com argumentos que sejam capazes de convencer/persuadir o leitor. Desse modo, a persuasão é um objetivo crucial do gênero em questão. 

POR QUE É PRECISO CONHECÊ-LO E SABER PRODUZI-LO?

Os gêneros textuais, de modo geral, compreendem as diversas maneiras como os textos podem se apresentar. Essa diversidade fica clara quando percebemos que uma receita de bolo não tem a mesma estrutura de um poema. Cada gênero possui características próprias e aparecem em lugares determinados, de acordo com as informações que são apresentadas. Dominar a produção dos diversos gêneros é uma ferramenta para agir na sociedade, enquanto cidadão.
O conhecimento das características e o domínio da produção do gênero dissertativo-argumentativo permitirão a você, falante, comprovar que sabe falar sobre um assunto e posicionar-se a respeito dele. Além disso, esse gênero permite o posicionamento crítico na vida social em geral e é um critério de seleção no Exame Nacional do Ensino Médio, vestibulares, concursos públicos, entre outros.

COMO PRODUZI-LO?

O gênero dissertativo-argumentativo precisa ter começo, meio e fim, deve ser escrito de maneira impessoal, com o registro formal da Língua Portuguesa (norma-padrão) e deve ser estruturado da seguinte maneira:

1. INTRODUÇÃO
Na introdução, apresentamos o tema (assunto) sobre o qual iremos falar em nosso texto, tendo em mente que o nosso leitor ainda desconhece o que vamos discutir. Isso deve ser feito de maneira geral e objetiva. Um parágrafo é suficiente para a introdução. 
Dependendo do tema da redação, podemos iniciar a escrita da introdução com palavras e expressões como: Ultimamente... Atualmente... Nos últimos anos... Muito se tem discutido sobre... entre inúmeras outras.

2. DESENVOLVIMENTO 
O desenvolvimento é a parte mais importante do texto. É nela que vamos desenvolver, detalhar e discutir o tema (assunto) de nossa redação. É aqui que vamos defender as nossas ideias. Podemos fazer isso utilizando nossos próprios conhecimentos e acrescentando os conhecimentos de pessoas que compreendem bem o assunto, para dar força ao que pretendemos defender. 
Lembre-se de que o objetivo do gênero em estudo é a persuasão: convencer o leitor! Com esse mesmo objetivo, podemos incluir no texto dados numéricos e estatísticos, dependendo do tema. Em um texto curto (até trinta linhas), dois ou três parágrafos são suficientes para o desenvolvimento. 
Ao iniciar os parágrafos e as orações, devemos utilizar palavras que servem para interligar as ideias (como: Nesse sentido... Dessa forma... Desse modo... Assim...; e, além dessas, quando queremos relacionar ideias que são contrárias, podemos utilizar palavras e expressões como: Em contrapartida... No entanto... Entretanto... Porém... Contudo... entre outras). A essas palavras, que interligam as ideias, damos o nome de conectivos. O uso de conectivos favorece a coesão (união e progressão de ideias) e a coerência textual (unidade de sentido).

3. CONCLUSÃO: 
Nesta parte, devemos amarrar tudo o que discutimos em nosso texto e encerrar a discussão. Dependendo do tema, podemos ainda apresentar uma solução (caso se trate de um problema social, por exemplo) e isso deve ser feito da maneira mais clara possível (você pode tentar responder a perguntas do tipo: Como solucionar o problema? Quem deve se envolver na solução do problema?).
Para a conclusão, um parágrafo é suficiente. Como essa parte representa o encerramento do texto e da discussão apresentada nele, podemos iniciá-la com palavras e expressões conclusivas, como: Portanto... Por fim... Diante de tudo o que foi discutido... entre outras.

Ao finalizar a escrita do texto, você deve atribuir a ele um título. Esse título não pode ser igual ao tema e deve ser diretamente ligado ao que foi discutido no texto. Tema é o assunto mais amplo, sobre o qual você escreveu. O título tem a ver com o seu texto em particular e deve funcionar como um convite ao leitor. Capriche!

Comentários

Mais visitadas!

Atividade de Revisão sobre Verbo (7º ano - Língua Portuguesa)