DICAS: COMO ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM?


Tentaremos apresentar, a seguir, algumas dicas simples – outras nem tão simples assim –, que podem te ajudar a ter uma boa pontuação na redação do ENEM. Não são regras. São dicas!


- Leia e releia toda a proposta de redação com muito cuidado e com muita atenção. Você não deve copiar nada da proposta para o seu texto com as mesmas palavras.

- Você também precisa prestar atenção em todas as palavras que aparecem no tema dado pelo ENEM. Normalmente esse tema se divide em três assuntos que estão ligados de alguma forma e todos eles precisam ser abordados no seu texto. Para que fique mais claro, vamos lembrar-nos do tema do ano passado: a redação do ENEM 2018 tinha como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Perceba que há três assuntos dentro desse tema: a manipulação do comportamento do usuário, o controle de dados e a internet. Sua tarefa, no texto, deve ser relacionar esses três assuntos de maneira direta e clara. Se você deixa de contemplar um desses tópicos, seu texto receberá uma baixa pontuação em algumas competências. Mais um exemplo, agora com o tema de 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. A palavra “desafio” dá a ideia de “problema que precisa ser enfrentado”, seria o primeiro ponto; o segundo é a formação educacional, que obrigatoriamente precisa ser associada aos surdos (terceiro ponto); tudo isso em um contexto brasileiro.

- Você não precisa escrever um título para o seu texto.

- Seu texto precisa ser planejado antes de ser escrito. Nada de ir escrevendo o que vier na mente. É aqui que você deve pensar em cada parte que vai compor o seu texto. Uma redação (texto dissertativo-argumentativo) deve apresentar INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. Vamos falar um pouco de cada uma dessas partes e do que você pode escrever no seu texto pensando nessa divisão.

            - Na INTRODUÇÃO, você precisa apresentar o assunto de que você vai falar. Não inicie seu texto com expressões como “Esse tema é muito importante...”, pois você deve imaginar que o seu leitor não sabe qual será o assunto tratado no seu texto. Nesse sentido, todos os pontos do tema – como dissemos anteriormente – devem ser colocados no seu texto de maneira bem clara e direta e a introdução é um lugar muito adequado para se fazer isso. Além disso, mostrando que seu texto foi bem planejado, nessa primeira parte você pode indicar o caminho que será percorrido na redação, apontando pelo menos dois aspectos sobre esse tema que você vai trazer para a discussão no desenvolvimento da redação. Por exemplo: em relação ao tema de 2017, pode-se pensar como aspectos relevantes para a discussão desse tema “a deficiência na estrutura das escolas para receber os surdos como alunos” e “a necessidade de pessoas falantes também aprenderem a libras para que os surdos possam interagir com todos”. Em relação ao tema de 2018, poderíamos destacar como aspectos relevantes para a discussão “a filtragem de dados dos usuários feita pelos sistemas da internet” e “a influência que se pode exercer sobre o usuário a partir do uso dos dados filtrados”. Perceba que, na introdução, apenas apresentamos o tema e esses aspectos sobre ele, sem a necessidade de nos estendermos muito. Um parágrafo é suficiente para isso.

            - A segunda parte é o DESENVOLVIMENTO. Mas, desenvolvimento de quê? De suas ideias e argumentos. Nos exemplos de temas que apresentamos antes, desenvolveríamos os aspectos sobre o tema que destacamos como importantes. Poderíamos usar um parágrafo para tratar de cada aspecto destacado. Isso não é uma regra, mas, se você seguir essa dica, com certeza terá uma boa pontuação no que diz respeito à organização do seu texto. É importante que você consiga estabelecer uma relação entre os aspectos que você destacou, para que não pareçam argumentos soltos. Assim, seguindo os exemplos dados, dedicaríamos, no caso do tema de 2017, um parágrafo para desenvolver a ideia da “deficiência na estrutura das escolas para receber os surdos como alunos” e um segundo para o desenvolvimento do aspecto “a necessidade de pessoas falantes também aprenderem a libras para que os surdos possam interagir com todos”. O mesmo serve para o tema de 2018. Para desenvolver esses argumentos, você pode se basear nos textos motivadores apresentados na proposta de redação, sem realizar cópias; pode citar filmes, músicas, séries, livros, jornais, revistas, estudiosos, especialistas, desde que tratem diretamente de um dos três pontos do tema e que sejam conhecidos. Nada de trazer citações apenas para dizer que citou alguém. Tudo o que você incluir no seu texto precisa estar ligado ao tema e ser útil à discussão que você faz na redação.

            - A terceira e última parte do seu texto é a CONCLUSÃO. No caso do ENEM, é um ótimo lugar para a apresentação da proposta de intervenção no modelo de texto que estamos sugerindo. A proposta precisa estar relacionada ao que você discutiu como um problema e deve ser bem detalhada e completa. Nos exemplos dados anteriormente, precisaríamos apresentar uma proposta de intervenção que contemplasse os aspectos que destacamos sobre os temas de 2017 e 2018. E para facilitar, tente, na sua proposta, responder às seguintes perguntas: Quem vai resolver o problema (o governo, a sociedade, algum ministério, etc)? Qual ação deve ser feita (criar leis, fiscalizar, implantar programas sociais, etc)? De que modo essa ação deve ser feita (por meio de palestras, por meio de divulgação na TV, etc)? Qual o objetivo dessa ação (reduzir os problemas, melhorar a situação das pessoas que sofrem com o problema tratado na redação, etc)? Além disso, você pode detalhar os elementos de sua proposta, por exemplo: Por que o governo (ou outro agente) é o melhor indicado para resolver esse problema? Entre outros esclarecimentos.

- Ao final dessa discussão, podemos aqui apresentar um “esqueleto” ou projeto de um texto sobre o tema do ENEM 2017, que poderia ser considerado como bem organizado.

EXEMPLO DE PROJETO DE TEXTO SOBRE O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2017

Introdução (1 parágrafo): apresentar todos os pontos do tema e destacar dois (ou três) aspectos relevantes, por exemplo: “a deficiência na estrutura das escolas para receber os surdos como alunos” e “a necessidade de pessoas falantes também aprenderem a libras para que os surdos possam interagir com todos”. Esses aspectos devem ser apenas citados. O desenvolvimento deles é feito na próxima parte.

Desenvolvimento (2-3 parágrafos): desenvolver cada um dos aspectos colocados como importantes, utilizando um parágrafo para cada um desses aspectos e estabelecendo uma relação entre eles. Para tratar desses aspectos, você pode incluir a citação ou menção de informações que não estão nos textos motivadores, como das fontes que sugerimos anteriormente.

Conclusão (1 parágrafo): apresentar uma proposta de intervenção (completa e detalhada: quem deve fazer, o que deve fazer, de que modo deve fazer, para que deve fazer – e detalhamento de uma dessas partes da proposta). A proposta precisa estar ligada aos aspectos que você destacou sobre o tema.

Esse projeto de texto é algo que você pode fazer na sua própria mente, sem necessidade de rabiscá-lo no papel. Como deve ter ficado claro, a função dele é lhe ajudar na tarefa de escrever um texto bem amarradinho e que mostre ao seu leitor que você percorreu um caminho bem pensado e nada aleatório para a defesa dos seus argumentos.


OUTRAS DICAS (NÃO MENOS IMPORTANTES):

- A partir do segundo parágrafo, utilize, no início de cada um, uma palavra que tenha a função de ligar as ideias do novo parágrafo com as do anterior: “nesse contexto, nesse sentido, nessa perspectiva, além disso, entretanto, no entanto, contudo, portanto, desse modo, dessa forma”. Saiba que cada palavra dessas estabelece diferentes relações, por exemplo: concordância, oposição, conclusão, etc., e precisam ser usadas no lugar correto. Além disso, você também precisa usar conectivos dentro dos parágrafos, sempre que iniciar uma nova frase, após um ponto (.).

- Não coloque pontos, traços, travessões, no início dos parágrafos. Apenas deixe o espaço indicando a paragrafação.

- Não escreva um parágrafo inteiro composto por apenas um período. Ou seja, divida o parágrafo em frases, utilizando ponto (.) para separar umas das outras. Para esclarecer melhor: se o parágrafo inteiro tem apenas um ponto (.), o último, isso pode representar um problema.

- Não escreva o seu nome dentro ou fora do texto. Não use a primeira pessoa do singular em pronomes ou verbos. Utilizar a primeira pessoa do plural nos verbos não representa um problema, mas você pode escrever o seu texto sem se colocar diretamente, empregando a terceira pessoa (singular ou plural).

- Não faça qualquer desenho, traço, palavra, frase, citação, letra, separados do texto. Novamente: tudo o que você escrever na folha de redação precisar estar relacionado ao tema e ao texto, dentro do corpo da redação. Além disso, desenhos, por exemplo, não fazem parte de um texto dissertativo-argumentativo.

- Empregue letra inicial maiúscula no início de parágrafos e frases (após pontos que marcam o final de um período [. ! ?]) e também quando escrever substantivos próprios (nomes de pessoas, lugares, épocas históricas) – isso inclui o uso da palavra Estado, significando estrutura e organização política: O Estado deve fiscalizar etc.

- Se você sabe usar apenas letras maiúsculas na sua escrita, não há problema, desde que escreva todo o texto assim, com todas as letras maiúsculas.

- Utilize o padrão formal da língua portuguesa.

- Não trataremos aqui da necessidade de não se dirigir no texto aos avaliadores da redação ou aos políticos com a simples intenção de xingá-los. Também não abordaremos a questão de não utilizar palavrões e outras coisas do tipo. Se você quer uma boa pontuação, precisa tratar o texto como algo sério e muito formal, que não permite tais atitudes. Além disso, todos os critérios que podem te levar a uma nota zero estão contidos na cartilha do participante disponibilizada pelo INEP. Fique atento!

- RELEIA E REVISE TODO O SEU TEXTO ANTES DE PASSAR A LIMPO PARA A FOLHA DE REDAÇÃO.

- Caso cometa algum erro na escrita de alguma palavra ou frase, quando estiver passando a limpo, não se apavore. Não há problema. Passe um traço sobre o erro e continue a escrita.

- Por fim, cabe dizer que não pretendemos que você tome como regras todas as dicas que aqui foram apresentadas. Repetimos: SÃO DICAS PARA QUE VOCÊ PRODUZA UM TEXTO QUE CERTAMENTE TERÁ UMA BOA PONTUAÇÃO FINAL.

No mais, estamos à disposição para outros esclarecimentos. Bons estudos!

PROF. JÚNIOR OLIVEIRA
Mestre em Letras – UFAPE
Especialista em Língua Portuguesa – FAVENI
Licenciado em Letras (Português e Inglês) – UFRPE
Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Calçado – PE

Instagram: @eujuniao | Facebook: www.facebook.com/eujuniao
Blog (compartilhamento de material didático): www.professorjunioroliveira.blogspot.com

Comentários

  1. Boa! Raramente eu vejo "dicas" úteis assim. A maioria inventa normas descabidas e sem fundamento. Parabéns!

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  2. Texto claro, lúcido, inteligente e muito bem escrito.
    Parabéns!

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  3. Texto excelente. Muito escalrescedor 👏👏

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