DICAS: COMO ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM?
Tentaremos
apresentar, a seguir, algumas dicas simples – outras nem tão simples assim –,
que podem te ajudar a ter uma boa pontuação na redação do ENEM. Não são regras. São dicas!
- Leia e releia toda a proposta de
redação com muito cuidado e com muita atenção. Você não deve copiar nada da
proposta para o seu texto com as mesmas palavras.
- Você também precisa prestar atenção
em todas as palavras que aparecem no tema dado pelo ENEM. Normalmente esse tema
se divide em três assuntos que estão ligados de alguma forma e todos eles
precisam ser abordados no seu texto. Para que fique mais claro, vamos
lembrar-nos do tema do ano passado: a redação do ENEM 2018 tinha como tema
“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
Perceba que há três assuntos dentro desse tema: a manipulação do comportamento
do usuário, o controle de dados e a internet. Sua tarefa, no texto, deve ser
relacionar esses três assuntos de maneira direta e clara. Se você deixa de
contemplar um desses tópicos, seu texto receberá uma baixa pontuação em algumas
competências. Mais um exemplo, agora com o tema de 2017: “Desafios para a
formação educacional de surdos no Brasil”. A palavra “desafio” dá a ideia de
“problema que precisa ser enfrentado”, seria o primeiro ponto; o segundo é a
formação educacional, que obrigatoriamente precisa ser associada aos surdos
(terceiro ponto); tudo isso em um contexto brasileiro.
- Você não precisa escrever um título
para o seu texto.
- Seu texto precisa ser planejado antes
de ser escrito. Nada de ir escrevendo o que vier na mente. É aqui que você deve
pensar em cada parte que vai compor o seu texto. Uma redação (texto
dissertativo-argumentativo) deve apresentar INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E
CONCLUSÃO. Vamos falar um pouco de cada uma dessas partes e do que você pode
escrever no seu texto pensando nessa divisão.
-
Na INTRODUÇÃO, você precisa
apresentar o assunto de que você vai falar. Não inicie seu texto com expressões
como “Esse tema é muito importante...”, pois você deve imaginar que o seu
leitor não sabe qual será o assunto tratado no seu texto. Nesse sentido, todos
os pontos do tema – como dissemos anteriormente – devem ser colocados no seu
texto de maneira bem clara e direta e a introdução é um lugar muito adequado
para se fazer isso. Além disso, mostrando que seu texto foi bem planejado,
nessa primeira parte você pode indicar o caminho que será percorrido na
redação, apontando pelo menos dois aspectos sobre esse tema que você vai trazer
para a discussão no desenvolvimento da redação. Por exemplo: em relação ao tema
de 2017, pode-se pensar como aspectos relevantes para a discussão desse tema “a
deficiência na estrutura das escolas para receber os surdos como alunos” e “a necessidade
de pessoas falantes também aprenderem a libras para que os surdos possam
interagir com todos”. Em relação ao tema de 2018, poderíamos destacar como
aspectos relevantes para a discussão “a filtragem de dados dos usuários feita
pelos sistemas da internet” e “a influência que se pode exercer sobre o usuário
a partir do uso dos dados filtrados”. Perceba que, na introdução, apenas
apresentamos o tema e esses aspectos sobre ele, sem a necessidade de nos
estendermos muito. Um parágrafo é suficiente para isso.
-
A segunda parte é o DESENVOLVIMENTO.
Mas, desenvolvimento de quê? De suas ideias e argumentos. Nos exemplos de temas
que apresentamos antes, desenvolveríamos os aspectos sobre o tema que
destacamos como importantes. Poderíamos usar um parágrafo para tratar de cada
aspecto destacado. Isso não é uma regra, mas, se você seguir essa dica, com
certeza terá uma boa pontuação no que diz respeito à organização do seu texto.
É importante que você consiga estabelecer uma relação entre os aspectos que
você destacou, para que não pareçam argumentos soltos. Assim, seguindo os
exemplos dados, dedicaríamos, no caso do tema de 2017, um parágrafo para
desenvolver a ideia da “deficiência na estrutura das escolas para receber os
surdos como alunos” e um segundo para o desenvolvimento do aspecto “a
necessidade de pessoas falantes também aprenderem a libras para que os surdos
possam interagir com todos”. O mesmo serve para o tema de 2018. Para
desenvolver esses argumentos, você pode se basear nos textos motivadores
apresentados na proposta de redação, sem realizar cópias; pode citar filmes,
músicas, séries, livros, jornais, revistas, estudiosos, especialistas, desde
que tratem diretamente de um dos três pontos do tema e que sejam conhecidos.
Nada de trazer citações apenas para dizer que citou alguém. Tudo o que você
incluir no seu texto precisa estar ligado ao tema e ser útil à discussão que
você faz na redação.
-
A terceira e última parte do seu texto é a CONCLUSÃO.
No caso do ENEM, é um ótimo lugar para a apresentação da proposta de
intervenção no modelo de texto que estamos sugerindo. A proposta precisa estar
relacionada ao que você discutiu como um problema e deve ser bem detalhada e
completa. Nos exemplos dados anteriormente, precisaríamos apresentar uma
proposta de intervenção que contemplasse os aspectos que destacamos sobre os
temas de 2017 e 2018. E para facilitar, tente, na sua proposta, responder às
seguintes perguntas: Quem vai resolver o problema (o governo, a sociedade,
algum ministério, etc)? Qual ação deve ser feita (criar leis, fiscalizar,
implantar programas sociais, etc)? De que modo essa ação deve ser feita (por
meio de palestras, por meio de divulgação na TV, etc)? Qual o objetivo dessa
ação (reduzir os problemas, melhorar a situação das pessoas que sofrem com o
problema tratado na redação, etc)? Além disso, você pode detalhar os elementos
de sua proposta, por exemplo: Por que o governo (ou outro agente) é o melhor indicado
para resolver esse problema? Entre outros esclarecimentos.
- Ao final dessa discussão, podemos
aqui apresentar um “esqueleto” ou
projeto de um texto sobre o tema do ENEM 2017, que poderia ser considerado
como bem organizado.
EXEMPLO DE PROJETO DE TEXTO SOBRE O TEMA DA REDAÇÃO DO
ENEM 2017
Introdução
(1 parágrafo): apresentar todos os pontos
do tema e destacar dois (ou três) aspectos relevantes, por exemplo: “a
deficiência na estrutura das escolas para receber os surdos como alunos” e “a
necessidade de pessoas falantes também aprenderem a libras para que os surdos possam
interagir com todos”. Esses aspectos devem ser apenas citados. O
desenvolvimento deles é feito na próxima parte.
Desenvolvimento
(2-3 parágrafos): desenvolver cada um
dos aspectos colocados como importantes, utilizando um parágrafo para cada um
desses aspectos e estabelecendo uma relação entre eles. Para tratar desses
aspectos, você pode incluir a citação ou menção de informações que não estão
nos textos motivadores, como das fontes que sugerimos anteriormente.
Conclusão
(1 parágrafo): apresentar uma
proposta de intervenção (completa e detalhada: quem deve fazer, o que deve
fazer, de que modo deve fazer, para que deve fazer – e detalhamento de uma dessas
partes da proposta). A proposta precisa estar ligada aos aspectos que você
destacou sobre o tema.
Esse projeto de
texto é algo que você pode fazer na sua própria mente, sem necessidade de
rabiscá-lo no papel. Como deve ter ficado claro, a função dele é lhe ajudar na
tarefa de escrever um texto bem amarradinho e que mostre ao seu leitor que você
percorreu um caminho bem pensado e nada aleatório para a defesa dos seus
argumentos.
OUTRAS
DICAS (NÃO MENOS IMPORTANTES):
- A partir do segundo parágrafo, utilize, no início de cada um, uma
palavra que tenha a função de ligar as ideias do novo parágrafo com as do
anterior: “nesse contexto, nesse sentido, nessa perspectiva, além
disso, entretanto, no entanto, contudo, portanto, desse modo, dessa forma”. Saiba
que cada palavra dessas estabelece diferentes relações, por exemplo:
concordância, oposição, conclusão, etc., e precisam ser usadas no lugar
correto. Além disso, você também precisa usar conectivos dentro dos parágrafos,
sempre que iniciar uma nova frase, após um ponto (.).
- Não coloque pontos, traços,
travessões, no início dos parágrafos. Apenas deixe o espaço indicando a
paragrafação.
- Não escreva um parágrafo inteiro
composto por apenas um período. Ou seja, divida o parágrafo em frases,
utilizando ponto (.) para separar umas das outras. Para esclarecer melhor: se o
parágrafo inteiro tem apenas um ponto (.), o último, isso pode representar um
problema.
- Não escreva o seu nome dentro ou fora
do texto. Não use a primeira pessoa do singular em pronomes ou verbos. Utilizar
a primeira pessoa do plural nos verbos não representa um problema, mas você
pode escrever o seu texto sem se colocar diretamente, empregando a terceira
pessoa (singular ou plural).
- Não
faça qualquer desenho, traço, palavra, frase, citação, letra, separados do
texto. Novamente: tudo o que você escrever na folha de redação precisar
estar relacionado ao tema e ao texto, dentro do corpo da redação. Além disso, desenhos,
por exemplo, não fazem parte de um texto dissertativo-argumentativo.
- Empregue letra inicial maiúscula no
início de parágrafos e frases (após pontos que marcam o final de um período [.
! ?]) e também quando escrever substantivos próprios (nomes de pessoas,
lugares, épocas históricas) – isso inclui o uso da palavra Estado, significando
estrutura e organização política: O Estado deve fiscalizar etc.
- Se você sabe usar apenas letras
maiúsculas na sua escrita, não há problema, desde que escreva todo o texto
assim, com todas as letras maiúsculas.
- Utilize o padrão formal da língua
portuguesa.
- Não trataremos aqui da necessidade de
não se dirigir no texto aos avaliadores da redação ou aos políticos com a
simples intenção de xingá-los. Também não abordaremos a questão de não utilizar
palavrões e outras coisas do tipo. Se você quer uma boa pontuação, precisa
tratar o texto como algo sério e muito formal, que não permite tais atitudes.
Além disso, todos os critérios que podem te levar a uma nota zero estão
contidos na cartilha do participante disponibilizada pelo INEP. Fique atento!
- RELEIA
E REVISE TODO O SEU TEXTO ANTES DE PASSAR A LIMPO PARA A FOLHA DE REDAÇÃO.
- Caso cometa algum erro na escrita de
alguma palavra ou frase, quando estiver passando a limpo, não se apavore. Não
há problema. Passe um traço sobre o erro e continue a escrita.
- Por fim, cabe dizer que não
pretendemos que você tome como regras todas as dicas que aqui foram
apresentadas. Repetimos: SÃO DICAS
PARA QUE VOCÊ PRODUZA UM TEXTO QUE CERTAMENTE TERÁ UMA BOA PONTUAÇÃO FINAL.
No mais, estamos à
disposição para outros esclarecimentos. Bons estudos!
PROF. JÚNIOR OLIVEIRA
Mestre em Letras – UFAPE
Especialista em Língua Portuguesa – FAVENI
Licenciado em Letras
(Português e Inglês) – UFRPE
Professor de Língua
Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Calçado – PE
E-mail: junior.ufrpe@live.com
Blog (compartilhamento de
material didático): www.professorjunioroliveira.blogspot.com
Boa! Raramente eu vejo "dicas" úteis assim. A maioria inventa normas descabidas e sem fundamento. Parabéns!
ResponderExcluirTexto claro, lúcido, inteligente e muito bem escrito.
ResponderExcluirParabéns!
Texto excelente. Muito escalrescedor 👏👏
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